Torcedores do Palmeiras protestam contra Vivo por piada de executivo

Torcedores reclamam de vídeo em que executivo da Vivo menciona títulos do Palmeiras; #BoicoteVivo ganhou destaque no Twitter

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Fim do jogo Palmeiras x CSD Colo-Colo na Copa Libertadores

Torcedores do Palmeiras estão ameaçando boicotar a Vivo após uma piada envolvendo a quantidade de títulos do time. O caso envolve um vídeo no qual um executivo da operadora demonstra a assistente Aura em um palco. A hashtag #BoicoteVivo é um dos assuntos mais comentados no Twitter. A Vivo diz que o vídeo foi “reproduzido fora de seu contexto” e pede desculpas.

O vídeo de 43 segundos mostra o executivo perguntando: “Aura, quantos títulos brasileiros tem o Palmeiras?”. A assistente da Vivo responde: “desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido”. É isso.

“A torcida do @Palmeiras aguarda uma posição OFICIAL da empresa”, afirma uma conta do Twitter. “Enquanto a @vivobr não se retratar por conta desse vídeo, #BoicoteVivo”, diz outra.

Há uma série de tweets mostrando clientes que demonstraram interesse em migrar para a TIM ou Claro, ou que já fizeram portabilidade para outra operadora.

A Vivo diz em comunicado ao Tecnoblog:

A Vivo informa que o vídeo em questão, retirado de uma apresentação interna da companhia e reproduzido fora de seu contexto, não representa a opinião de seu presidente ou da empresa. A Vivo pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e reitera seu respeito pela Sociedade Esportiva Palmeiras e seus torcedores.

Aura é assistente virtual para clientes da Vivo

A Aura é uma assistente disponível no aplicativo Meu Vivo Mais para iPhone e Android. Você pode falar comandos ou digitá-los, incluindo “qual meu consumo de dados?”, “verifique meu saldo” e “mostre minha última conta”. Há planos de integrá-la ao Google Assistente.

O diretor de operações Christian Gebara apresentou a Aura pela primeira vez em fevereiro de 2018, durante a MWC (Mobile World Congress) em Barcelona. “Queremos oferecer, sempre, a melhor experiência ao nosso cliente”, disse ele em comunicado na época. A assistente também está disponível nas operadoras do grupo Telefónica na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha e Reino Unido.

No entanto, a Aura não é pensada para responder perguntas gerais, e sim para ajudar os clientes da Vivo em algumas tarefas. Na vida real, ela não tece comentários sobre o Palmeiras nem nenhum outro time:

Segundo a Vivo, o homem no vídeo não é Gebara. Mas ele já era polêmico por outros motivos: em 2016, o executivo defendeu as franquias na banda larga fixa em entrevista ao Tecnoblog, dizendo que isso é um “caminho sem volta”. Essa declaração aumentou o debate sobre os limites na internet fixa, que estão suspensos por uma liminar da Anatel.

A partir de 1° de janeiro de 2019, Gebara será o novo CEO da Telefônica Brasil/Vivo, substituindo Eduardo Navarro no cargo.

https://twitter.com/hugovidor/status/1073274423405371392

https://twitter.com/whaytim/status/1073274848854581248

Atualizado às 18h06

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados