Início » Brasil » Receita Federal destruiu 100 mil decodificadores piratas desde 2017

Receita Federal destruiu 100 mil decodificadores piratas desde 2017

A marca foi alcançada após a Receita Federal firmar acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura

Victor Hugo Silva Por

A ação da Receita Federal em combate à pirataria de TV por assinatura alcançou uma marca expressiva nesta semana: 100 mil decodificadores clandestinos destruídos. O número se refere apenas às inutilizações feitas desde 2017 na unidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O trabalho faz parte de um termo de cooperação entre a Receita Federal e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). O objetivo do acordo é intensificar a apreensão e a destruição de decodificadores piratas de TV paga.

Receita Federal destroi 100 mil decodificadores em Foz do Iguaçu (Foto: Reprodução/RPC)

(Foto: Reprodução/RPC)

Em 2015, quando o termo foi assinado, a Receita destruiu 30 mil decodificadores clandestinos. Já entre 2017 e 2018, esse número subiu para uma média de 50 mil por ano. A maioria dos aparelhos vem do Paraguai.

Eles não são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e não tem ligação com operadoras autorizadas, como exige a regulamentação brasileira. A ABTA estima que os aparelhos custem cerca de US$ 100 cada.

Com isso, a ação da Receita Federal causou um prejuízo em torno de US$ 10 milhões (R$ 39 milhões) à indústria pirata somente desde 2017.

Ainda de acordo com a ABTA, a pirataria de TV por assinatura faz o Brasil deixar de movimentar R$ 4 bilhões por ano na economia. Deste valor, cerca de R$ 550 milhões seriam destinados ao governo, por meio de impostos federais e estaduais.

A associação também argumenta que, caso todosos usuários de aparelhos piratas fossem regularizados, o setor seria estimulado a contratar mais 18,4 mil trabalhadores. Este seria o número necessário para atender a demanda, considerando a atual relação de empregados por assinantes.

Após a destruição dos decodificadores piratas pela Receita Federal, os materiais são separados e as peças são levadas para empresas de reciclagem.

Com informações: G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mikimusone

linneker I agree

ricms

MUITA gente que conheço teria condições de pagar os R$ 450,00 mas opta pelo pirata.

disqus_Xth8wo6rsX

brunovieira97 but

Marcos Guilherme

Rapaz eu não gosto de futebol, então pra mim é sim filme, série e ainda coloco mais um documentários. Quanto a campeonatos e outros esportes uso um básico IPTV e pronto. Bolha é ficar em TV a cabo. Infelizmente parece que nossos dirigentes ainda querem internet de baixa qualidade na maioria do Brasil, felizmente aqui é sucesso 60Mb topados da NET.

Marcos Guilherme

Tem algum link para esse Tutorial?

Fabio Xuh

To nem ai, pode gritar 10 minutos antes q não saio mais do IPTV

Victor Campos Mello

nem decodificador pirata e nem assinar tv a cabo! vou de youtube e netflix mesmo! pq o preço que querem nos pacotes é uma putaria!

Marcus Araújo

Que só tem canal aberto, Shoptime, Polishop, Canal Rural, Canal do Boi, Canal da Vaca, Canal do Frango, Roça TV, algum canal obscuro fazendo leilão de tapete, o Futura (o único que salva alguma coisa da programação, mas que ninguém assiste)...

Então você assina pacotes caros, se salvam uns três canais e leva mais uma enxurrada de canal ruim e que de tanta reprise são conhecidos como "Vale a pena ver de novo"...

Por mim podem destruir esses decodificadores piratas e também os originais. Agora eu só assino os serviços de streaming, pois deixo de pagar por aqueles por algum tempo quando não há mais nada que me interesse, sem fidelidade, multa, atendente enchendo o saco pra continuar como assinante etc.

Todo mundo está querendo lançar um serviço de streaming pra chamar de seu porque já perceberam que esse é o futuro da TV. Não adianta essas operadoras chilicarem.

Vinícius

"...Deste valor, cerca de R$ 550 milhões seriam destinados ao governo, por meio de impostos federais e estaduais" - R$ 550 milhões a menos nos bolsos dos políticos corruptos e safados do nosso país! ;)

Denão Bats

Eu paguei 195 na minha Xiaomi mi box e instalei o Kodi e o IPTVDROIDBOX e nem lembro mais que existem esses decodificadores...Para o meu caso está bom, pois uso pouco mesmo, agora quem usa bastante é bom pagar uma lista...

Ábner Flores

Tem sim. Uma vez fui ver como o sistema funciona e tem listas com dual áudio sim. Já vi também esses decodificadores piratas em ação e os recursos deles são melhores que os oficiais. Chega a ser uma piada

Luizão

tipo aqueles de 100 reais só com canais abertos e 1 ou 2 fechado?

Eduardo Braga

Avenida Brasil com Dolby Atmos pra parecer que a Nina tá mandando você servir ela.

leoleonardo85

Sim, eu fui lá e tem até loja grande anunciando sem a menor cerimônia

Igor

Rapaz, tem uma turma aqui que vive numa bolha que pqp, parece que há internet de qualidade em todos os cantos do Brasil. Tv nao é só filme e série nao. Vao tentar acompanhar futebol via streaming pra ver como é bom.

Exibir mais comentários