Microsoft Edge usará mesma base do Google Chrome e poderá rodar até no macOS

Microsoft Edge vai usar Chromium, projeto de código aberto do Google Chrome; navegador poderá ser instalado no Windows 7 e 8

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Microsoft Edge

A Microsoft acaba de confirmar que o navegador Edge vai adotar o Chromium, projeto de código aberto usado no Google Chrome. Além disso, o browser poderá ser instalado no Windows 7 e 8, além do Windows 10; e talvez chegue ao macOS. A empresa diz que isso vai aumentar a compatibilidade com os sites na web. As mudanças começam em 2019.

Joe Belfiore, vice-presidente corporativo do Windows, explica que o Microsoft Edge no desktop vai migrar “para uma plataforma web compatível com o Chromium”. A ideia é oferecer maior compatibilidade com os sites já existentes, e reduzir a fragmentação para desenvolvedores web.

Além disso, o Microsoft Edge será oferecido “para todas as versões suportadas do Windows”, incluindo o Windows 7, 8 e 10. Belfiore também promete atualizações “com uma cadência mais frequente”. E ele diz que o navegador poderá aparecer em outras plataformas, como o macOS.

As mudanças internas no Microsoft Edge chegarão apenas em 2019, então os usuários não verão diferenças por enquanto. A empresa vai oferecer prévias para desenvolvedores web no ano que vem.

“Nossa intenção é alinhar a plataforma web do Microsoft Edge simultaneamente (a) com padrões da web e (b) com outros navegadores baseados no Chromium. Isso fornecerá compatibilidade aprimorada para todos e criará uma matriz de teste mais simples para desenvolvedores web”, escreve Belfiore.

Microsoft Edge responde por 4% dos acessos no desktop

A Microsoft também está ajudando a desenvolver o Chromium: “pretendemos nos tornar um contribuidor significativo para o projeto”, diz Belfiore. Ela vem fazendo contribuições (commits) para que o navegador seja compatível com o Windows 10 em processadores ARM.

A empresa diz que a mudança reflete sua maior participação na comunidade de código aberto. Ela é integrante da Linux Foundation; licenciou 60 mil patentes de graça para Linux e Android; e criou uma distribuição própria do Linux para seus serviços na nuvem.

No entanto, é notório que o Microsoft Edge nunca se tornou amplamente usado. Ele responde atualmente por apenas 4% dos acessos no desktop, segundo o StatCounter, contra 72% do Chrome. É mais um sinal de que o Google venceu a guerra dos browsers.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados