Início » Celular » WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos da Nokia este mês

WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos da Nokia este mês

WhatsApp para de funcionar no Nokia Series 40 após 31 de dezembro de 2018; sistema já foi o mais usado em celulares

Felipe Ventura Por

O WhatsApp deixará de funcionar no Series 40 após o dia 31 de dezembro de 2018. O S40 já foi o sistema operacional mais usado em celulares; a Nokia vendeu 1,5 bilhão de dispositivos com essa plataforma, e continuou a usá-la na linha Asha. No entanto, ela perdeu relevância à medida que os iPhones e os smartphones com Android dominaram o mercado.

Nokia Asha 210 tem botão dedicado para WhatsApp

Inicialmente, o WhatsApp previa encerrar o suporte ao S40 no final de 2016. A empresa decidiu manter o app funcionando até 30 de junho de 2017, e depois adiou isso mais uma vez para 31 de dezembro deste ano. Desta vez, o prazo não será mais prorrogado.

Nokia lançou S40 em 1999 e vendeu 1,5 bilhão de celulares

O S40 foi lançado em 1999 com o Nokia 7110. Ele se tornou bastante usado em celulares intermediários, enquanto o Symbian S60 ficava nos modelos top de linha. Você o encontra em aparelhos como o Nokia 5220 XpressMusic, com teclado alfanumérico; Nokia C3-00, com teclado QWERTY completo; e Nokia X3-02 com Touch and Type (teclado alfanumérico e touchscreen).

Com o tempo, o S40 acabou migrando para celulares low-end, especialmente na linha Nokia Asha. Alguns deles, como o Asha 210, tinham até botão dedicado para WhatsApp! A fabricante decidiu usar o sistema em aparelhos baratos para mercados emergentes; enquanto reservava o mid-end e high-end para o Windows Phone.

Foi no Brasil que a Nokia comemorou 1,5 bilhão de dispositivos S40 vendidos. O marco foi celebrado em 2012, em uma loja da Magazine Luiza em São Paulo: uma consumidora recebeu o Asha 303 das mãos de Almir Luiz Narcizo, vice-presidente da Nokia Brasil na época.

A Microsoft comprou a divisão móvel da Nokia e, em 2014, decidiu encerrar a produção de celulares com S40. A HMD Global, por sua vez, vem lançando celulares básicos com Series 30+ (que não tem suporte a WhatsApp) e com KaiOS (que permite instalar o app).

WhatsApp mantém suporte para Android 4.0 e iOS 8

O WhatsApp atualmente oferece suporte para as seguintes plataformas:

  • Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior;
  • iPhone com iOS 8 ou superior;
  • Windows Phone 8.1 ou superior;
  • JioPhone e JioPhone 2 com KaiOS.

O WhatsApp deixará de funcionar no Android 2.3.7 Gingerbread e anterior após o dia 1 de janeiro de 2020. Enquanto isso, iPhones com iOS 7 e anterior perderão suporte após o dia 1 de fevereiro de 2020. "Devido a não desenvolvermos ativamente para estas plataformas, alguns dos recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento", avisa a empresa.

Com informações: BBC Brasil.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso
A Nokia fazia muito essa besteira de lançar feature phone sem uma boa conexão de dados.Tem muito feature phone legal dela que teria vendido bem mais se tivesse vindo com um Wi-Fi, pelo menos.Não é à toa que o Nokia C3-00 se saiu bem, mas o Nokia Asha 205 nem tanto (se ela tivesse trazido o Nokia Asha 210 no lugar...)
#Intensofox
Vou estar com ele até não poder mais! enquanto puder 'ligar', será meu celular.
#Intensofox
Abandona não! Aceito ele...
#Intensofox
Ouch, ofende não! Só porque uso ele, e na falta de um, comprei dois.
#Intensofox
Putz! Ai complica, quero a volta dos "mortos" vivos.... hehe.
Luís Felipe
Suporte ao ARM 32 bits é eterno por acaso? Capaz de disponibilizarem o mensageiro para os usurários do Windows 10 ARM 64bits
leoleonardo85
Eu tive Windows phone, e gostei do tempo que passei com ele, mas hoje o sistema tá morto.
farley ferreira silva
oque eu sempre digo sempre tem um pe descalco pra uma sandalia velha , ainda tenho aki um lumia 730 que mesmo com toda a falta de apps ( maioria do que falta nem uso ) continuo aki assitindo tv digital - usando whatssap - tirando boas fotos - ouvindo podcasts - lendo tecnoblog - acessando meus emails - vendo meu youtube sem trocentas propagandas irritantes e coma tela desligada e salvando os videos ou audios desde sempre - ouvido meu dezzer/spotify -assitindo netflix - usando como gps -roteador de internet - vendo filmes -ouvindo musicas - rodando emulador entre outras diversas coisas , isso vc consegue fazer decentemnete com qualquer lumia de a 100,00 a 150.00 ou ate menos comprei um lumia 630 pra minha filha por 80.00 conto inteirao pra que gastra uma grana com smart moderno pra fazer isso pra isso certos aparelhos ainda estao otimos independente do sistema operacional
André G
Melhor??Quem busca um feature phone hoje em dia não quer o melhor aparelho, só que um celular pra fazer ligações, então o que tem a melhor bateria tende a ser o melhor.Mas o melhor já lançado acho que foi o Nokia N95, você encontra no Mercado Livre, ele tinha Wifi, GPS, a melhor câmera da época, tinha até multitarefa.
Cristina Nascimento
E o povo se ASHAndo só pq tem um aparelho com S40. Se preparem pra queda!
farley ferreira silva
so lembrando que tambem vai acabar o suporte para versoes ios antigas se ao me engano a ios7
André G
Eu quase cai na cilada de comprar uma bomba dessa em 2013, felizmente o Android que eu também estava de olho caiu o preço e aí comprei ele.
André G
O meu Nokia X2-00 era um dos que suportava WhatsApp, eu já usava WhatsApp nele em 2012, semana passada testei ele e ainda está funcionando.O problema desse celular é que não tinha 3G, Wifi e GPS, mas ele tinha alto falante estéreo, rádio FM sem precisar de fones e me custou só 150 reais.
Keaton
Minha prima comprou um Windows Phone porque todo mundo tinha Android e iOS... isso quando o preço dos Windows Phone despencou "misteriosamente"... e ficava pagando de especial mostrando que o WhatsApp funciona e o celular é top...Eu vou rir quando isso acontecer. huehuehue
Sinistro Filmar Mentes (STF)
E ainda dizem que quem procura "Asha". 😂😂😂
@Sckillfer
Poxa, até pra Asha Platform (que não é S40)? A Asha platform tem até suporte ao WhatsApp web (recebeu antes do iPhone, inclusive)
Celso
Por exemplo, o meu pai ainda utiliza um Nokia 7230, aparelho lançado em 2009, e que ele comprou em 2012.
Claudio Tavares
Se alguém ainda tem um Nokia antigo funcionando, isso reforça que é um ótimo aparelho.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tenho um amigo que ainda usa um ASHA!Teve iPhones e o escambau... mas quem resistiria à quedas provocadas por inebriação constante?
Epic Mac Fadden - ODZ -
Tenho ainda meu há um ano abandonado.... gostava dele.... gostava....
Epic Mac Fadden - ODZ -
dsclp... não resisti... https://uploads.disquscdn.c...
Epic Mac Fadden - ODZ -
https://uploads.disquscdn.c...
leoleonardo85
Eu queria que parasse de funcionar no Windows Phone, só pra rir do cara aqui no trabalho que passa o dia defendendo esse sistema morto.
hugo_hms
Gente, tenho uma curiosidade. Qual o melhor celular não smart de hoje?