WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos da Nokia este mês

WhatsApp para de funcionar no Nokia Series 40 após 31 de dezembro de 2018; sistema já foi o mais usado em celulares

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Nokia Asha 210 tem botão dedicado para WhatsApp

O WhatsApp deixará de funcionar no Series 40 após o dia 31 de dezembro de 2018. O S40 já foi o sistema operacional mais usado em celulares; a Nokia vendeu 1,5 bilhão de dispositivos com essa plataforma, e continuou a usá-la na linha Asha. No entanto, ela perdeu relevância à medida que os iPhones e os smartphones com Android dominaram o mercado.

Inicialmente, o WhatsApp previa encerrar o suporte ao S40 no final de 2016. A empresa decidiu manter o app funcionando até 30 de junho de 2017, e depois adiou isso mais uma vez para 31 de dezembro deste ano. Desta vez, o prazo não será mais prorrogado.

Nokia lançou S40 em 1999 e vendeu 1,5 bilhão de celulares

O S40 foi lançado em 1999 com o Nokia 7110. Ele se tornou bastante usado em celulares intermediários, enquanto o Symbian S60 ficava nos modelos top de linha. Você o encontra em aparelhos como o Nokia 5220 XpressMusic, com teclado alfanumérico; Nokia C3-00, com teclado QWERTY completo; e Nokia X3-02 com Touch and Type (teclado alfanumérico e touchscreen).

Com o tempo, o S40 acabou migrando para celulares low-end, especialmente na linha Nokia Asha. Alguns deles, como o Asha 210, tinham até botão dedicado para WhatsApp! A fabricante decidiu usar o sistema em aparelhos baratos para mercados emergentes; enquanto reservava o mid-end e high-end para o Windows Phone.

Foi no Brasil que a Nokia comemorou 1,5 bilhão de dispositivos S40 vendidos. O marco foi celebrado em 2012, em uma loja da Magazine Luiza em São Paulo: uma consumidora recebeu o Asha 303 das mãos de Almir Luiz Narcizo, vice-presidente da Nokia Brasil na época.

A Microsoft comprou a divisão móvel da Nokia e, em 2014, decidiu encerrar a produção de celulares com S40. A HMD Global, por sua vez, vem lançando celulares básicos com Series 30+ (que não tem suporte a WhatsApp) e com KaiOS (que permite instalar o app).

WhatsApp mantém suporte para Android 4.0 e iOS 8

O WhatsApp atualmente oferece suporte para as seguintes plataformas:

  • Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior;
  • iPhone com iOS 8 ou superior;
  • Windows Phone 8.1 ou superior;
  • JioPhone e JioPhone 2 com KaiOS.

O WhatsApp deixará de funcionar no Android 2.3.7 Gingerbread e anterior após o dia 1 de janeiro de 2020. Enquanto isso, iPhones com iOS 7 e anterior perderão suporte após o dia 1 de fevereiro de 2020. “Devido a não desenvolvermos ativamente para estas plataformas, alguns dos recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento”, avisa a empresa.

Com informações: BBC Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados