Início » Web » 5 coisas sobre o Tumblr sem conteúdo adulto (e como contestar)

5 coisas sobre o Tumblr sem conteúdo adulto (e como contestar)

Há exceções e outros detalhes que são importantes saber para continuar usar o Tumblr sem mostrar conteúdo adulto

Por
07/12/2018 às 12h46

O Tumblr divulgou um comunicado em que decidiu proibir conteúdo adulto, a partir de 17 de dezembro, na plataforma. Em política semelhante a do Facebook e do Instagram, fotos e vídeos com nudez foram proibidos. Há exceções e outros detalhes que são importantes saber para continuar usar a rede social sem se meter em encrencas. 

Tumblr / Pixabay
  1. O que o Tumblr considera conteúdo adulto?

De acordo com as Regras da Comunidade, você não pode mais carregar “imagens, vídeos ou GIFs que mostrem genitálias de humanos ou mamilos femininos. Isso inclui conteúdo fotorrealista que possa ser erroneamente interpretado como um ser humano real (mas uma boa a tentativa)”. Ainda segundo o texto, não é permitido “nenhum conteúdo, incluindo imagens, vídeos, GIFs ou ilustrações que retratem atos sexuais”.

  1. Como saber se meu blog foi marcado como conteúdo adulto?

O Tumblr vai enviar avisos por e-mail para usuários cujo conteúdo foi sinalizado como adulto. Nesse caso, se um post seu foi sinalizado como “adulto”, ele será escondido e convertido para uma configuração “particular”, que é visível apenas para você.

Sendo assim, certifique-se de que o e-mail associado à sua conta do Tumblr é aquele que você usa. Você pode editar seus dados nas “Configurações” da plataforma.

  1. O comunicado fala em exceções, quais são?

As novas regras, já traduzidas para o português, explicam que “certos tipos de conteúdo – como artístico, educacional, de destaque ou político – que apresentem nudez são aceitos”. De acordo com essa visão, estátuas e pinturas de figuras nuas, conteúdo voltado para a prevenção de doenças ou sobre o aparelho reprodutor humano, ou registros de protestos não serão afetados. É possível, porém, que haja algum engano.

No Help Center, isso fica mais claro:

“Mamilos femininos expostos em relação a momentos de amamentação e nascimento, e situações relacionadas à saúde, como pós-mastectomia ou cirurgia de confirmação de gênero. Conteúdo escrito, como erotismo, nudez relacionada a discursos políticos ou discurso noticioso e nudez encontrada na arte, como esculturas e ilustrações, também são coisas que podem ser postadas livremente no Tumblr”, explica.

  1. Não concordo com a sinalização, como recorrer?

O “tribunal do Tumblr” se demonstra flexível e permite recorrer da categorização de um post se o conteúdo foi sinalizado como adulto, mas você acha que não deveria ser. O usuário pode recorrer usando o botão no post em questão (post por post). Esse processo só pode ser feito na versão web ou no aplicativo do Tumblr (Android, versão 12.2 ou superior). Se você estiver no iOS (iPhone), use a versão Web para contestar.

O Tumblr não informou o tempo de espera e, com a mudança acontecendo no dia 17 de dezembro (2018), a plataforma deve receber uma toneladas deles. Essas avaliações e revisões de posts são sempre realizadas por pessoas reais (não por robôs).

O Tumblr vai enviar um e-mail para você assim que a revisão da apelação for concluída e se o conteúdo já tiver sido revisado por dos moderadores humanos alguma vez, não poderá ser contestado novamente e isso será avisado. Os avatares e cabeçalhos de blogs também serão revertidos para as configurações padrão.

  1. Com contestar uma sinalização de posts explícitos no Tumblr?

Atente ao detalhe:

O Tumblr ainda não atende pedidos de ajuda no suporte feitos em português. Você pode usar o formulário para contactar a Equipe Técnica, mas penas em inglês.

Tumblr Ajuda Blog Explícito

Dito isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o suporte do Tumblr (tumblr.com/support);
  2. Em “O que está acontecendo?”, escolha a seguinte opção:
    “Blog sinalizado incorretamente como explícito”
  3. Na caixa de texto, forneça uma explicação rápida sobre por que você acha que seu blog não deve estar sinalizado como explícito (lembre-se de fazê-lo em inglês);
  4. Você também pode incluir anexos em imagem para explicar com detalhes;
  5. Em “Blog relevante”, selecione o blog a ser analisado (se tiver mais de um);
  6. Confirme se o seu endereço de e-mail é o mesmo que você usou para registrar sua conta. Esse também será o endereço de e-mail que entrarão em contato com você.
  7. Espere. Não se sabe quanto tempo demora essa avaliação de conteúdo do Tumblr.

Toda essa mudança quer dizer que a nova política nega a necessidade do “modo seguro”. Portanto, esse recurso não existirá mais, independentemente da sua idade.

Mais informações: Tumblr Staff, Tumblr Policy  e Tumblr Help Center.

Mais sobre: