Como recuperar arquivos corrompidos

Saiba o que fazer para recuperar arquivos corrompidos em unidades internas ou externas, como pendrives e cartões de memória

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
422737 / Disco rígido aberto / Pixabay / como recuperar arquivos corrompidos

Ninguém gosta de ter que lidar com arquivos corrompidos. Mas saiba que é possível recuperar qualquer tipo de dados adulterados, estejam em unidades de armazenamento internas ou externas, como pendrives e cartões de memória.

Neste tutorial, nós explicamos como arquivos podem se corromper e como recuperar arquivos corrompidos em unidades internas ou externas no Windows ou no macOS.

Por que os arquivos se corrompem?

Por vários motivos, mas na maioria das vezes, a unidade de armazenamento é a culpada. Discos rígidos tradicionais possuem um ciclo de vida limitado, ainda que modelos mais recentes durem mais. Pendrives e cartões de memória, quando de baixa qualidade, também podem ser a causa de arquivos corrompidos. Mesmo SSDs não são imunes a isso, e podem causar erros que resultam na corrupção de arquivos.

Alguns programas e serviços, instalados em computadores e smartphones Android também podem corromper arquivos, se estiverem funcionando da maneira errada.

Como recuperar arquivos corrompidos (Windows, macOS)

Para recuperar arquivos corrompidos, é necessário utilizar programas de diagnóstico próprios. O mais confiável e acessível deles é o EaseUS Data Recovery Wizard, que é fácil de ser utilizado; no entanto, a quantidade de dados que ele pode recuperar gratuitamente é limitada a 500 MB no Windows, e a 2 GB no macOS.

Ele é capaz de analisar unidades internas e externas, logo, você pode utilizar o programa para recuperar arquivos corrompidos em HDs e SSDs externos, pendrives e cartões de memória. Existem alguns apps de Android capazes de recuperar arquivos deletados de um cartão, mas eles não podem fazer muito pelos corrompidos e dessa forma, você depende de um computador para o procedimento.

  1. Instale e execute o EaseUS Data Recovery Wizard;
  2. Selecione a unidade que deseja verificar, e clique no botão Digitalizar;
  3. O EaseUS fará uma varredura profunda atrás de arquivos deletados, corrompidos ou perdidos em formatações anteriores, e o processo todo pode levar horas. Se ele ja localizou o arquivo que você deseja resgatar, clique no botão Parar, localizado ao lado do tempo previsto para o término, e depois, novamente em Parar;
  1. Selecione os arquivos ou pastas que você deseja recuperar, e clique em Recuperar;
  2. O EaseUS vai perguntar em que local você deseja salvar os arquivos. Escolha uma unidade diferente da que você está analisando, e clique em OK.

E pronto. Feito isso, os arquivos serão recuperados e salvos no local que você escolheu.

Não se esqueça

Por mais poderosa que uma ferramenta de recuperação de dados venha a ser, nem sempre todos os arquivos corrompidos poderão ser resgatados todas as vezes. Às vezes, é preciso utilizar ferramentas profissionais, que costumam custar muito caro.

Embora o EaseUS Data Recovery Wizard seja um software gratuito muito bom, ainda que limitado, ele não garante que você vá recuperar os arquivos perdidos com 100% de eficácia. Por isso, sempre faça backups dos seus dados, e armazene-os também na nuvem além de em unidades externas, para evitar a perda de fotos, vídeos e arquivos importantes. Porque se um falhar, você tem uma cópia sempre em algum lugar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados