Início » Internet » Google nega ter sabotado Microsoft Edge alterando código do YouTube

Google nega ter sabotado Microsoft Edge alterando código do YouTube

Ex-estagiário da Microsoft diz que Google mudou código do YouTube e prejudicou Edge; empresa diz que foi apenas um bug

Felipe Ventura Por

O Google mexeu no código do YouTube para prejudicar navegadores como o Edge? Joshua Bakita, ex-estagiário de engenharia de software da Microsoft, acredita que sim. Ele acusa a gigante das buscas de "ficar fazendo mudanças em seus sites que os quebram em outros browsers". O YouTube nega. O Edge vai adotar a tecnologia por trás do Chrome em 2019.

Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

Em um post no Hacker News, Bakita afirma que o Google adicionou um "elemento div vazio e oculto por cima dos vídeos do YouTube" que prejudicava um recurso criado pela Microsoft. "Antes disso, nossa aceleração de vídeo bastante avançada nos colocava bem à frente do Chrome em tempo de reprodução de vídeo usando bateria", diz ele.

"Mas quase no momento em que o Google quebrou as coisas no YouTube, eles começaram a anunciar o domínio do Chrome sobre o Edge em duração de bateria tocando vídeos", ele alega. No entanto, não conseguimos encontrar nada a respeito.

Bakita foi estagiário entre maio e agosto de 2018. Nesse período, a própria Microsoft lançou um vídeo em que o Edge supera o Chrome em autonomia ao fazer streaming de vídeos da Netflix.

Google diz que YouTube tinha bug no código

Segundo Bakita, "o YouTube recusou nossa solicitação para remover o div vazio e não deu mais detalhes". Mas o Google diz ao The Verge que o elemento div em branco era apenas um bug que foi corrigido.

"O YouTube não adiciona código projetado para anular as otimizações de outros navegadores, e trabalha rapidamente para corrigir erros quando são descobertos", diz o YouTube em comunicado. "Nós nos envolvemos regularmente com outros fornecedores de browsers por meio de órgãos de padronização, do projeto Web Platform Tests, do projeto Chromium de código aberto e muito mais para melhorar a interoperabilidade entre navegadores."

A Microsoft, por sua vez, não comenta as alegações específicas feitas por Bakita. Ela apenas afirma em comunicado que "o Google vem sendo um parceiro prestativo e estamos ansiosos pela jornada enquanto trabalhamos no futuro do Microsoft Edge".

Microsoft desiste de engine própria e adota Chromium

O engenheiro de software Jeremy Noring explica no Medium que já precisou colocar um elemento div vazio em um player de vídeo, mas para resolver um problema de compatibilidade com o Internet Explorer.

Para Noring, a aceleração de vídeo do Edge não era realmente avançada porque não conseguia "lidar com um caso de teste terrivelmente óbvio... como um elemento por cima". Ele também critica a implementação da Microsoft para a tag video do HTML5 e do padrão WebRTC para voz e vídeo em tempo real.

A Microsoft vai migrar o Edge para o Chromium, usado por concorrentes como Opera, Vivaldi e o próprio Chrome. A mudança, que será realizada ao longo de 2019, promete oferecer maior compatibilidade com os sites já existentes. Também será possível instalar o navegador no Windows 7 e 8.1, além de usar extensões do Chrome.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nautica
Desde de quando? Que eu saiba eles possuem uma plataforma de anúncios no Windows, e também o Bing Ads, além de que se não me engano eles possuem parceria com a Plataforma do Facebook.
goktugz
lucasnobrebs no but
Luís Felipe
então é pra Microsoft continuar investindo no ARM 32bits?
paulo yan
Pois é. Esse exquema milionário ainda virar alvo da Lava Jato. Tecnoblog golpixxta! kkkk
paulo yan
Criticando o coleguinha sem saber, hum, que feio! kkkk #pas
FastSloth87
Descobri, é o uBlock. Desativei e funcionou. Estranho que no Chrome não acontece isso mesmo com o uBlock ativado.Edit: Testei com uBlock ativado, funcionou normal agora, sei lá, tem macumba aí. Blz, tô com o Firefox e sem problemas, WIN!
Eliézer José Lonczynski
É fato que o desempenho é muito inferior no Edge.. a MS malandra agora vai usar as mesmas tecnologias de código aberto do Chrome, quebra o site agora FDP
Di Almeida
Acabei de testar e aqui não acontece esse problema.
jacob
Aqui é tranquilo também, só o uso de memória que deu um salto gigantesco nos últimos tempos.
jacob
É, não dá pra defender muito eles dessa vez.
Corvo
M$ fez isso por anos com o IE, quem era desenvolvedor web a uns anos atrás lembra do parto que era fazer os sites funcionarem bem em todos navegadores e o IE era sempre o diferentão, só estão provando do próprio veneno.
Eglon Henrique Costa
Microsoft monetiza com ADS do Google...
Kodos Otros
Ah vou testar isso.
FastSloth87
Tenta clicar num link de tempo que alguém tenha colocado nos comentários, no Chrome a tela rola pra cima sozinha pra vc ver o video, no Firefox isso não acontece, aí tu perde tempo rolando pra cima manualmente.
Gertrudes, a Lhama
Fiquei sabendo que o TB tá recebendo milhões da Google pra incentivar o uso do Chrome!Como vc acha que arranjaram dinheiro pra comprar o Meiobit?
Ivo Machado
No Linux a pior experiência está no Chromium e companhia, eles não utilizam a aceleração por hardware e é impossível rodar um vídeo 1080p60 sem travamentos enquanto o Firefox roda liso
Nope
Microsoft é muito boazinha. Ela deveria bloquear qualquer ads da Google na plataforma Windows. Seria o pior pesadelo pra empresa "don't be evil".
Lucas Alves
Quem teve Windows Phone/Windows Mobile conhece essa prática faz tempo...
John Smith
E aquela página "básica", horrível do buscador do Google, que até pouco tempo atrás era carregada no Firefox ao invés da interface "rica", com cards e tudo mais que era exibida no Chrome? (era só alterar o user agent que o Firefox carregava ela normalmente)E o Facebook que por algum motivo exibe imagens de baixa qualidade no Firefox mas no Chrome carregam normalmente?Não duvido nada dessa história aí ser verdade mesmo, não.
Arnold
aqui no google chrome aparentemente roda de boas 1080p 60fps é um i3 segunda geração 6gb de ram, vc tem que ver quando vc assistir um vídeo clica com o direito em cima do mouse, e clica em "estaticas para nerds" e lá em ultimo vai estár "Dropped Frames" que é justamente onde mostra a fluiedez deixe o video rodando e vai olhando aqui por exemplo estáva 87/3679 ou seja, enviou 3679 frames a 60fps e manteve 60fps mas desses todos 87 frames cairam abaixo dos 60fps geralmente cai pra 59, 58, se vc tiver muitos frames caindo abaixo dos 60fps ai sim, vc não tem fluidez pq começa a travar...
Daniel
A própria Microsoft fez pouco caso do que foi dito pelo estagiário, ainda disse que o Google é "um parceiro prestativo". E pq então os usuários vão comprar essa briga? Como afirmado pelo Norin, a Microsoft consegue criar um recurso de "aceleração de vídeo" tão maravilhoso e não consegue lidar com um div trapalhão na página. Eu sempre fui Mozilla, mas tenho que afirmar que ela está chateadíssima pela Microsoft estar indo de Chromium, portanto vai apoiar qualquer coisa contra essa parceria.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Dois...
Edson
Só uma coisa que Google não consegue fazer funcionar melhor no Chrome é o player em vídeos 1080p de 60 fps, que funciona de forma mais fluida no Edge, pelo menos no meu PC.Isso acontece porque o Chrome dá preferência ao codec VP9, independentemente de sua GPU suportar ou não. Como sua GPU não suporta a decodificação em VP9, fica a cargo do processador a tarefa de decodificá-lo, o que, dependendo do seu processador, acaba causando lag.Já o Edge, antes de habilitar o suporte ao VP9, verifica se sua GPU suporta decodificar vídeos neste codec. Caso contrário, o suporte ao VP9 é desativado. Por isso, o Edge consegue executar vídeos em 1080p e 60fps, enquanto o Chrome não consegue.
Kodos Otros
Sério? Uso no Firefox tranquilamente, sem problema algum.
Luandersonn Airton
O YouTube é terrível no Firefox e um lixo no Edge. Por 'coincidência', esses problemas nos navegadores não-Chrome são mais comuns nos sites do Google. Hum...
Kodos Otros
Cara nem faz sentido a Google perder tempo boicotando aquele browser que nasceu morto.A incompetência da MS foi a culpada pela morte dele.
Alisson Santos
Todo mundo sabe que o Google faz alguma coisa para o YouTube funcionar melhor no Chrome. Não só o Edge fica mais lerdo ao usar o site, mas o Firefox também. Alguns elementos visuais também ficam diferentes, como a barra de rolagem, mas este ponto não interfere na usabilidade. Só uma coisa que Google não consegue fazer funcionar melhor no Chrome é o player em vídeos 1080p de 60 fps, que funciona de forma mais fluida no Egde, pelo menos no meu PC.
Jairo ☠️
Resumindo , nem a MS se incomodou , ou seja , continuam parceiros.felizes -)
Fábio Moser
O curioso é que o Tecnoblog só se "atentou" a esta notícia depois que o Google se pronunciou dizendo que seria um suposto bug. E o mais curioso ainda é o silêncio do Tecnoblog sobre o posicionamento de Chris Peterson da Mozilla, que reafirma o que o engenheiro da Microsoft disse, mostrando que o mesmo acontece com o Firefox.Don't be evil, Tecnoblog.
Lucas Nobre Silveira
Todo mundo sabe que é verdade, ainda que neguem. Há anos que a Google vem fazendo isso pra manter o monopólio no ramo mobile, não seria surpresa ela fazer isso pra manter o domínio no ramo de browsers.
Jonas S. Marques
O WindowsPhone foi sabotado por uma outra gigante da tecnologia, acho que era Microsoft o nome. Ah, sim, era Microsoft mesmo.
Breno
Assim como o Windows Phone foi sabotado pela Alphabet Inc., o alvo da vez é o Microsoft Edge. Mas ninguém pode falar nada sobre a Google....