Apple Watch Series 4 ganha modo eletrocardiograma nos Estados Unidos

Recurso ainda é limitado aos Estados Unidos e não há previsão de funcionamento em outros países

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 4

O Apple Watch de quarta geração foi anunciado três meses atrás, com tela maior do que as gerações anteriores, novo motor para feedback tátil para a coroa digital e a possibilidade de realizar um eletrocardiograma no pulso. Junto desta ferramenta, o relógio inteligente da Apple também é capaz de notar batimentos irregulares do coração, mas tudo estava desligado por padrão no gadget.

A limitação deixa de existir com o watchOS 5.1.2 que foi lançado hoje. Para funcionar, o dono do Apple Watch precisa tocar na coroa digital e deixar o dedo lá por 30 segundos, para que a leitura seja feita corretamente. Os dados coletados são enviados para o app Saúde e, de lá, é possível gerar um PDF que pode ser enviado ao médico.

Para evitar algum falso positivo, a própria Apple reitera o que falou em seu evento de setembro, junto da FDA (órgão americano parecido com a Anvisa), quando deixou claro que o recurso não serve como diagnóstico concreto e que o acompanhamento médico não deve ser diminuído, já que o relógio faz algumas medições básicas.

O mesmo vale para a leitura de batimentos cardíacos para alertar de alguma irregularidade na frequência, como arritmia. Para avisar o usuário sobre o batimento cardíaco irregular, este segundo recurso faz leituras a cada duas horas. Se nas últimas cinco leituras o resultado demonstra alguma anormalidade, o Watch emite um alerta e sugere que o usuário busque um médico.

Apple Watch Series 4

As duas novidades são limitadas aos Estados Unidos e não há previsão para que elas funcionem em outros países, nem mesmo no Brasil – que já tem o Apple Watch Series 4 nas lojas.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados