Início » Celular » Google remove suporte ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich no Play Services

Google remove suporte ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich no Play Services

Desenvolvedores terão que criar APK alternativo para atualizar apps no Android 4.0 Ice Cream Sandwich pela Google Play Store

Felipe Ventura Por

O Google Play Services está suspendendo o suporte para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Isso cria algumas dificuldades para atualizar apps em celulares mais antigos: o desenvolvedor terá que criar um APK alternativo caso queira distribuir updates para essa versão. 0,3% dos acessos à Play Store vêm do ICS, correspondendo a cerca de 6 milhões de dispositivos.

Samsung Galaxy S e Galaxy Nexus

O Android Developers Blog explica que os desenvolvedores terão duas opções. A primeira, e mais recomendada pelo Google, é atualizar seu aplicativo apenas no Android 4.1 e superior.

Isso significa que usuários no Ice Cream Sandwich não verão futuros updates nem poderão baixá-los. No entanto, eles ainda terão acesso à última versão compatível do app na Play Store.

A segunda opção é fazer duas versões do aplicativo: o APK principal será oferecido para dispositivos com Android 4.1 ou superior; enquanto o APK alternativo será exibido para o Ice Cream Sandwich e inferior. Isso pode ser necessário caso o app ainda tenha um número significativo de usuários em dispositivos mais antigos.

Em termos mais técnicos, o desenvolvedor terá a opção de aumentar o nível mínimo de API suportado para 16 (Android 4.1), ou fazer uma versão alternativa do app para API 15 (Ice Cream Sandwich) e inferiores.

Google lançou Ice Cream Sandwich em 2011

Segundo os dados mais recentes do Google, 0,3% dos acessos à Play Store vêm do Ice Cream Sandwich. (É mais que o Android 9 Pie!) O Android tem mais de 2 bilhões de dispositivos ativos por mês. Isso significa que a mudança afeta pelo menos 6 milhões de celulares e tablets.

No entanto, o Ice Cream Sandwich já é bem antigo. Ele foi anunciado oficialmente em 2011, e lançado primeiro no Samsung Galaxy Nexus. Seu visual ficou mais moderno graças ao diretor de experiência do usuário Matias Duarte, e o sistema trocou o botão Menu pelo botão multitarefa para alternar facilmente entre apps. (Antes, você tinha que segurar o botão Home para ver os apps recém-utilizados.)

O Google Play Services removeu suporte ao Android 2.3 Gingerbread no início de 2017.

Com informações: Google, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jr😋

Vou sim, estamos pesquisando um mais atual, com android 8.0, no mínimo!😂🎅🎄

Celso

Até que para uma versão que nunca caiu nas graças do público, durou bastante (até muito, se for ver bem).
O interessante vai ser em 2019 a Google descontinuar 3 versões de uma vez: a 4.1, a 4.2 e a 4.3 (todos, Jelly Bean).

Bom que pra quem usa WhatsApp, não vai precisar se preocupar tanto, já que tem suporte garantido ainda em 2020.
Pra quem usa o Facebook, é que já deveria ficar preocupado, uma vez que o Lite só deve aguentar o ICS em 2019.

Mas só quem deve se preocupar é quem ainda usa um Samsung Galaxy Pocket Plus, Samsung Galaxy S Duos, Samsung Galaxy Trend, Motorola Atrix TV, LG Optimus L5, LG Optimus L7 e LG Optimus L9 (caso não tenham conseguido instalar ROMs gringas do Jelly Bean).

Celso

E deve seguir até, pelo menos, 2020.

Cristina Nascimento

Poxa cara, Natal tá chegando, tá na hora de dar um cell melhor pra patroa, ela merece..

Cristina Nascimento

Fui ver a review do saudoso Galaxy Nexus. Sdds do meu, foi um ótimo aparelho pra sua época..

Vitor

Demais... E isso acaba prejudicando até mesmo aos desenvolvedores.

O iOS, por exemplo, tem apps infinitamente melhor desenvolvidos e isso é graças a facilidade do desenvolvedor ao criar um app. No Android, se você fazer um app de câmera, precisa dar suporte a infinitas APIs de fabricantes ou usar a genérica da Google, que não obtém boas imagens, como é o caso do Instagram, Snapchat e etc.

No Android até os emojis precisam ser modificados, afinal como os antigos SOs não possuem as novas fontes, muita gente deixaria de ver as carinhas mais atuais.

Jr😋

A ROM é original eu fiz esse processo, mas está tão bugado que não não desisntala as atualizações, ele baixa o PlayServices normalmente e não atualiza os outros apps, aí quando eu tento abrir a Google Play ele aparece, App não instalado, aí eu tenho que reiniciar o celular aí ele volta ao normal, porém, sem a atualização.

RichardG867

O aplicativo ainda está recebendo atualizações para o 4.0, já para o 2.3 (que prometeram manter funcionando até 2020) não recebe desde 2017.

DanielBastos

Pq o que encerrou foi a 4.0
4.1 e acima continua.

Jr😋

Ruim é apelido!😂😂😂
Eu uso um Asus Zenfone 3, Android 8.0, roda lizinho, mas o Positivo é da minha esposa, está com esse problema de merda.

Arnold

ah positivo é uma marca muito ruim mano, deve ser algum bug, pq meu da samsung com android 4.4.4 tá de boas

Jr😋

Eu estou sem entender o que aconteceu, eu até formatei o celular e continuou na mesma!

Arnold

é muito zoado essa fragmentaçao de sistemas do android, não tem controle nenhum, fica tudo cagado, é foda, enquanto iOS é muito melhor nesse quesito de atualizações, é claro q se deve a poucos celulares que tem iOS mas isso não é desculpa pro android ficar tão fragmentado, nem o usuario tem haver com isso, é um descaso, bom já vai bem tarde né kk

Arnold

oxei, tenho um cel com android 4.4.4 e funciona tudo de boas, atualizando tudo os apps e tal ,atualiza normalmente sem nenhuma mensagem desse tipo

Jr😋

Sim, é Android 5.0.2, porém ele não recebe atualização dos seguintes apps, Playstore, YouTube, Gmail... e aparece uma mensagem informando que o PlayServices não é compatível com o meu aparelho, sendo que estava funcionando tudo direitinho.

Exibir mais comentários