Início » Brasil » Não é mais preciso ir ao Detran para gerar a CNH digital pelo celular

Não é mais preciso ir ao Detran para gerar a CNH digital pelo celular

CNH digital pode ser obtida de graça por quem tiver carteira de motorista com QR Code; veja como fazer no iPhone e Android

Felipe Ventura Por

A CNH digital poderá ser gerada gratuitamente usando apenas o celular. Ela permite levar sua carteira de motorista no smartphone, mesmo offline, mas antes era difícil de obter: você precisava ir até um posto do Detran, ou usar um certificado digital que quase ninguém tem. No entanto, é preciso esperar: o aplicativo está sendo atualizado aos poucos no iPhone e Android.

CNH eletrônica

CNH eletrônica

A partir desta quinta-feira (20), a CNH digital poderá ser obtida de graça pelos 26 milhões de brasileiros que possuem a versão mais recente da carteira de motorista em papel, emitida a partir de maio de 2017. Basta ver se a sua tem um QR Code impresso na parte interna.

Funciona assim: você baixa o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escaneia o QR Code da sua CNH. Então, é preciso fazer uma validação biométrica usando a câmera do smartphone para provar que é você solicitando o documento. Informe seu número de celular e pronto, a CNH digital estará em seu dispositivo — ela ficará disponível mesmo offline, sem conexão à internet.

CNH digital exige validação biométrica da Serpro

"A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital", diz o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em comunicado. "Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran."

A validação biométrica facial é feita usando um sistema da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A estatal também desenvolveu o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital), versão eletrônica do documento de licenciamento disponível no Distrito Federal, Ceará, Rondônia e Goiás.

Até o momento, cerca de 620 mil CNHs digitais foram emitidas no Brasil. Enquanto isso, mais de 60 milhões de pessoas possuem carteira de habilitação no país. Quem não tiver a versão mais recente do documento, com QR Code, precisará emitir uma segunda via. O preço varia dependendo do estado; isso custa R$ 42,41 em São Paulo.

CNH digital - modelo

Atualização às 16h29: diversos usuários relatam problemas ao tentar gerar a CNH digital. O Ministério das Cidades diz em comunicado ao Tecnoblog que "já foi solicitada a atualização do sistema para que seja sanado o problema".

A Serpro, por sua vez, informa que o aplicativo já foi atualizado, mas o update será distribuído aos poucos pela Apple e pelo Google. "A nova versão do aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito, com a funcionalidade para gerar a CNH pelo dispositivo móvel, já foi encaminhada para as lojas iOS e Android; estamos aguardando a disponibilização", diz o comunicado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan
Galera, o erro do meu é na hora da validação do ROSTO. Eu pisco de um lado, pisco do outro, depois sorrio, conforme manda a biometria online, porém aparece a seguinte mensagem:RECONHECIMENTO FACIAL INCOMPATÍVEL COM A CNH, ESGOTADAS 7 tentativas de 10ou seja, só tenho mais 3 tentativas. Alguém tem alguma dica do que eu possa fazer?eu não estou com o rosto tão diferente da minha foto da CNH, não sei porque tá dando isso.
miekemeskens
cassiorox I do not agree
disqus_qYyPvssvtk
thiagoalvarenga ):
RABUGENTO SFQNS
Procurei no celular por CNH digital e encontrei. Baixei o app e instalei. É necessário que a CNH já tenha o QR CODE. O sistema pede para tirar algumas fotos para confirmar se é você mesmo na CNH. Em alguns Estados também já podem ser inseridos os documentos do veículo no sistema. SP e RJ ainda não.Meu celular é Android.
disqus_kUCeIlV5PS
thiagoalvarenga why
Anderson Rodrigues
Pra mim também deu problema, mas depois que fui no site do Denatran e fiz o cadastro foi de boa, não me lembro o passo a passo correto, mas deu certo. Pelo que vi o essencial é ter a carteira com o QR code...
Anderson Rodrigues
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Anderson Rodrigues
Pra mim também deu isso, mas depois que fui no site do Denatran e fiz o cadastro foi de boa, não me lembro o passo a passo correto, mas deu certo. Pelo que vi o essencial é ter a carteira com o QR code...
Porto Velho
A minha consegui emitir sem ir no Detran e sem certificado digital nenhum. Só fui no site do Detran daqui do estado e liberei o acesso ao meu celular.
Caleb Enyawbruce
Agora foi, galera. Chegou atualização pro app e aí apareceu a opção de validar pelo celular. Deu certo aqui tbm. Show!
Carlos Caique
Galera acabei de cadastrar a minha CNH aqui pelo QR cod, bem fácil!
Douglas Rodrigo
fui na playstore e vi que tinha uma atualização disponivel para o aplicativo, atualizei e algumas travadas depois, deu certo
Mota
Então não serve para nada. Foi parado no comando e mostrei documentos digital os mesmo informou que não serve para nada e que ele aplica um multa porque estava sem habilitação. Depois tive que tirar da minha carteira de habilitação . Então não serve para nada isso só perca de tempo
Eliézer José Lonczynski
Se mais de 10% já estão habilitados para a CNH digital então estamos bem.
Alexandre Gassi
Idem https://uploads.disquscdn.c...
Alexandre Gassi
Aqui tambem (ios)https://uploads.disquscdn.c...
Alexandre Gassi
Vamos aguardar pois aqui não é atualizado a 2 semanas
Alexandre Gassi
Aqui tambem não esta liberadohttps://uploads.disquscdn.c...
Tic Tac
Obrigado pela info.Funcionou blz.
Cassio
Quando acessei a matéria, realmente não deu certo, ainda pouco apareceu a atualização na play store e na sequência deu certo.Muito bom essa praticidade, ir na agência do DETRAN para utilizar um app pra mim era impraticável.Vale lembrar que atualmente é possível usar a CNH digital e Titulo de eleitor digital para viajar de avião em voos nacionais.
Emanuel Vidal
E pq não liberam sem ter que pedir uma segunda via já que todos dados já foi gravado no banco e pq não fazer como o eTitulo que não precisa ir ao cartório basta baixar o App e confirmar os dados mas como eles querem ganhar dinheiro sagrar mais inda os brasileiros. Como eu tenho a antiga não vou pagar quase 50$ só pra ter a nova deixarei pra renovar a CNH!
Sérgio De Oliveira
Parabéns, tive um probleminha no início, mas agora atualizou, ótimo aplicativo foi muito fácil a instalação e deu tudo certo, PARABÉNS AOS DESENVOLVEDORES DO SISTEMA.
Thiago Miranda
App acabou de atualizar, funcionou de boa.
J Janz
No caso dos documentos digitais mencionados o importante é o QR Code. Pra ser mais seguro, mal devia ter a simulação do documento na interface, só um QR Code ou, pra um passo extra e mais rápido de segurança, QR Code BEM proeminente e a foto do cara num deslizar pro lado / pra baixo, sem nem nome nem nada.
Thiago Alvarenga
atualizou! agora foi
jokerpo
Segundo a desenvolvedora na Play Store só funciona pra novos cadastros, ou seja, continua sendo inútil pra mim e uma boa parcela que já se cadastrou antes.
J Janz
Tô esperando alguém dizer que colocou uma foto na frente da câmera na parte da biometria pra se passar pela pessoa (mesmo que seja a própria, pra testar)...
José Paulo Santos
Agora funcionou
evefavretto
Olha, eu ainda prefiro tem também o documento de papel.
Robert Rey
Já está funcionando no Android
Corvo
Hmm sei lá, eu como trabalho com tecnologia sei bem que um pedaço de papel é infinitamente mais confiável que um gadget, o CRLV dobrado ocupa menos espaço que um cartão, eu carrego dentro do plástico da CNH, até mesmo o titulo de eleitor que uso a cada 4 anos fica o tempo todo na minha carteira.
Robert Rey
App no Android foi atualizado
Robert Rey
Liberou no Android. App atualizado!
Rodolfo Arruda Filho
Um pouco perdido eles né? Pq no momento que é liberado na Store e no Play é liberado geral, não tem essa de aos poucos. O que parece que eles divulgaram a info antes de as lojas disponibilizarem a nova versão. Agora então é aguardar o update nas stores para ver se está de fato funcionado.Obrigado pelos updates.
Robert Rey
Obrigado pela atualização Felipe, ainda no aguardo.
Eduardo Feijó
Pode ser... e é ótimo! Uns dias atrás eu não encontrava a minha CNH, fui no CFC e me orientaram a não fazer uma segunda via, uma vez que eu tinha a eletrônica.
Felipe Ventura
A Serpro diz que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito já foi atualizado, mas o update está sendo distribuído aos poucos pela App Store e pelo Google Play. O texto foi atualizado.
Robert Rey
A CNH eu nem faço tanta questão, mas o CRLV é uma mão na roda. Documento grande e que ocupa boa parte da carteira. Poder deixar em casa é uma benção.
David Marques Neves
O APP ainda não tem as opções citadas, está como antes.
Corvo
Ta aí (mais) uma coisa que não me pega, isso deve servir pra essa geração hipster que esquece até as calças em casa mas não o celular.
Rodolfo Arruda Filho
Serpro, no ultima dia util do ano para funcionario publico? Ahahahahha Agora só em 2019
Felipe Ventura
O Ministério das Cidades diz em comunicado ao Tecnoblog que “já foi solicitada a atualização do sistema para que seja sanado o problema”. Também entramos em contato com a Serpro.
Caleb Enyawbruce
Atualizaram a materia. O problema está sendo verificado pelo Ministerio das Cidades.
Robert Rey
A informação pode até ser verídica, mas não procede na data de postagem dessa matéria.
Jhon
CNH digital + CRLV digital + Apple Pay = praticamente não precisar sair de casa com carteira
William
Aqui deu certo e nem precisou essas frescuras de escanear o QR Code, nem verificação biométrica usando a câmera do dispositivo e nem informar número de celular para liberar a CNH digital.Fiz o cadastro, criei a senha e o pin e apareceu a opção de baixar a carteira para o dispositivo.Minha carteira é do DETRAN/RS.
Eric Obana
Ainda precisa do certificado digital!!! atualize a matéria com a data de 2050
CAIO ALEXANDER HALL NIELSEN
Após ler a matéria me animei, mas infelizmente não está funcionando ainda, está solicitando ida ao Detran.
Clauz Jardim
ainda nao funciona!!
Kidforever
Fiz todos os passos e não consegui. Tem que ir no Detran do mesmo jeito.
Aerolitos
Mentira!!! Tentei fazer e não aparece opção pelo celular!
evefavretto
No RS eu tenho a impressão que quando fazem a renovação o pessoal dos CFC e DETRANS estão atualizando os dados pra já liberar a CNH Digital. Todo mundo que eu conheço que tem o modelo novo conseguiu ativar sem ir no DETRAN
Cleber Miranda
Aqui ainda pede o Certificado. Ou seja, ainda não esta funcionando...
Fabio Paradinha
Pra mim apareceu uma mensagem dizendo Cadastro Incompleto, e que eu preciso validar meu cadastro no DETRAN da minha região.
Lynxer10
ainda nao funciona como descrito na reportagem. Continua dizendo que precisa ir ao Detran e nao aparece a opção celular... esperar alguma atualização do app.
Eduardo Feijó
Aqui no RS não precisa ir no Detran/Denatran... fiz meu cadastro pela internet, e no app bastei entrar com o usuário e senha para aparecer a CNHe.
Paçaro
Aqui no Windows Phone is aparece.
Eduardo Drechmer
O meu deu certinho, mas não vi nada de biometria. A chave de acesso ficou somente pelos 4 dígitos.
paulo rodolfo
Dia 20/12 ainda não encerrou.. Aguardar pra ver a pizza q vai vim!! !
Caleb Enyawbruce
Visitei o site onde deveria ser ativado o cadastro, só que lá diz que preciso ir ao DETRAN :/https://portalservicos.dena...
Fabio Crepaldi
Fizeram a reportagem dizendo que agora tudo é pelo aplicativo, só esqueceram de avisar ao DENATRAN. Também não consegui pelo Android.
Daniel Alencar
Se não atualizarem o app não adianta de porcaria nenhuma. E nas etapas daí do próprio artigo a tal “verificação biométrica” vem depois da etapa “ir ao detran”. ?????
Deibson Oliveira
Em Pernambuco não precisa ir no Detran desde o primeiro dia da CNHe.
Thiago Alvarenga
app Android atualizado dia 04/12, sem a opção de celular
Caleb Enyawbruce
Mesma coisa aqui :/ fui seco na farofa e dei com a cara na porta
Fabiano Douglas
Aqui tbm não, nem android nem iOS
Maurício Castro
No Android a mesma coisa.Edit: Testei hoje 21/12 ás 08h00, foi atualizado e funcionou.
Lucas Ribeiro
Mesmo problema aqui. Certificado digital ou ir em um Detran. A opção 'pelo celular' non ecziste.
Mickão
Finalmente o recurso ganhou a comodidade que faltava!
Maurício Castro
Aqui também
Bil
A opção não aparece no iPhone. Continuo empacado na tela em que explica a necessidade do certificado digital.
Rodolfo Arruda Filho
Baixei o App aqui no iPhone mas nao aparece a opção pelo celular não...
Paçaro
Já não era sem tempo. Era meio óbvio que a esmagadora maioria não teria a mínima vontade de ir no Detran.
Caleb Enyawbruce
Sensacional!! Agora sim faz sentido!! Lêluia*EDIT: se funcionasse seria bom
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Antes tarde do que nunca.