Início » Celular » É oficial: Huawei Nova 4 traz notch circular e câmera de 48 megapixels

É oficial: Huawei Nova 4 traz notch circular e câmera de 48 megapixels

“Buraco” na tela do Huawei Nova 4 abriga câmera de 25 megapixels, mas modelo chama atenção pela câmera tripla traseira com sensor de 48 megapixels

Emerson Alecrim Por

No que depender da Huawei, smartphones com notch circular serão tendência. Depois de dar os primeiros detalhes do Honor View 20, aparelho que trará o famigerado furinho entre seus atributos, a companhia trouxe ao mundo outro modelo dotado da mesma característica: o Huawei Nova 4. Como prometido, o anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (17).

Huawei Nova 4

Os dois modelos têm outro recurso notável em comum: uma câmera traseira com sensor Sony IMX586 de 48 megapixels. Mas há incertezas sobre outras possíveis semelhanças porque a ficha técnica do Honor View 20 ainda não é completamente conhecida — o aparelho só será anunciado no próximo dia 26. Isso significa que, oficialmente, o Huawei Nova 4 é o primeiro celular da marca com notch circular.

Assim como no Honor View 20, o furinho na tela do Huawei Nova 4 tem diâmetro de 4,5 mm, o que permite ao smartphone ter quase 100% de aproveitamento do espaço frontal. O Galaxy A8s é outro aparelho que traz um furo no canto esquerdo da tela, só que com 6,7 mm de diâmetro.

A Huawei se orgulha de dizer que o seu notch circular é mais discreto. Mas isso não significa que a ideia está livre de pontos questionáveis. Não vai ser surpresa se o tal do orifício acabar se sobrepondo a um botão de um app, só para dar um exemplo.

Huawei Nova 4

O notch está ali para abrigar uma câmera de 25 megapixels e abertura f/2,0. É um componente que promete boa experiência com selfies e criação de avatares 3D (Qmojis) similares aos que existem em aparelhos como Galaxy S9 e iPhones mais recentes.

Só que, no quesito fotos, o Huawei Nova 4 deve chamar atenção por conta do seu trio traseiro de câmeras. Sim, são três. A principal traz o já mencionado sensor de 48 megapixels, além de lente com abertura f/1,8.

A Huawei diz que, graças ao Sony IMX586, o Honor View 20 vai ser capaz de gerar fotos com qualidade equivalente às imagens de câmeras DSLR, então dá para esperar o mesmo do Nova 4. Gravação de vídeos em 4K ou em câmera lenta com 960 frames por segundo estão entre os demais recursos encontrados aqui.

Há ainda uma câmera de 16 megapixels e abertura f/2,2. A lente aqui é uma grande angular com 117 graus de visão. Por fim, a terceira câmera traz 2 megapixels e abertura f/2,4. Trata-se de uma câmera de profundidade que, como tal, deve ajudar em registros com fundo desfocado. É uma abordagem que lembra mais a do Samsung Galaxy A7 do que a do Huawei P20 Pro — ambos contam com câmera tripla, mas propósitos um pouco diferentes.

Huawei Nova 4

Na ficha técnica do Huawei Nova 4 encontramos especificações típicas de um topo de linha, mas com uma característica ligeiramente decepcionante: ao contrário do que se esperava, o modelo não traz o novo processador Huawei Kirin 980, mas o antecessor deste:

  • Tela IPS de 6,4 polegadas com resolução de 2310×1080 pixels e notch circular;
  • Processador octa-core Kirin 970;
  • 8 GB de RAM;
  • 128 GB para armazenamento de dados;
  • Câmera frontal de 25 megapixels;
  • Câmera tripla traseira de 48 + 16 + 2 megapixels;
  • Bateria de 3.750 mAh com recarga rápida;
  • Leitor de digitais na traseira, NFC, USB-C, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.2;
  • Android 9.0 Pie com interface EMUI 9.0.1.

O Huawei Nova 4 já está em pré-venda na China. Por lá, o smartphone tem preço equivalente a US$ 490. Existe uma versão que troca a câmera de 48 megapixels por uma de 20 megapixels que custa algo em torno de US$ 450.

Com informações: Android Authority.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Welltton Siqueira

Depois verifica as coisas que tem no DXOMarc pra você ver. Muitos smartphones no mundo não estão lá e os testes deles é somente em modo automático...ou seja, não serve pra nada. Sem falar que os Xperias que tem lá, somente são intermediários!

Welltton Siqueira

O DXO Marc não testou o XZ2 PREMIUM e esses testes deles são somente feitos nos modos automáticos meu caro.
Outro detalhe é que esses app de testes como AnTuTu, Benchmark e etc...não servem pra nada pois tinha o iPh que era o melhor lá mas na frente, lado a lado com o S8+ ou XZ Premium, passava vergonha...eu testei pessoalmente.

Welltton Siqueira

Os Xperias XZ2 series e XZ3 por exemplo, assim como os anteriores, são os únicos a terem som 🔊 Stereo Surround Frontais além dos novos Dynamic Vibration System sendo únicos nisso, Super Slow Motion 960FPS Full HD, Gravação de vídeo em 4K Ultra HDR e Reprodução de vídeo em 4K Ultra HDR(XZ2 Premium), câmeras muito tops comparados aos de 3 Câmeras da Huawei, XZ2 Premium por exemplo além de ter a melhor tela com quase 1.000 PPI, tem Sensibilidade de ISO 12.800 para vídeos e 51.200 para fotos fazendo dele o melhor câmera fone em modo Manual. O XZ3 tem a melhor tela de LED mercado, à PLED, tecnologia das Bravia's...por fim são tantas coisas boas e únicas nesses smartphones além de suas conectividade com PS4, PS4 Pro, PS VR e etc...que fica difícil até de comparar o tanto de benefício que me conquistou à usar Sony. Ainda estou fazendo testes e pesquisando mas acredito que vou trocar em Janeiro pelo XZ2 PREMIUM ou pelo XZ3 por causa das muitas boas coisas que tem.

Amigo o xz2 premium nu cá foi o melhor é nenhum Sony chrgou no topo do dxmark. Samsung apple e Huawei estão infelizmente na frente.
PS: tenho um XZ1C

Welltton Siqueira

Mas não estão atrás mesmo! No final de 2016 ela lançou o XZ Séries e o XZ2 Premium por exemplo foi o mais inovador, melhor câmera, bateria, atualização de software, hardware em geral tanto que foi eleito nos salões especializados como o melhor smartphone do mundo em 2017, tendo o Super Slow Motion 960FPS HD, Tela 4K sendo o único capaz de reproduzir nessa Qualidade, Capacidade de Gravação em 4K HDR e agora em 2018 novamente como os melhores SMARTPHONES do mundo novamente com seus inúmeros recursos únicos e inovadores além de seu design diferenciado dos mais dos mesmos! Eu tive o Iphone X 256GB, passei pro Galaxy S8+ 128GB e depois de muitos testes com inúmeras marcas e dispositivos eu troquei pro XZ Premium que até hoje chuta em basicamente tudo em muitos dos concorrentes da Atualidade...seus Smartphones ultimamente nesses últimos 5 anos estão surpreendendo em todos os quesitos estando entre os TOP 5 sempre. Infelizmente os designs deles não tem agrado muitos consumidores, sem falar no fato dos lançamentos de 6 em 6 meses, algo que não os tem feito se saírem muito bem no mercado.

Legal amigo mas me refiro aos celulares da Sony que estão sempre atras dos concorrentes como o mercado demonstra a anos.

Welltton Siqueira

Meu Amigo! Se você não sabe! A Sony é simplesmente dona de 80% do mercado mundial de Sensores, Câmeras, Componentes, Lentes e inúmeras patentes há muitos e muitos anos e dona de tantas e tantas coisas que se fosse falar aqui não caberia...e de quebra ela ganha de todo lado, concorrentes e de todo mundo em todas as partes...se pagam ela bem, que mal tem? Se você não sabe! Até mesmo na área dos Games! Sem ela, nem Microsoft e nem Nintendo funciona porque seus códigos fontes e patentes, são existênciais e estremamente essenciais para serem lançados ou funcionarem! Ela testa seus dispositivos em outras marcas e faz melhor com os seus próprios produtos!
Mercado! Capitalismo!

nice guy

Vai levar um tempo ainda:

https://twitter.com/Univers...

IMX586 em um huawei antes da propria Sony. Mds como a Sony dorme...

André Gomez

Eu tinha entendido exatamente isso quando começaram as primeiras notícias sobre a câmera frontal da nova geração. Confesso que me decepcionou um pouco descobrir que os pixels não são desativados, e sim que há um buraco para a câmera.

Resta ver como será na prática e como o layout dos apps se adaptará a isso.

Ticano

Gostei de tudo, só podiam usar OLED na tela...

danbrg

Talvez se mudar o formato para imagem para 4:3 ou 16:9 não precise que a imagem fique por cima do notch.
Realmente estou gostando bastante do 5Z e a bateria é excelente, me surpreendeu mesmo. Embora eu use 4G o dia todo, um pouco de bluetooth e uma boa quantidade de vídeos, esse aparelho pode chegar a 7/8hs de tela numa boa (bem administrado).

Comentário Mil Grau℗

Eu achei que essa nova tendência seria da Samsung e desativaria os pixels quando o usuário quisesse usar a câmera frontal. Quando não estava usando ela os pixels ligariam novamente cobrindo toda a tela. Dependendo da posição desse notch circular e sua dimensão será melhor que os notchs criados atualmente.

Comentário Mil Grau℗

Possuo um Mi 8 SE onde o notch é gigante e posso dizer que estou uns 80% acostumado com ele, o único problema é quando eu vejo alguma imagem na galeria quando dou zoom, a parte do notch acaba por cortar um pouco da foto e preciso sempre tirar um pouco do zoom pra ver ela melhor. Se o Mi 8 SE tivesse o notch do 5Z seria perfeito pra mim, inclusive recomendo o 5Z para quem quer um flagship aqui no Brasil por um preço decente. Esse seu aparelho é top parsa!

Eduardo Braga

ao invés da câmera vai ter escrito motorola flutuando na tela

Exibir mais comentários