Como usar o Waze [saiba como o aplicativo funciona]

Descubra como o Waze funciona e aprenda a como usar o aplicativo de navegação e rede social do Google, com algumas dicas úteis

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Waze

Saber como usar o Waze é uma habilidade importante para quem encara o trânsito caótico das cidades todos os dias. O aplicativo de navegação possui uma forte pegada social e uma série de ferramentas adicionais, que o tornam muito mais versátil frente aos concorrentes. Saiba como o Waze funciona e confira algumas dicas muito úteis.

Como o Waze funciona?

O Waze é um app de navegação similar ao Google Maps (o Google é também o dono do aplicativo) com uma forte pegada de interação social. Usuários podem interagir entre si e com o app, alimentando o Waze com atualizações em tempo real sobre acidentes, blitzes policiais, congestionamentos, interdições e outras ocorrências.

O Waze utiliza os dados de órgãos de trânsito e dos usuários para exibir um panorama detalhado sobre a real situação do trânsito em uma região. Oferece as mesmas funções que o Google Mapas (que também se alimenta de dados do Waze) e concorrentes, como navegação, condições do tráfego, guia por voz e etc. Mas, é mais versátil.

Como usar o Waze

Como o Waze permite integração entre os usuários, você pode usar o app de navegação para mais do que simplesmente leva-lo do ponto A para o ponto B usando um carro.

Veja a seguir algumas dicas bem legais:

Sincronize seus eventos do Facebook

Como o Waze suporta login com a conta do Facebook, você pode sincronizar os seus eventos e deixar que o aplicativo exiba a melhor rota para você.

  1. Toque no ícone da lupa e depois em “Configurações” (o ícone da engrenagem);
  2. Toque em “Conta e Perfil”;
  3. Em “Contas conectadas”, toque na opção do Facebook e conecte o Waze;
  4. Toque na seta “Voltar” duas vezes e, depois, em “Conectar eventos do Facebook”;
  5. Conceda a permissão quando o aplicativo pedir.

Feito isso, o Waze irá exibir eventos próximos que você confirmou no Facebook; clique nele e o app oferecerá as melhores rotas para chegar, com base no horário do evento.

Conecte seu aplicativo de música ao Waze

Android / Waze / como usar o waze

O Waze é compatível com vários aplicativos de streaming de música e podcasts como Spotifty, Deezer, Pandora, TuneIn Radio Stitcher e outros, e você pode selecionar uma trilha sonora sem sair do modo de navegação e prejudicar sua atenção ao dirigir.

  1. Abra o Waze e clique no ícone de uma nota musical na tela;
  2. Toque no ícone do app de música de sua preferência (já instalado no celular);
  3. Confirme as solicitações de autorização de cada aplicativo.

Você pode executar músicas, listas de reprodução e podcasts (como o Tecnocast) dentro do Waze, além de alternar entre apps de música quando quiser. Basta tocar no ícone do app de música dentro do Waze, “Aplicativos de áudio” e escolher outro.

3. Personalize o seu mapa

Android / Waze / como usar o waze

O Waze permite que você personalize o mapa de navegação com diversas opções de customização. É possível mudar as cores, fixar a bússola sempre para o norte, alterar o ícone de navegação, ligar e desligar notificações e exibir ou não os outros usuários.

  1. Abra o Waze, toque na lupa e depois na engrenagem;
  2. Toque em “Exibição do mapa”;
  3. Altere as configurações da maneira que achar melhor.

4. Defina parâmetros de navegação

Às vezes, gostaríamos que as rotas sugeridas pelos aplicativos evitassem certos tipos de caminhos, como ruas de terra ou vias expressas, e considerasse desvios específicos. Com o Waze é possível tudo isso e mais, como evitar pedágios e balsas, conseguir rotas de acordo com o tipo de veículo e evitar áreas de rodízio.

  1. Abra o Waze, toque na lupa e depois na engrenagem;
  2. Toque em “Navegação”;
  3. Ligue ou desligue as configurações de navegação da maneira que achar melhor;
  4. Em “Tipo de veículo”, especifique o tipo para receber rotas específicas;
  5. Em “Placa do veículo”, informe os dois últimos números da placa para receber rotas considerando os dias do rodízio da sua cidade.

5. Encontre postos de combustível de maneira mais fácil

Vai abastecer?

O Waze pode ajudar exibindo postos com ofertas ou que estão mais perto de onde está.

  1. Abra o Waze, toque na lupa e depois na engrenagem;
  2. Toque em “Postos de combustível”;
  3. Defina o tipo de combustível, sua bandeira favorita (Petrobrás, Ipiranga, etc.) e como você quer que eles sejam ordenados (posição atual, preço ou bandeira);
  4. O Waze irá exibir as melhores opções de acordo com os parâmetros escolheu.

Você tem mais dicas para usar o Waze? Compartilhe também aqui nos comentários.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Waze na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados