O que é um pixel morto?

Um defeito comum em telas, um pixel morto é um pixel defeituoso que não tem conserto e se torna incapaz de reproduzir luz

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
imagem representando pixels
Pixels mortos não possuem conserto. (Imagem: Michael Maasen / Unsplash)

Um pixel morto (dead pixel) nada mais é do que um pixel defeituoso, incapaz de reproduzir luz e que permanece totalmente apagado, se destacando dos demais. Esse problema é irreversível, e mais comum em monitores, TVs e celulares com telas LCD, mas também ocorre em displays OLED.

Em um monitor LCD ou OLED, o pixel morto pode se apresentar como um ponto preto na tela.

Diferente do que acontece com um disco rígido, onde uma trilha defeituosa pode afetar toda a unidade de armazenamento, os pixels de uma tela de monitor ou de celular são independentes; caso um apresente defeito, apenas ele não acenderá.

Qual a diferença entre pixel morto, quente e preso?

Um pixel morto é diferente de um pixel quente (hot pixel) e de um pixel preso (stuck pixel), que ainda funcionam e podem ser corrigidos.

  • Pixel quente: ocorre quando há algum problema na camada de cores do display e é mais perceptível nos monitores IPS LCD. Ele fica permanentemente aceso na cor de fundo, no caso, ele se torna um pontinho branco sólido.
  • Pixel preso: fica permanente aceso em uma das três cores básicas do padrão RGB. Ou seja, ele se apresenta como um pontinho sólido vermelho, verde ou azul. Existem ferramentas capazes de corrigir um stuck pixel, como a JScreenFix.
Um pixel morto pode ser consertado?

Não. Um pixel morto é incapaz de reproduzir luz, não é possível consertá-lo. É importante saber identificar um pixel morto para não confudi-lo com um hot pixel ou stuck pixel, que têm conserto.

O que causa um pixel morto?

Geralmente, um dead pixel é um defeito de fabricação e pode ser causado por uma pequena falha na montagem do display que afeta os transistores, impedindo a chegada de energia a um determinado ponto da tela. No entanto, o pixel morto também pode ser consequência do desgaste dos componentes da tela ou de impactos no display.

Existe garantia contra pixel morto?

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se sobrepõe a qualquer norma ISO internacional, e define que os fabricantes são obrigados a trocar o produto na garantia por qualquer defeito apresentado, mesmo que este seja apenas um pixel morto.

O que fazer quando um pixel morto aparece na tela?

Se o produto está na garantia, contate a assistência técnica do fabricante. De acordo com CDC, ele é obrigado a fornecer um novo produto livre de defeitos. Caso o procedimento seja recusado, é possível entrar com uma ação em um Juizado Especial Cível (JEC).

Se o produto estiver fora da garantia, no entanto, há pouco o que fazer. Você pode levá-lo na assistência para trocar o display inteiro, um procedimento caro e que, muitas vezes, não compensa o valor pago, quando comparado a comprar um dispositivo novo.

O grande problema é que os pixels mortos tendem a aparecer conforme o dispositivo envelhece, tanto pelo uso quanto por um defeito pré-existente. Ainda assim, não há o que fazer se o defeito aparecer depois do fim da garantia, a não ser abrir a carteira.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LCD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados