Como medir o tamanho da sua bagagem de mão com o celular

Não tenha surpresas no check-in: descubra os limites de bagagem de mão em voos, e conheça três apps para medi-la facilmente

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Tama66 / mala de viagem / Pixabay / bagagem de mão

Sua bagagem de mão merece toda a sua atenção na hora de viajar, e o ato de prepara-la é tão importante quanto arrumar as malas que serão despachadas. As regras que limitam o tamanho e o peso de sua mala, maleta, mochila ou bolsa que você pode levar na cabine mudaram nos últimos tempos, e uma forma de evitar surpresas no embarque é utilizando seu celular para medir sua bagagem com realidade aumentada.

Neste guia, informamos os limites para a bagagem de mão em viagens nacionais e internacionais, explicamos os procedimentos básicos para medir sua bagagem com seu celular e listamos os três apps mais populares, que resolvem de forma descomplicada.

Quais são os limites para a bagagem de mão no Brasil?

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o peso máximo de uma bagagem para ser considerada de mão é de 10 kg (o que é uma coisa boa, antes o limite era de 5 kg), e a soma de suas medidas não pode ultrapassar 115 cm, embora este último fator seja uma recomendação, e não coloque limites neste caso. Algumas operadoras de voos nacionais utilizam regras específicas para definir o que você pode levar na cabine e o que deverá despachar e é preciso ficar atento a esses detalhes no bilhete de voo.

Estas são as medidas máximas permitidas pelas quatro principais companhias aéreas do Brasil:

  • GOL: 55 x 40 x 25 cm (a única que utiliza um limite de 120 cm);
  • LATAM: 55 x 35 x 25 cm;
  • Azul: qualquer combinação, desde que não ultrapasse 115 cm;
  • Avianca: 55 x 35 x 25 cm.

Por questões de segurança e capacidade das aeronaves, as companhias podem restringir o peso e conteúdo da bagagem, lembrando que objetos cortantes e produtos inflamáveis/explosivos não são permitidos. Em voos internacionais, frascos com mais de 100 ml de líquidos também são proibidos.

O recomendado a fazer é sempre entrar em contato com a companhia antes de comprar uma passagem, a fim de tirar todas as suas dúvidas.

Como medir o tamanho da bagagem de mão

Tookapic / bagagem / bagagem de mão

Viagem marcada, é hora de medir sua bagagem de mão e seu celular vai ajudar bastante. Independente de qual app que você venha a utilizar para tirar as medidas de sua bagagem de mão, é preciso seguir as orientações que cada um exibe na tela. Em termos básicos, o smartphone pedirá para que você aponte a câmera para sua bagagem de mão, de modo a posiciona-la adequadamente dentro do espaço que ela exibe.

O app da LATAM, assim como o KAYAK trabalham medindo o ambiente e o objeto, para calcular o volume e dimensões corretas. Já o Medida, do iOS, funciona como uma fita métrica digital, e é preciso marcar pontos no objeto de forma precisa, para que ele faça a medição da maneira satisfatória. Em comum, todos usam recursos de Realidade Aumentada e fornecem resultados bem precisos e usando apenas o seu celular.

3 apps para medir o tamanho da bagagem de mão

A seguir, nós listamos três apps com recursos para medir sua bagagem de mão, compatíveis com iOS e Android:

1. KAYAK

iOS / Kayak / bagagem de mão

O KAYAK é (iOS, Android) é um app bastante versátil. Ele pesquisa viagens baratas e é capaz de reservar voos e hotéis, mas possui uma ferramenta da Realidade Aumentada para medir bagagens. Ele pede para que o usuário posicione o celular na direção do objeto para que ele possa medir primeiro o chão, e depois analisa o volume do objeto. Em segundos, ele retorna as medidas aproximadas de sua mala, bolsa ou maleta, com um bom nível de precisão.

O KAYAK é gratuito.

2. LATAM Airlines

Android / LATAM Airlines / bagagem de mão

LATAM Airlines introduziu posteriormente em seu app próprio (iOS, Android), que gerencia as viagens de seus passageiros uma ferramenta de Realidade Aumentada, especificamente para a medição de bagagens de mão. Para utiliza-la você não precisa necessariamente comprar uma passagem aérea da companhia, ela é acessível através da opção Mais, na tela inicial. As medidas são precisas, o que ajuda ao passageiro evitar surpresas.

O LATAM Airlines é gratuito.

3. Medida

iOS / Medida / bagagem de mão

Exclusivo para dispositivos Apple, o Medida é uma ferramenta um pouco mais especializada. Ele pode medir a área e com alguns ajustes, o volume de objetos com facilidade. Embora não seja dedicado exclusivamente para medir malas, ele pode fazê-lo facilmente, desde que o usuário posicione corretamente seu iPhone (a partir do 6s e 6s Plus) nos pontos de referência, para que ele tire as medidas de forma precisa.

O Medida é gratuito.

Não se esqueça

Embora os dados fornecidos pelos apps de medição venham a ser úteis, eles servem apenas como uma referência para que você escolha bolsas, maletas e outros objetos adequados para serem considerados bagagem de mão. Assim, no momento do embarque sua bagagem será checada normalmente, e a companhia aérea poderá permitir ou não que você a leve consigo; caso contrário, você terá que despacha-la e pagar taxas adicionais.

Assim, evite utilizar uma bagagem que se aproxima muito do limite e não a atoche de coisas, para evitar surpresas no check-in.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados