Como criar um filtro geográfico no Snapchat

Criar um filtro geográfico é uma das coisas mais legais no Snapchat e que ainda não está disponível nos aplicativos no Facebook

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Snapchat - iPhone

Uma das coisas mais legais no Snapchat — e que ainda não deu as caras nos produtos do Facebook — é o filtro geográfico. Sim, eu ainda uso o Snapchat… Lá você pode fazer seus próprios filtros direto do aplicativo do Snapchat para celebrar um momento especial (desde um casamento até o aniversário do seu cachorro) limitando em um mapa o uso do filtro de foto a quem está no local em que ocorre a festa ou celebração.

Os filtros geográficos se baseiam na sua localização naquele momento. Além de criar ou usar um filtro de um evento privado, todos podem até contribuir com filtros comunitários. Para usar os filtros baseados em local você precisa autorizar o rastreio.

  1. Vá até as configurações do seu celular;
  2. Ative a Localização “enquanto estiver usando o aplicativo”;
  3. A partir desse momento, você vai poder ver e usar filtros geográficos.

Caso não apareçam determinados filtros baseados em localização como temperatura, velocidade ou horário, confira se eles estão na seleção de Adesivos (Stickers) do Snap.

Filtros ou lentes?

Os filtros funcionam com as câmeras traseiras dos celulares, servem para mostrar o que ocorre nos eventos. As lentes, ao contrário, funcionam com as câmeras frontais, e você também pode criá-las. Porém, existem maior conhecimento técnico na plataforma.

filtro ou lente - snapchat

Como criar um filtro geográfico no Snapchat

O preço do seu filtro geográfico é calculado com base na duração, no tamanho e na demanda por aquela área naquele momento (existe uma espécie de competição local).

Você também pode criar filtros mais complexos e totalmente exclusivos, começando do zero, no seu programa de edição favorito, depois enviar no site (create.snapchat.com).

filtros complexos snapchat locais

Mas se você quer algo simples e rápido, veja como criar filtros geográficos direto do aplicativo, usando molduras semi-prontas que você pode editar e personalizar agora.

Guarde um tempo para fazer isso, o processo é um pouco longo.

  1. Na tela inicial (câmera), toque no ícone do seu perfil;
  2. Toque no botão de engrenagem (⚙️) para ir até suas “Configurações”;
    Configuracoes Snapchat App
  3. Toque em “Filtros e Lentes” e selecione “Começar”;
  4. Toque no botão “Filtro” para criar um novo filtro;
    filtro ou lente snapchat
  5. Escolha o motivo da sua celebração:
    feriados,
    casamentos,
    aniversários,
    festas
    Despedida de solteiro(a),
    Chá de bebê,
    Date Night,
    Rascunhos salvos (criações anteriores);
  6. Selecione um dos templates prontos para começar;
    Tema filtro snapchat
  7. Edite seu Filtro (adicione texto e adesivos);
  8. Adicione um Friendmoji 👯  (você pode decorar seu filtro com um Bitmoji);
  9. Toque no botão de check (☑️) quando estiver pronto;
    Editar filtro geografico Snapchat
  10. Dê um nome ao Filtro (algo fácil de reconhecer);
  11. Agende com horário e data de início e fim (pode durar de uma hora até semanas);
  12. Determine a área que quer cobrir com seu filtro (local);
    Arraste os pontos da cerca geográfica para alterar o formato, e pince dois dedos para mudar o tamanho. O preço muda automaticamente com essas alterações.
    Local filtro snapchat
  13. Confira com atenção todos os dados no pedido antes de terminar;
  14. Toque em “Enviar” para mandar seu filtro para aprovação;
  15. Quando ele for aprovado, você será avisado e, só então, confirme seu pagamento.

Se você quiser comprar um filtro que dure mais de 180 dias, você tem a opção de comprar um filtro anual. Essa opção está disponível na maior parte dos Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita, França, Catar, Kuwait, México, Alemanha, Áustria, Bélgica, Irlanda, Líbano, Espanha, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Noruega, Suécia e partes dos Emirados Árabes Unidos. Infelizmente, o Brasil não aparece no compilado de locais.

Tipos de filtros geográficos não aprovados pelo Snapchat

Se você optou por criar um filtro geográfico (principalmente o comunitário) e ele não foi aprovado, são vários os motivos pelos quais pode ter sido rejeitado, como por exemplo:

Conteúdo não original: tudo deve ser 100% originais (no caso de filtros criados do zero). Não são permitidos logotipos e marcas comerciais, inclusive brasões escolares.

Não é visualmente interessante ou útil o suficiente: todos os filtros enviados devem despertar o interesse das pessoas em querer utilizá-los. Em se tratando de um filtro público, qualquer pessoa dentro da área demarcada pode acessar o filtro no Snapchat.

Não relevante ou abrangente demais: restrinja-se ao âmbito local. Não tente, por exemplo, cobrir um país ou estado inteiro. O Snapchat diz que considera cidades inteira. Mas, quanto maior a cidade, maior será a exigência em termos de qualidade para o filtro ser aceito.

Descrição insuficiente: se não for autoexplicativo, explique o por que ele é importante.

Formatado incorretamente (PNGs): verifique-se o seu filtro se encaixa em um retângulo de 1080 por 2340 pixels. O arquivo também não pode ser pesado demais (acima de 300 kb).

Não tem fundo transparente: o filtro deve ser exportado com um fundo transparente. Um erro comum geralmente cometido é exportar com um fundo opaco. Você pode reenviar corrigido.

Você também pode se interessar por:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Snapchat na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados