É oficial: Huawei Nova 4 traz notch circular e câmera de 48 megapixels

“Buraco” na tela do Huawei Nova 4 abriga câmera de 25 megapixels, mas modelo chama atenção pela câmera tripla traseira com sensor de 48 megapixels

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Nova 4

No que depender da Huawei, smartphones com notch circular serão tendência. Depois de dar os primeiros detalhes do Honor View 20, aparelho que trará o famigerado furinho entre seus atributos, a companhia trouxe ao mundo outro modelo dotado da mesma característica: o Huawei Nova 4. Como prometido, o anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (17).

Os dois modelos têm outro recurso notável em comum: uma câmera traseira com sensor Sony IMX586 de 48 megapixels. Mas há incertezas sobre outras possíveis semelhanças porque a ficha técnica do Honor View 20 ainda não é completamente conhecida — o aparelho só será anunciado no próximo dia 26. Isso significa que, oficialmente, o Huawei Nova 4 é o primeiro celular da marca com notch circular.

Assim como no Honor View 20, o furinho na tela do Huawei Nova 4 tem diâmetro de 4,5 mm, o que permite ao smartphone ter quase 100% de aproveitamento do espaço frontal. O Galaxy A8s é outro aparelho que traz um furo no canto esquerdo da tela, só que com 6,7 mm de diâmetro.

A Huawei se orgulha de dizer que o seu notch circular é mais discreto. Mas isso não significa que a ideia está livre de pontos questionáveis. Não vai ser surpresa se o tal do orifício acabar se sobrepondo a um botão de um app, só para dar um exemplo.

Huawei Nova 4

O notch está ali para abrigar uma câmera de 25 megapixels e abertura f/2,0. É um componente que promete boa experiência com selfies e criação de avatares 3D (Qmojis) similares aos que existem em aparelhos como Galaxy S9 e iPhones mais recentes.

Só que, no quesito fotos, o Huawei Nova 4 deve chamar atenção por conta do seu trio traseiro de câmeras. Sim, são três. A principal traz o já mencionado sensor de 48 megapixels, além de lente com abertura f/1,8.

A Huawei diz que, graças ao Sony IMX586, o Honor View 20 vai ser capaz de gerar fotos com qualidade equivalente às imagens de câmeras DSLR, então dá para esperar o mesmo do Nova 4. Gravação de vídeos em 4K ou em câmera lenta com 960 frames por segundo estão entre os demais recursos encontrados aqui.

Há ainda uma câmera de 16 megapixels e abertura f/2,2. A lente aqui é uma grande angular com 117 graus de visão. Por fim, a terceira câmera traz 2 megapixels e abertura f/2,4. Trata-se de uma câmera de profundidade que, como tal, deve ajudar em registros com fundo desfocado. É uma abordagem que lembra mais a do Samsung Galaxy A7 do que a do Huawei P20 Pro — ambos contam com câmera tripla, mas propósitos um pouco diferentes.

Huawei Nova 4

Na ficha técnica do Huawei Nova 4 encontramos especificações típicas de um topo de linha, mas com uma característica ligeiramente decepcionante: ao contrário do que se esperava, o modelo não traz o novo processador Huawei Kirin 980, mas o antecessor deste:

  • Tela IPS de 6,4 polegadas com resolução de 2310×1080 pixels e notch circular;
  • Processador octa-core Kirin 970;
  • 8 GB de RAM;
  • 128 GB para armazenamento de dados;
  • Câmera frontal de 25 megapixels;
  • Câmera tripla traseira de 48 + 16 + 2 megapixels;
  • Bateria de 3.750 mAh com recarga rápida;
  • Leitor de digitais na traseira, NFC, USB-C, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.2;
  • Android 9.0 Pie com interface EMUI 9.0.1.

O Huawei Nova 4 já está em pré-venda na China. Por lá, o smartphone tem preço equivalente a US$ 490. Existe uma versão que troca a câmera de 48 megapixels por uma de 20 megapixels que custa algo em torno de US$ 450.

Com informações: Android Authority.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados