5 aplicativos para usar com óculos de Realidade Virtual

Encontrar aplicativos para óculos de Realidade Virtual não é mais uma tarefa difícil; veja uma lista de opções curiosas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
RawPixel / Mulher com óculos de RV / Pixabay / aplicativos para óculos de realidade virtual

Encontrar aplicativos para óculos de Realidade Virtual não é mais uma tarefa difícil. Com uma maior oferta de modelos, dos mais simples aos mais avançados, a quantidade de softwares compatíveis, de filmes a documentários, de tours virtuais a games cresceu bastante, e muitos dispositivos já possuem suas lojas dedicadas a aplicativos de VR.

Mas, entre tantas opções, quais são as mais interessantes?

Neste guia, listamos cinco aplicativos para óculos de Realidade Virtual, compatíveis com diversos modelos; relacionamos também algumas das lojas de aplicativos dedicados a RV, para que possa encontrar facilmente o que procura.

1. Discovery VR

Discovery VR / aplicativos para óculos de realidade virtual

O Discovery VR oferece uma série de atrações imersivas para o usuário. Com ele, é possível visitar casas, mergulhar com tubarões, descer um cânion de rapel,  ou até mesmo se aventurar em um satélite espacial. O conteúdo é provido pelo Discovery Channel, que traz uma grande quantidade de conteúdos variados para todas as idades.

O Discovery VR é gratuito e compatível com iOS, Samsung Gear VR, Google Cardboard/Daydream, Oculus Rift e HTC Vive.

2. WITHIN

WITHIN / aplicativos para óculos de realidade virtual

O WITHIN é um app que traz uma experiência cinematográfica em três dimensões. Ele traz curtas, animações, filmes e documentários especialmente criados para o consumo com óculos de RV, e por não trazer vídeos adaptados, a qualidade do material é alta. Você pode visitar lugares, explorar exposições e assistir atrações infantis, e todos os vídeos foram produzidos com bastante cuidado para dar sensação real de imersão.

O WITHIN é gratuito e compatível com iOS, Gear VR, Cardboard/Daydream, Oculus Rift, HTC Vive, Windows Mixed Reality (Microsoft Hololens) e PlayStation VR.

3. InCell

InCell é um jogo de corrida diferente: a ação ocorre dentro do corpo humano, e você deve coletar itens, enquanto evita que as células sejam contaminadas por um vírus. O visual é muito bonito e ele passa algumas noções de Biologia, sobre como nossas células funcionam: uma boa pedida para as crianças.

InCell é gratuito e compatível com iOS, Cardboard/Daydream, Gear VR, Windows Mixed Reality, Oculus Rift e HTC Vive, e roda também no macOS e Linux.

4. King Tut VR

King Tut VR / aplicativos para óculos de realidade virtual

Para quem gosta de História, em especial do Egito Antigo, o King Tut VR é uma excelente escolha. Ele oferece um passeio virtual pela tumba do rei Tutancâmon, faraó da 18ª Dinastia e um dos mais famosos, tanto por sua magnífica máscara mortuária de dez quilos de ouro, quanto pelo fato da tumba ter permanecido intacta até sua descoberta, em 1922.

King Tut VR é gratuito e compatível com iOS e Cardboard/Daydream.

5. Unimersiv

O Unimersiv é uma plataforma exclusivamente educacional, e ainda que não seja gratuito, ele conta com diversos conteúdos de diversas disciplinas. Com ele, é possível explorar o corpo humano, visitar Stonehenge, Titanic, a Acrópole ou a Roma antiga, ou até mesmo caminhar entre dinossauros.

O Unimersiv custa US$ 4,99/R$ 10,99 e compatível com Cardboard/Daydream, Gear VR, Oculus Rift e HTC Vive.

Lojas de aplicativos para óculos de Realidade Virtual

Hoje, já é possível encontrar apps dedicados a óculos de Realidade Virtual facilmente: existem desde sites exclusivos, a seções dedicadas nas lojas de apps e softwares já estabelecidos:

1. Oculus Experiences

Oculus Store / aplicativos para óculos de realidade virtual

A Oculus Experiences é a exclusiva para soluções compatíveis com os óculos da divisão do Facebook, tanto o Oculus Rift e o Oculus Go quanto o Gear VR da Samsung, que utiliza a mesma tecnologia. ela oferece apps gratuitos e pagos, bem como também vende os óculos de RV a quem tiver interessado.

2. VIVEPORT

VIVEPort / aplicativos para óculos de realidade virtual

De forma semelhante, a VIVEPORT é a loja que oferece apps, filmes e games voltados para o HTC Vive. Porém, diferente da primeira ela destaca aplicativos multiplataforma, que funcionam tanto no óvulos da HTC quanto nos da Oculus.

O lado positivo é que ela trabalha com preços em reais, e pratica valores bem acessíveis.

3. Steam

Secão de VR do Steam / aplicativos para óculos de realidade virtual

Por ser uma loja estabelecida há muito tempo, o Steam é muito mais democrático na hora de oferecer aplicativos para óculos de Realidade Virtual. Aqui, é possível encontrar softwares compatíveis com Oculus Rift, Gear VR, HTC Vive e até Windows Mixed Reality, a plataforma de Realidade Mista da Microsoft utilizada no Hololens, liberada para outros fabricantes.

4. Google Play Store

Seção VR da Google Play Store / aplicativos para óculos de realidade virtual

Para quem usa seu celular Android em conjunto com um óculos compatível, a Google Play Store possui uma vasta seleção de apps compatíveis. Ela lista softwares e games compatíveis tanto com o Google Cardboard, a plataforma original de VR da companhia, quanto com o Daydream, a evolução natural do software.

Normalmente, você irá encontrar um app compatível com ambos, ou versões distintas do mesmo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Realidade Virtual na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados