Início » Celular » Dono de Apple Watch Series 4 descobre que tem arritmia cardíaca após atualização

Dono de Apple Watch Series 4 descobre que tem arritmia cardíaca após atualização

Recurso de eletrocardiograma (ECG) do novo smartwatch da Apple já pode ter salvado uma vida

Por
45 semanas atrás

A Apple liberou na quinta-feira (6) o recurso de eletrocardiograma (ECG) para donos do Apple Watch Series 4 nos Estados Unidos, e a novidade já pode ter salvado uma vida: o smartwatch detectou uma fibrilação atrial (AFib) em um usuário, que confirmou o problema cardíaco após um diagnóstico médico.

Apple Watch Series 4

O usuário Edentel publicou um relato sobre o caso no Reddit, após inicialmente desconfiar que havia um bug no Apple Watch. “Eu fiz [a atualização] ontem à noite e testei [o ECG]. Esquisito. Notificações de batimentos cardíacos anormais. Rodei o app de ECG e retornou AFib. Bem… firmware bugado. Vamos tentar de novo. AFib. De novo e de novo. Relógio de merda. Minha esposa acorda e eu coloco nela. Tudo normal”.

Quando chegou ao hospital, contou, ainda envergonhado, que um novo recurso do Apple Watch estava dizendo que ele tinha fibrilação atrial. Ele passou na frente da fila e viu o médico, que contou: “Você deveria comprar ações da Apple. Isso provavelmente te salvou. Li sobre isso ontem à noite e até imaginei que haveria um aumento de casos nesta semana. Só não esperava que seria meu primeiro atendimento nesta manhã”.

Eletrocardiograma do Apple Watch Series 4 com sinais de AFib

Eletrocardiograma do Apple Watch Series 4 com sinais de AFib

Eletrocardiograma confirma arritmia cardíaca

Eletrocardiograma confirma arritmia cardíaca

A fibrilação atrial foi confirmada após um exame cardiológico, e o usuário deve voltar ao médico nesta semana para descobrir a causa do problema. Esse tipo de arritmia cardíaca é a mais comum, ocorrendo entre 1% e 2% de toda a população e aumentando com o envelhecimento. Quando não tratada, pode elevar o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Por enquanto, o recurso de eletrocardiograma do Apple Watch Series 4 só está disponível em unidades adquiridas nos Estados Unidos e atualizadas para o watchOS 5.1.2. Ainda não há previsão para que a tecnologia chegue a outros países; a Apple diz que pretende liberar o recurso à medida que obtiver a autorização dos órgãos locais, como a Anvisa.