Início » Brasil » Uber é pressionado a exigir CPF de quem paga com cartão de crédito

Uber é pressionado a exigir CPF de quem paga com cartão de crédito

Uma ação civil pública do MPRJ pede que o Uber peça o CPF de passageiros para evitar fraudes

Victor Hugo Silva Por

O Uber exige o número, a data de vencimento e o código de verificação do cartão de crédito quando um passageiro salva essa forma de pagamento em sua conta. Porém, isso poderá mudar, se depender do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

O órgão abriu uma ação civil pública pedindo que o Uber passe a exigir também o CPF sempre que um passageiro adicionar um novo cartão de crédito. À 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, o MPRJ argumentou que a medida ajudará a coibir fraudes no aplicativo.

Uber (Foto via Stock Catalog/Flickr)

Ainda de acordo com o Ministério Público fluminense, muitos consumidores receberam cobranças indevidas após terem o cartão de crédito usado por terceiros. Em sua ação, o órgão lembra que é possível cadastrar um cartão de crédito sem o consentimento do titular.

"A empresa não apresenta a segurança legitimamente esperada no que toca ao cadastramento dos meios de pagamento das corridas realizadas", diz a ação do MPRJ, que destaca o fato de o Uber não prestar um bom atendimento aos consumidores que se sentirem lesados.

Para o órgão, "a empresa não disponibiliza canais de atendimento eficientes para casos de fraude, como também não dispõe, ao usuário ou a terceiros lesados, soluções para golpes com uso de cartões de crédito".

Segundo o MPRJ, o Uber viola o Código de Defesa do Consumidor, que determina a devolução de até o dobro do valor pago injustamente. O órgão afirma ter proposto à empresa um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a inclusão em seu aplicativo de um campo para o CPF.

Porém, o Uber não teria aceitado a oferta ao indicar a "legalidade de sua conduta e a inexistência de previsão legal para a exigência de dados além daqueles já exigidos dos usuários". A empresa também entende não existir "desrespeito a direitos difusos, coletivos ou individuais".

O pedido do MPRJ precisa ser aceito pela Justiça para o Uber incluir um campo para CPF em seu aplicativo. Caso isso aconteça, a empresa estará sujeita a multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

O Uber também poderá ser condenado a uma indenização coletiva de R$ 500 mil por danos materiais e morais a consumidores vítimas de fraudes com o cartão de crédito.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DDR31600Mhz

Cartão de Natal, adoro escrever

Saotome Ranma

fraude nao eh pq a compra nao foi feita com dados roubados

Saotome Ranma

oq aumenta eh a sensaçao d segurança pq na pratica a fraude aconteceria do msm jeito

Saotome Ranma

queria saber oq vc faz com essas informaçoes...

Fausto Faria

É pedido no cadastro, mas não para os dados de pagamento. Eu já comprei diversas vezes com outro cartão sem colocar o CPF do dono. Basta ir no Submarino, Saraiva, Carrefour agora, colocar um produto no carrinho, comprar e ver se pedem o CPF do titular do cartão. Eles não pedem. A Operadora apenas aprova o saldo e verifica os dados de nome, data de vencimento, número do cartão e o de segurança. O resto, a loja contrata, se quiser, empresa de segurança terceirizada para ver se o endereço de entrega é usado por golpistas, se o cartão já foi usado em outras lojas e por terceiros etc.

Frederico Martins

O amigo leu tudo? O CPF sempre pedido em qualquer compra virtual, é remetido à operadora do cartão para checar a veracidade das informações.

@Sckillfer

Ela quer que a Uber peça o CPF pra autenticação, quem vai negar ou não é a administradora, como funciona em qualquer compra online que pede CPF do titular, é retornado apenas "não aprovado" e FIM, é esse o objetivo de pedir que a Uber inclua esse campo, permitir as administradoras recusar compras não autorizadas; não é pra Uber saber de quem é o cartão, não é pra administradora entregar a identidade do titular, é justamente pra responder com não aprovada

DDR31600Mhz

Vai fazer o que com o CPF? Que diferença faz ter ou não ter o CPF? É só um número, que é PUBLICO (você mesmo que esta lendo e acha que esse número é secreto, saiba que não), não serve para nada em coibir fraudes, acesso o Diário Oficial de qualquer estado todo dia e cato centenas de CPFs com todos os dados dos donos

Naum Tenho

Tem q respeitar legislação porra nenhuma nao. E se achar ruim, fecha o buteco aqui na bananolandia.

Nathan Finazzi

A administradora é impossibilitada de fazer esse tipo de ação. Ela só responde se a transação foi negada ou aprovada. Para tornar isso -que o MPE quer- possível, a autenticação deveria ser entre o aplicativo Uber e o emissor do cartão, mas não é assim que a banda toca.

Abraão Caldas

No Pagseguro e no ML nunca aprovou para mim pelo menos, tanto que eles pedem especificamente o seu cpf e o do titular.

Fausto Faria

Não, filhote. Eles não pedem "CPF do dono do cartão". Sei que soa como carteirada falar assim, mas talvez ajude: eu trabalhei com e-commerce por uns 2 anos, fora o fato de que compro muito pela net. O CPF da minha esposa não passou pelo site durante todo o processo e ela não tem cadastro lá também.

Eles provavelmente mandaram para Clear Sale ou equivalente e estes tinham acesso a um cruzamento de dados de endereço de entrega, se o CEP é de região zoada, se aquele cartão já foi usado dessa forma antes, se entregou nesse endereço antes (mesmo se comprado por outro nome)... Enfim, muita coisa. Os caras desse ramo têm dados antigos e novos que às vezes até assusta.

Bruno Pinho

Nem imaginava que não pediam CPF. É claro que tem que pedir o CPF para aumentar a segurança.

Luizão

"descoladas" né, pf, o uber de descolado não tem nada, é um serviço de taxi informal, subemprego total.

.....mas que numa crise ferrada igual a essa aqui no brasil até q está pondo o pão na mesa de mta gente (infelizmente), mas isso não e desculpa pra não seguir a legislação, imagina se ngm seguisse, isso aqui ia virar anarquia total, o ser humano sem leis é pior q macacos selvagens.

Naum Tenho

País com fama de corrupto igual o nosso meu amigo, ninguem respeita! Quanto mais essas empresas de tecnologia que são bilionarias e descoladas.

Exibir mais comentários