Início » Mobile » Como localizar e bloquear um celular roubado ou perdido

Como localizar e bloquear um celular roubado ou perdido

Serviço Encontre Meu Dispositivo permite localizar, bloquear ou apagar os dados de um celular Android desaparecido, saiba como

Por
19/12/2018 às 16h39

Seu celular Android sumiu, e você não sabe como o localizar? É possível localiza-lo tanto se você apenas o perdeu, e não sabe onde ele está, ou se ele foi furtado ou roubado, com um serviço do Google muito útil baseado na interface do Google Maps.

Com ele, você pode não só encontrar o gadget, como bloquea-lo ou até mesmo apagar todos os dados armazenados se houver informação sensível no aparelho.

Map / Pin / Pexels

Neste tutorial, você vai aprender a como localizar um celular Android perdido, furtado ou roubado com o serviço Encontre Meu Dispositivo do Google (ou Find My Device), que permite também ao usuário bloquear ou apagar todos os dados do gadget.

O que é preciso para localizar um celular Android?

O Android possui um recurso, chamado Encontre Meu Dispositivo que pode ser acessado de duas formas:

Tais ferramentas, semelhantes ao Find My iPhone, são essenciais para evitar fraudes.

Para utilizar o recurso, no entanto, o pequeno Android desaparecido deve atender às seguintes exigências:

  • Estar ligado;
  • Estar logado em uma conta do Google;
  • Estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi;
  • Estar visível no Google Play, como uma opção para a instalação de apps;
  • Estar com a opção de localização ativada;
  • Estar com o app Encontre Meu Dispositivo instalado e ativado.

Caso qualquer uma dessas situações não seja atendida, o Android não poderá ser rastreado, nem ter seus dados apagados ou ser bloqueado remotamente. Entretanto, foi possível encontrar um celular apenas visível na Google Play, sem o app instalado.

Como localizar um celular Android

Caso o celular atenda a todas as exigências, você poderá localiza-lo. Este é o primeiro passo para ter certeza de que ele foi apenas perdido, estando em um canto da sua casa que você não faz ideia, ou esquecido na casa de um amigo ou estabelecimento.

  1. Acesse o serviço Encontre Meu Dispositivo e entre com a mesma conta do Google logada no celular desaparecido;
  2.  Se você tiver apenas um dispositivo Android, ele será o único listado. Se tiver mais de um, selecione o correto na lista na parte superior;
  3. Feito isso, o celular receberá uma notificação;
  4. No mapa do Encontre Meu Dispositivo, será exibida a localização aproximada do gadget, ou pelo menos a última localização conhecida;
  5. Para fazer com que o celular toque um som, facilitando encontra-lo, clique em Reproduzir Som. Ele tocará por cinco minutos, até ser desbloqueado.

A partir daqui, será possível bloquear o celular ou limpar todos os dados.

Como bloquear ou limpar um celular roubado ou perdido

Se o celular Android foi perdidoroubado ou furtado, e ele pôde ser localizado pelo Encontre Meu Dispositivo, você pode fazer duas coisas: bloquear o dispositivo, o que impede seu uso mas ainda permite o rastreio ou apagar todos os dados.

Apagar tudo impossibilita o rastreio no futuro e só deve ser usado em último caso, quando não há chances de recuperar o celular perdido.

Como bloquear um celular Android

Este método é mais indicado para casos de perda do celular.

  1. Após localiza-lo pelo Encontre Meu Dispositivo, clique em Proteger Dispositivo;
  2. Feito isso, você sairá da conta no gadget e ele será bloqueado com o PIN, padrão ou senha que já tenham sido configurados (caso não exista, é possível configurar um). Você pode fazê-lo exibir uma mensagem, com seus dados para que quem o encontrou possa devolvê-lo.

Simples assim.

Como limpar os dados de um celular Android

Este é o método mais seguro, mas um último recurso, mais indicado para casos de furto ou roubo.

  1. Após localiza-lo pelo Encontre Meu Dispositivo, clique em Limpar Dispositivo;
  2. Com isso, todos os dados do dispositivo (exceto os contidos no cartão microSD, se presente no celular) serão apagados, e ele voltará às configurações originais.

E pronto.

Com essas dicas, você será capaz de localizar, bloquear ou apagar os dados de qualquer celular Android desaparecido. Se você estiver logado com sua conta no Google Chrome, digite “find my device” (sem as aspas) no Google e acesse direto.