Nokia 8.1 é oficial: celular traz tela com notch e chip Snapdragon 710

Versão internacional do Nokia X7 (modelo chinês), Nokia 8.1 é um intermediário premium que também se destaca por contar com o Android One

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nokia 8.1 azul

Depois de muitos rumores, o Nokia 8.1 foi finalmente revelado. Como prometido, a HMD Global, empresa que atualmente produz os smartphones com a marca Nokia, fez o anúncio oficial do aparelho na quarta-feira (5). A tela com notch e o processador Snapdragon 710 estão entre os seus atributos.

Na verdade, o Nokia 8.1 não é exatamente novo. O modelo é a versão internacional do Nokia X7, intermediário que foi anunciado em outubro para o mercado chinês. Por conta disso, os dois celulares compartilham do mesmo design e praticamente da mesma ficha técnica:

  • Processador octa-core Snapdragon 710;
  • Tela IPS LCD de 6,18 polegadas com notch, 2246×1080 pixels;
  • 4 GB ou 6 GB de RAM;
  • 64 GB ou 128 GB de espaço interno para dados;
  • Câmera traseira dupla de 12 + 13 megapixels com lentes Zeiss;
  • Câmera frontal de 20 megapixels;
  • Bateria de 3.500 mAh com recarga rápida;
  • Android 9.0 Pie (O X7 vem com Android 8.1).

A HMD Global fez um pouco de confusão com os nomes. A companhia tem mesmo o hábito de dividir as suas linhas em versões chinesas e internacionais, mas quebrou a sequência de nomes que vinha usando até então.

Essa sequência começa com o Nokia 5.1 Plus, que corresponde à versão global do Nokia X5, modelo destinado à China. Da mesma forma, o Nokia 6.1 Plus é a versão internacional do Nokia X6. Era de se esperar, portanto, que a versão global do Nokia X7 fosse batizada como Nokia 7.1 Plus, mas a HMD decidiu nomeá-lo como Nokia 8.1 (sem o ‘Plus’).

Nokia 8.1 cinza

Imagens de divulgação que vazaram na semana passada sugeriam que Nokia Phoenix seria outro nome possível para o modelo, mas, pelo jeito, essa ideia não foi levada adiante ou a denominação vai ser adotada apenas em alguns mercados: há apenas uma menção a ela no comunicado de imprensa da HMD Global.

Voltando às especificações, dois detalhes chamam atenção no Nokia 8.1. Um é o processador: o smartphone aparece como um dos primeiros a contar com o Snapdragon 710, chip de categoria intermediária que a Qualcomm anunciou em maio e que promete mais desempenho em aplicações auxiliadas por inteligência artificial, como assistentes de voz.

O outro detalhe é a tela. Além das características já mencionadas, ela traz suporte ao padrão HDR10 e vem com a tecnologia PureDisplay, da própria HMD Global, que proporciona cores mais intensas, mais contraste e mais brilho. A tecnologia PureDisplay apareceu primeiro no Nokia 7.1.

Vale destacar ainda que o Nokia 8.1 é baseado no programa Android One, característica que, essencialmente, indica que o sistema operacional vai receber atualizações de versão por pelo menos dois anos e correções mensais de segurança por três anos.

As vendas do Nokia 8.1 começam neste mês, inicialmente pela Europa. Por lá, o aparelho custará a partir de € 399.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados