Início » Curiosidades » Brasileiros passam quase 1h por dia em redes sociais no trabalho; WhatsApp Web é líder de distração

Brasileiros passam quase 1h por dia em redes sociais no trabalho; WhatsApp Web é líder de distração

Levantamento do ProdutivoApp também mostra que as pessoas são mais produtivas na segunda-feira

Paulo Higa Por

Nem todas as oito horas diárias no trabalho são usadas para... trabalhar. O software de produtividade ProdutivoApp divulgou um levantamento que mostra como os funcionários dividem o tempo na frente do computador. A pesquisa descobriu que 51 minutos por dia são gastos em redes sociais, plataformas de streaming e sites de compras, sendo que o WhatsApp Web é o líder de distração.

Foto por Webster2703/Pixabay

Segundo o estudo, baseado em 20 mil brasileiros monitorados pelo aplicativo, uma rotina diária de oito horas envolve 5h12min de atividades online relacionadas ao trabalho, 1h57min fora do computador (obrigado, cafeína) e o resto em distrações. O WhatsApp Web é o que mais toma tempo dos funcionários, ocupando em média 44% dos 51 minutos de procrastinação.

A lista de atividades online não relacionadas ao trabalho também é composta pelo YouTube, que representa 20% do tempo de distração, seguido pelo e-mail pessoal (18%), Facebook (11%) e Mercado Livre (7%).

A pesquisa ainda revela em quais dias da semana e horas do dia os funcionários são mais produtivos. Em regra, quanto mais próximo do sabadão e do fim do expediente, menos as pessoas produzem. O índice de eficiência é de 89% nas segundas-feiras, 78% nas terças e quartas, 82% nas quintas e 72% nas sextas, de acordo com o software.

Já com relação aos horários, o período da manhã (das 9h às 12h) apresenta o maior índice de eficiência, com 83% do tempo sendo gasto para produzir. Depois do almoço, das 13h às 15h, a taxa cai para 79%. E, no final da tarde, entre 15h e 18h, o rendimento fica em 74%, em média.

Esses números só não valem para funcionários do Tecnoblog, onde todos gastam 100% do tempo para trabalhar, inclusive meu chefe, que vai ler isto aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paçaro

Eu tô usando o Digital Wellbeing do Android Pie, mas se você procurar por "usage tracker" out algo assim na Play Store você encontra outras opções.

Fábio Nogueira

Qual o app?

Cristina Nascimento

Aí adeus distração..

Cristina Nascimento

Best chefe ever! Trabalharia tranquila e produtiva em uma empresa como o Tecnoblog..😉

Dyorgio Nascimento

Para quem quer uma opção além da citada no post segue uma solução que funciona em mac e linux também, alem de registrar horas fora da estação de trabalho (como reuniões e apoios aos colegas): www.neocodesoftware.com.br
P.S: Jaba.

Carlos Eduardo

Se tivesse pego a galera do meu serviço esses números seriam bem maiores.. kkk

Paçaro

As coisas estavam fugindo do controle aqui. Percebi isso quando baixei um app pra monitorar uso de outros apps. Eu tava ficando muito tempo no Instagram, Facebook e sites de notícias (culpa do disqus).

Desinstalei o Facebook, agora vou usar só pra postar fotos pra família ver. Só entro em site de notícias fora do expediente, usando o Twitter como se fosse um feed RSS. Parei de seguir 90% do que seguia no Instagram.

Basta um pouco de autocontrole pra tirar todo esse lixo da vida.

João

Eles tem que bloquear o twitter aí tb.

Lucas Santos

Pior que onde trabalho o Whatsapp é usado como meio de comunicação interno, infelizmente. Então quando estou no Whats é justamente por estar trabalhando.

Gedson Junior

Por isso que em países decentes a carga horária está diminuindo. A empresa paga pro funcionário não produzir.

Eliézer José Lonczynski

Acaba que a pessoa fica mais no celular do que no computador rsrs

Eliézer José Lonczynski

É impossível se manter 100% produtivo em uma jornada de 40 horas semanais. Na minha experiência rendo mais por 4, 5 horas de trabalho focado do que 8 horas tentando ficar focado, quando estou preocupado com alguém da minha vida pessoal, com trânsito, com algum outro compromisso pendente.

Gertrudes, a Lhama

Ainda bem que não sou desses.

Thiago Mobilon

Tecnoblog é a empresa mais eficiente do Brasil

https://uploads.disquscdn.c...

Seraph

Aqui na empresa eu tive que usar Proxy mesmo, tudo bloqueado

Exibir mais comentários