Início » Internet » Google cede domínio duck.com ao DuckDuckGo

Google cede domínio duck.com ao DuckDuckGo

O endereço direcionava os usuários para o Google, mas agora pertence ao DuckDuckGo

Por
43 semanas atrás

O Google tem centenas de domínios para seus serviços. Além do google.com, a empresa é proprietária de endereços como gmail.com e chrome.com. Alguns domínios, porém, parecem ter sido comprados apenas para prejudicar concorrentes. É o caso do DuckDuckGo.

O buscador com foco na privacidade é acessado em duckduckgo.com, mas quem escrevia duck.com na barra de endereços era direcionado para o Google, dono do domínio mais curto. A situação deixava alguns usuários confusos, mas foi finalmente resolvida.

DuckDuckGo

Ao NamePros, o CEO do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, afirmou que o Google cedeu o domínio para a empresa. “Estamos contentes que o Google tenha optado por transferir a propriedade de duck.com para a DuckDuckGo”, afirmou.

Com o acordo, o endereço duck.com passa a direcionar os usuários à página inicial do DuckDuckGo – e não mais para o concorrente. Weinberg espera que a mudança ajude as pessoas a terem mais facilidade para usarem seu buscador.

O domínio que se tornou pivô da situação foi comprado em 2010, dois anos após o DuckDuckGo ser fundado. O Google adquiriu o endereço da On2, uma empresa de codecs de vídeo que antes se chamava Duck Corporation.

Em julho deste ano, para minimizar o problema, a empresa passou a exibir um link para o DuckDuckGo quando os usuários chegavam ao seu site pelo duck.com.

As empresas não revelaram quais condições permitiram que o acordo fosse realizado, nem se houve algum tipo de pagamento. De qualquer forma, a transferência é muito bem-vinda pelos usuários do DuckDuckGo, que terão um endereço mais curto para acessarem o site.

Com informações: The Verge.

Mais sobre: ,