Brasileiros passam quase 1h por dia em redes sociais no trabalho; WhatsApp Web é líder de distração

Levantamento do ProdutivoApp também mostra que as pessoas são mais produtivas na segunda-feira

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 7 meses
iPhone antigo com WhatsApp (Imagem: Webster2703/Pixabay)

Nem todas as oito horas diárias no trabalho são usadas para… trabalhar. O software de produtividade ProdutivoApp divulgou um levantamento que mostra como os funcionários dividem o tempo na frente do computador. A pesquisa descobriu que 51 minutos por dia são gastos em redes sociais, plataformas de streaming e sites de compras, sendo que o WhatsApp Web é o líder de distração.

Segundo o estudo, baseado em 20 mil brasileiros monitorados pelo aplicativo, uma rotina diária de oito horas envolve 5h12min de atividades online relacionadas ao trabalho, 1h57min fora do computador (obrigado, cafeína) e o resto em distrações. O WhatsApp Web é o que mais toma tempo dos funcionários, ocupando em média 44% dos 51 minutos de procrastinação.

A lista de atividades online não relacionadas ao trabalho também é composta pelo YouTube, que representa 20% do tempo de distração, seguido pelo e-mail pessoal (18%), Facebook (11%) e Mercado Livre (7%).

A pesquisa ainda revela em quais dias da semana e horas do dia os funcionários são mais produtivos. Em regra, quanto mais próximo do sabadão e do fim do expediente, menos as pessoas produzem. O índice de eficiência é de 89% nas segundas-feiras, 78% nas terças e quartas, 82% nas quintas e 72% nas sextas, de acordo com o software.

Já com relação aos horários, o período da manhã (das 9h às 12h) apresenta o maior índice de eficiência, com 83% do tempo sendo gasto para produzir. Depois do almoço, das 13h às 15h, a taxa cai para 79%. E, no final da tarde, entre 15h e 18h, o rendimento fica em 74%, em média.

Esses números só não valem para funcionários do Tecnoblog, onde todos gastam 100% do tempo para trabalhar, inclusive meu chefe, que vai ler isto aqui.

Receba mais sobre Brasileiros na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados