Início » Jogos » Justiça manda suspender jogo Bolsomito 2K18 após pedido do MP

Justiça manda suspender jogo Bolsomito 2K18 após pedido do MP

No jogo, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro espanca feministas, negros e gays; ele ainda está disponível no Steam

Felipe Ventura Por

O jogo Bolsomito 2K18 não poderá ser vendido nem distribuído pelo Steam, da Valve, após uma ordem da Justiça brasileira. O pedido foi realizado pelo MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) no início de dezembro. O game, em que o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro espanca feministas e negros, ainda segue disponível.

O desembargador Álvaro Ciarlini, do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), escreve em sua decisão que o jogo Bolsomito 2K18 “promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

A Espec (Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial) do MPDFT pediu a suspensão de Bolsomito 2K18 em 4 de dezembro. Pouco tempo depois, a BS Studios mudou o nome do jogo para apenas Bolsomito. O pedido só foi acatado na última quarta-feira (19).

Liberdade de expressão “não abrange discurso de ódio”

Usando uma versão de Bolsonaro em pixel-art, o objetivo é ganhar pontos ao espancar e matar mulheres, negros, membros da comunidade LGBT, políticos, integrantes de movimentos sociais, entre outros. Para o MPDFT, o jogo viola o direito da personalidade de Bolsonaro, expondo “o país de forma negativa no cenário internacional”; além de fomentar o ódio em relação às minorias.

Frederico Meinberg, promotor de Justiça e coordenador da Espec, diz em comunicado que a decisão servirá com precedente para futuras decisões, por concluir que “a manifestação do pensamento na internet não abrange o discurso de ódio”.

Esta é a descrição do jogo no Steam:

Derrote os males do comunismo nesse game politicamente incorreto, e seja o herói que vai livrar uma nação da miséria. Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país. Muita porrada e boas risadas. (…)

O jogo é inspirado no atual momento político brasileiro e tem como protagonista um cidadão de bem que está cansado da crescente corrupção e inversão de valores que abala a sociedade.

Seu objetivo principal é acabar com os líderes do temido exército vermelho, responsável por alienar e doutrinar grande parte da nação, para que defendam e lutem por suas causas terríveis. No entanto, para chegar nos cabeças da organização, o Bolsomito deverá enfrentar diferentes grupos que tinham como missão defender o povo, mas hoje, nada mais são que marionetes do exército vermelho.

Bolsomito ainda está disponível no Steam, com desconto de 56% devido à promoção de fim de ano na loja.

Com informações: MPDFT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sarah Brumley

Hello❤
https://google.com/#btnI=ru...
My id #572143

silentkill777

Vinda de você. 😉

Alexandre Querido

Comprei só de pirraça, rsrs

Felipe Valente

Pesaram a mão no jogo... Liberdade de expressão acaba quando se ofende a livre manifestação do outro. Não era nem pra ter entrado no catálogo.

Thiago Mocci

Havendo realmente essas questões, veja bem, nem se encaixa no que estávamos discutindo. Essa questão de "tráfico de influência" que é possível argumentar, mas se há desvio de dinheiro, "ganhos indevidos" (não entendi) e sonegação fiscal, não é algo abstrato como "comentário de ódio", tem que ser comprovado e punido, não depende de boicote nesse caso.

Tales Cembraneli Dantas

MI MI MI dos dois lados, uns achando um absurdo proibir e chamando de "liberdade de expressão" e outros achando o jogo um absurdo... Gente é só um jogo, é uma piada, humoristas fazem isso o tempo todo, consome quem quer, vc tem todo direito de achar ridículo e, sei lá quem queira, tem o direito de jogar eu acho uma tremenda babaquisse e de muito mal gosto tanto o jogo quanto os discursos contra ele.

Maria B Amanda

EM VEZ DE OBTER UM EMPRÉSTIMO, OBTENHA UM CARTÃO EM BRANCO E SEJA RICO EM MENOS DE 7 DIAS!

Veja como funciona!
Você sabe que pode invadir qualquer máquina de cartões Atm com cartões Blank Atm?
Faça a sua mente antes de aplicar, negócio direto ...

Nós temos cartões de Atm especialmente programados que podem ser usados ​​para hackear as máquinas Atm Nation Wide,
Os cartões Blank Atm podem ser usados ​​para retirar em qualquer Atm Cards ou Swipe Machines, em lojas e máquinas POS.

Nós vendemos estes cartões para todos os nossos clientes e compradores interessados ​​em todo o mundo, o Blank Atm Cards tem um limite de retirada diário de $ 5.500 em qualquer cartão Atm Machines e limite de gastos de até $ 50.000 em online e lojas dependendo da sua escolha de Cartões Atm que você encomendar cartões também pode ser usado em qualquer outro cyber hack {Services}

Aqui estão os nossos nomes de bancos e cartões Atm que oferecemos:

1 [CARTÕES SKYMILES

Thiago Mocci

O que a Havan fez pra receber um boicote? Se o boicote não teve força é porque maioria discorda que houve algo errado.

Leonardo Feelckins

disse e abordou tudo!

Thiago

Por que não fazem um jogo sobre a máfia do PT? Daria um bom jogo baseado em fatos reais

Charles Lins

Ainda da pra baixar?

Eduardo Soares

Ninguém quer expor sua liberdade de expressão atacando Maomé.

Vitor Hugo

AI PESSOAL: a maior burrice que vocês lerão na internet hoje.

Alefe Biohazard

O "povo" AINDA acredita que liberdade de expressão é liberdade para ofender e ridicularizar quem pensa diferente. E pior: pregar o ódio. Liberdade de expressão pré-supõe respeito, e a sua liberdade termina quando passa a ofender a liberdade do outro.

Paul

Mds, já ia comentar isso...

Exibir mais comentários