Início » Mobile » IA do Google remove milhões de comentários e avaliações falsas da Play Store

IA do Google remove milhões de comentários e avaliações falsas da Play Store

Foco é de policiamento automático, mas o Google pede que usuários também sinalizem manualmente

Por
13 semanas atrás

O Google anunciou nesta semana que utilizará inteligência artificial para filtrar os comentários e as avaliações que são publicadas na Play Store. O objetivo é de remover as avaliações que são falsas e até tentar coibir comentários que são feitos com base em pagamento ou algum incentivo de quem desenvolve.

O gigante das buscas dividiu a lista de problemas que encontra na Play Store em três categorias. A primeira engloba todo comentário que contém palavras de ódio ou que não as palavras não condizem com o app/jogo. A segunda é a de avaliações falsas, que levanta as avaliações que são fomentadas para levantar a moral do produto, ou um ataque de uma estrela que tem como objetivo derrubar a avaliação geral.

A última é a avaliação incentivada, que são feitas por pessoas de verdade, só que com incentivo de quem desenvolve ou um terceiro – geralmente este tipo de comentário é pago em dinheiro ou com alguma compra dentro do jogo.

As três possibilidades são enquadradas pelo aprendizado de máquina que o Google sabe muito bem como utilizar. Em apenas uma semana, o Google afirma que já removeu milhões de avaliações e comentários da Play Store, além de milhares de aplicativos que listados como de baixa qualidade, por conta de comentários suspeitos.

Além da forma automática de policiamento do que acontece dentro da loja de apps e jogos, é possível avaliar comentários, sinalizando o conteúdo como inapropriado, spam ou com informação que não auxilia em seu desenvolvimento.

Com informações: Google.

Mais sobre: , ,