Início » Brasil » CNH digital pode ser gerada através do celular sem ir ao Detran

CNH digital pode ser gerada através do celular sem ir ao Detran

CNH digital pode ser obtida de graça por quem tiver carteira de motorista com QR Code; veja como fazer no iPhone e Android

Por
20/12/2018 às 13h42

A CNH digital poderá ser gerada gratuitamente usando apenas o celular. Ela permite levar sua carteira de motorista no smartphone, mesmo offline, mas antes era difícil de obter: você precisava ir até um posto do Detran, ou usar um certificado digital que quase ninguém tem. No entanto, é preciso esperar: o aplicativo está sendo atualizado aos poucos no iPhone e Android.

CNH eletrônica

CNH eletrônica

A partir desta quinta-feira (20), a CNH digital poderá ser obtida de graça pelos 26 milhões de brasileiros que possuem a versão mais recente da carteira de motorista em papel, emitida a partir de maio de 2017. Basta ver se a sua tem um QR Code impresso na parte interna.

Funciona assim: você baixa o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escaneia o QR Code da sua CNH. Então, é preciso fazer uma validação biométrica usando a câmera do smartphone para provar que é você solicitando o documento. Informe seu número de celular e pronto, a CNH digital estará em seu dispositivo — ela ficará disponível mesmo offline, sem conexão à internet.

CNH digital exige validação biométrica da Serpro

“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital”, diz o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em comunicado. “Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran.”

A validação biométrica facial é feita usando um sistema da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A estatal também desenvolveu o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital), versão eletrônica do documento de licenciamento disponível no Distrito Federal, Ceará, Rondônia e Goiás.

Até o momento, cerca de 620 mil CNHs digitais foram emitidas no Brasil. Enquanto isso, mais de 60 milhões de pessoas possuem carteira de habilitação no país. Quem não tiver a versão mais recente do documento, com QR Code, precisará emitir uma segunda via. O preço varia dependendo do estado; isso custa R$ 42,41 em São Paulo.

CNH digital - modelo

Como gerar a CNH digital no iPhone ou Android

Se você tiver uma carteira de motorista com QR Code, siga estes passos para obter a CNH digital no celular ou tablet:

  • baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store (iOS) ou Google Play (Android);
  • faça o cadastro no aplicativo, e realize a confirmação clicando em um link enviado por e-mail;
  • faça login no aplicativo e toque em Adicionar documento, que será a CNH digital;
  • escolha a opção Pelo celular (há também as opções “com certificado digital” e “sem certificado”);
  • escaneie o QR Code que fica na parte interna da CNH em papel;
  • faça a verificação biométrica usando a câmera do dispositivo;
  • informe seu número de celular para liberar a CNH digital;
  • crie uma senha de quatro dígitos que deverá ser digitada toda vez que a CNH digital for utilizada.

Atualização às 16h29: diversos usuários relatam problemas ao tentar gerar a CNH digital. O Ministério das Cidades diz em comunicado ao Tecnoblog que “já foi solicitada a atualização do sistema para que seja sanado o problema”.

A Serpro, por sua vez, informa que o aplicativo já foi atualizado, mas o update será distribuído aos poucos pela Apple e pelo Google. “A nova versão do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, com a funcionalidade para gerar a CNH pelo dispositivo móvel, já foi encaminhada para as lojas iOS e Android; estamos aguardando a disponibilização”, diz o comunicado.