Início » Antivírus e Segurança » Facebook expôs fotos privadas de até 6,8 milhões de usuários devido a bug em API

Facebook expôs fotos privadas de até 6,8 milhões de usuários devido a bug em API

Facebook descobriu bug em API que afetou até 1.500 aplicativos, expondo fotos privadas para desenvolvedores

Felipe Ventura Por

O Facebook sofreu mais um problema de segurança. Desta vez, a rede social expôs fotos privadas de até 6,8 milhões de pessoas, devido a um bug na API para desenvolvedores. O incidente ocorreu em setembro e afetou até 1.500 aplicativos. A empresa vai notificar os usuários afetados.

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

O diretor de engenharia Tomer Bar explica em comunicado que desenvolvedores puderam acessar fotos que normalmente são privadas. Por exemplo, isso inclui imagens que o usuário enviou e não postou; a rede social guarda uma cópia por três dias.

O incidente também expôs fotos compartilhadas no Marketplace e no Facebook Stories. Normalmente, a API só oferece acesso às fotos compartilhadas na linha do tempo. O bug foi corrigido mas ficou no ar por doze dias, entre 13 e 25 de setembro de 2018.

“Acreditamos que isso possa ter afetado até 6,8 milhões de usuários e até 1.500 aplicativos criados por 876 desenvolvedores”, escreve Bar. Na semana que vem, o Facebook vai lançar ferramentas para informar quais pessoas foram afetadas por esse bug. “Trabalharemos com os desenvolvedores para excluir as fotos dos usuários afetados”, diz Bar.

Facebook enviará notificação para usuários afetados

O Facebook vai notificar as pessoas afetadas pelo bug. O aviso vai incluir este link para a Central de Ajuda. Se você foi sorteado, verá este aviso: “os seguintes aplicativos que você usou podem ter obtido acesso às suas outras fotos”, com uma lista dos apps. Caso contrário, o aviso será este: “A sua conta do Facebook não foi afetada por esse problema. Os aplicativos que você usa não tiveram acesso às suas outras fotos”.

“Pedimos desculpas por isso ter acontecido”, escreve Bar. Recentemente, o Facebook teve outro incidente de segurança: hackers conseguiram acessar dados pessoais de 29 milhões de usuários através de uma falha no recurso “Ver como”. O MPDFT investiga o caso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Um dia tirei meia horinha pra deletar todas as minhas fotos no perfil. Desfiz todas as amizades, mudei o nome, deixei só pra serviços como o Tim Beta.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Ou Facef***....

Epic Mac Fadden - ODZ -

Oh não, minha coleção!

https://uploads.disquscdn.c...

Rmavalli

Não uso meu facebook a muito tempo, ele só existe ainda por causa dos logins em sites de terceiros, alguém saberia me informar se tem alguma opção para deletar todos os dados de uma vez mas manter a conta para login?

Felipe Teodoro

Surgiram plataformas que podiam ameaçar o Facebook só que o Mark compra eles, se eles não vender para ele, então ele copia as funções do app

Valdinei Ferreira

Foi assim que o Orkut começou a desandar. Faziam tantas alterações, surgiram tantas reclamações e aí surgiu o Facebook.
Só tá faltando surgir uma nova plataforma para os humanos acessarem e destruírem, para que continuemos com esse ciclo.

Eduardo Soares

Ou Fraudebook.

Eduardo Soares

Se tivesse outra rede social utilizável esse ano seria o ano de estrondoso crescimento. Facebook não dá mais.

Só uso face ainda por causa dos logins e chats de sites.

Arnold

é, eles preciam ganhar dinheiro com anuncios então é uma das formas, e recentemente vi uma noticia que parece que eles iriam priorizar as postagens dos amigos do que de paginas, e como disse ele não é tão ruim, mas ainda continua em certos aspectos kk

Bruno

Traduzindo a manchete: "Facebook vende dados de usuários para terceiros alimentares seus bancos de dados."

DeadPull

Tem aparecido tanto problema no Facebook ultimamente que já poderiam trocar o nome da rede pra "Facebug".

Arnold

o facebook em si não é tão ruim, mas esses vazamentos mancham a imagem da rede social e fodem a porra toda, vejo pessoas falando que não usam o facebook por que é um lixo, mas calma não é tbm assim, o facebook em si não tão ruim, ruim é as pessoas que usam, é só filtrar e excluir qm vc não gosta do seu facebook, eu mesmo exclui tanta pessoa que falava tanta merda e que eu nem conhecia pessoalmente, só não exclui os "amigos" que conheço pessoalmente pra não ficar chato, mas apenas ocultei qualquer coisa que eles postem para não aparecer no meu feed e pronto, só coisa boa no meu feed e de meu gosto, GG

Arnold

porra num fode facebook, que as pessoas dão seus dados de graça isso é verdade, mas ai vazar fotos privadas já é sacanagem... tem que deixar de ganhar tanto dinheiro e investir em mais segurança

Renan Alves

O pior e que os concorrentes são tão incompetentes que não conseguem ganhar publico, mesmo com essas noticias sobre o facebook. a impressão que tenho que a epoca de rede social já passou, com a chegada do WhatsApp

Tiago Celestino

A cada dia só piora.

Exibir mais comentários