Início » Aplicativos e Software » Firefox 64 permite controlar múltiplas abas de uma só vez

Firefox 64 permite controlar múltiplas abas de uma só vez

Com o Firefox 64 é possível fechar ou recarregar várias abas ao mesmo tempo, por exemplo; sistema de recomendações é outra novidade

Emerson Alecrim Por

O Firefox 64 já está entre nós. Se a versão 63, liberada em outubro, teve como foco o bloqueio de rastreamento de anúncios, o Firefox 64 visa te dar mais controle sobre as abas abertas. Além disso, a novidade vem com um sistema de recomendações que, se seguidas, prometem melhorar a experiência de uso do navegador.

Firefox

Atire o primeiro mouse quem não deixa várias abas abertas no computador. Apesar disso, estamos habituados a controlar uma por uma. O Firefox 64 propõe um controle em conjunto: pressione Ctrl (ou Cmd) e clique nas abas que você deseja agrupar.

Depois disso, elas poderão ser fechadas, movidas para outra janela, silenciadas ou fixadas simultaneamente. Caso você tenha o Firefox Sync habilitado, também poderá enviar todas elas ao mesmo tempo para o seu smartphone ou tablet, por exemplo.

Se você quiser selecionar uma sequência de abas, basta manter o Shift pressionado e, em seguida, clicar na primeira e na última guia. Todas as abas que estiverem entre elas serão agrupadas.

Vale destacar que o Chrome também já permite controlar várias abas ao mesmo tempo. O mecanismo é semelhante: use Ctrl para selecionar abas que não estão juntas ou Shift para guias em sequência.

Por sua vez, a função de recomendações (Contextual Feature Recommender — CFR) está restrita aos Estados Unidos, pelo menos nesta fase inicial. A ideia é a seguinte: o navegador irá sugerir extensões, funções ou serviços com base nos seus hábitos de navegação. Só não serão consideradas as atividades executadas no modo anônimo.

O CFR irá sugerir, por exemplo, que você fixe a aba de um site que visita muito, mas não está nos seus favoritos, ou instale uma extensão do Google Tradutor caso utilize essa ferramenta com frequência.

Pode ter certeza de que o CFR vai trazer questionamentos sobre privacidade, por isso, a Mozilla tratou de garantir que os dados dos usuários não serão compartilhados com terceiros ou usados para outros fins, até porque os hábitos de navegação são analisados localmente, sem envio de informações a servidores remotos.

Firefox - gerenciador de tarefas

Outras novidades do Firefox 64 incluem um gerenciador de tarefas mais detalhado, capaz inclusive de medir o impacto de cada guia no consumo de energia — digite about:performance na barra de endereços para acessá-lo — e uma rolagem de página mais ágil na versão do navegador para Android (a ser liberada oficialmente em breve).

O Firefox 64 já está disponível para Windows, macOS e Linux.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Samuel25

molinex yes

michellesweeten

molinex 5++

Danilo

E com isso, depois de anos, eu saio do Firefox (não que isso importe para a Mozilla ou qq outra pessoa :P)... As alternativas ao live bookmark não funcionam direito no Firefox, no Chromium sim. Vou ter que ceder ao Blink :(

Alexandre Roberto

tenho esse problema no samsung browser c um site de noticias famosinho...ai qdo rola isso, pulo pro ghostery

Agnaldo Carmo

Fora o modo escuro que
ajuda economizar bateria

Souvlaki

Perfeito. Antes torcia o nariz com a recomendação de um amigo. Mas ele é ótimo. No desktop, sempre Firefox. Sem problemas.

Franco Luiz

Esse da samsung é perfeito alem de ter compatibilidade com adblocks ainda tem a possibilidade de videos em pop up fora a opçao de baixa os videos " coloque em full screen e segure que vai aparecer a opçao"

Arnold
Arnold

verdade é muito bom, e com extensão adblock e modo noturno, ele é foda uso ele, MAS... de vez em quando ele não carrega alguns sites especificos ou elementos da pagina, ai então tenho que recorrer ao velho e bom Google Chrome, é impressionante, vc não consegue se livrar do Google Chrome nem querendo pq ele simplismente mesmo com seus problemas de falta e extensões, e outras coisinhas ele sempre roda tudo bem rapido e sempre roda tudo certo kkk

Olnei

Somos dois. Firefox forever!!

Meiksonq

testei aqui e consegui normalmente

Danilo

WTF, li teu comentário logo depois de atualizar e vi que eles tiraram! Eles colocaram alguma alternativa? :-/

Arnold

sempre usei o Chrome e recentemente baixei o firefox pra usar como navegador secundario, e olha ainda falta varias coisas pro firefox chegar no nivel do Chrome, a interface do firefox é pouco intuitiva, poluida, e as vezes até de dificil acesso, coisa que no Chrome você tem mais facilidade, fora que ele dá umas engasgadas em certo sites e tal, coisa que no Chrome é muito mais dificil de acontecer, outra coisa que senti muita falta, é um tradutor nativo, tive que instalar uma extensão meia boca lá, que não faz igual o Chrome mas ele simplismente não traduz a pagina, ele abre uma nova aba com o site traduzido no google tradutor... bem chato, mas ok é o que tem, e mais, tenho uns 3k de favoritos, importei ele no firefox o bicho não aguentou, deu uma travada monstra até carregar tudo, coisa que no Chrome quando fiz o mesmo ele foi de boas kkkkk o gerenciador de favoritos do firefox não é tão bom quanto do Chrome, e alias no geral achei a interface pouco intuitiva, um pouco poluida, e alguma lentidão em certos momentos, mas como navegador secundario está ok, se ele deixassem a interface mais clean, mais intuitiva, adicionassem um tradutor nativo, otimizassem mais, ficaria bom, por enquanto continuo com o Chrome mesmo como navegador principal ele é mais pesado, mas é justamente por isso que ele é mais rapido

obs: para nivel de comparação, estou usando as mesmas extensões em ambos navegadores... e tive que desativar o scroll suave pq aquilo é zoado hahaha

Arnold

sempre usei o Chrome e recentemente baixei o firefox pra usar como navegador secundario, e olha ainda falta varias coisas pro firefox chegar no nivel do Chrome, a interface do firefox é pouco intuitiva, poluida, e as vezes até de dificil acesso, coisa que no Chrome você tem mais facilidade, fora que ele dá umas engasgadas em certo sites e tal, coisa que no Chrome é muito mais dificil de acontecer, outra coisa que senti muita falta, é um tradutor nativo, tive que instalar uma extensão meia boca lá, que não faz igual o Chrome mas ele simplismente não traduz a pagina, ele abre uma nova aba com o site traduzido no google tradutor... bem chato, mas ok é o que tem, e mais, tenho uns 3k de favoritos, importei ele no firefox o bicho não aguentou, deu uma travada monstra até carregar tudo, coisa que no Chrome quando fiz o mesmo ele foi de boas kkkkk o gerenciador de favoritos do firefox não é tão bom quanto do Chrome, e alias no geral achei a interface pouco intuitiva, um pouco poluida, e alguma lentidão em certos momentos, mas como navegador secundario está ok, se ele deixassem a interface mais clean, mais intuitiva, adicionassem um tradutor nativo, otimizassem mais, ficaria bom, por enquanto continuo com o Chrome mesmo como navegador principal ele é mais pesado, mas é justamente por isso que ele é mais rapido

obs: para nivel de comparação, estou usando as mesmas extensões em ambos navegadores... e tive que desativar o scroll suave pq aquilo é zoado hahaha

Fábio de Jesus

Uso o firefox desde a primeira versão e sempre utilizei no celular, qdo apareceu o Sync foi qdo ele se consolidou pra mim, é ótimo enviar uma aba do PC pro celular e ter o histórico e favoritos compartilhados, até tentei usar o Chrome no PC qdo surgiu, mas não dá, me acostumei com o Firefox

Exibir mais comentários