Início » Jogos » Justiça manda suspender jogo Bolsomito 2K18 após pedido do MP

Justiça manda suspender jogo Bolsomito 2K18 após pedido do MP

No jogo, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro espanca feministas, negros e gays; ele ainda está disponível no Steam

Por
44 semanas atrás

O jogo Bolsomito 2K18 não poderá ser vendido nem distribuído pelo Steam, da Valve, após uma ordem da Justiça brasileira. O pedido foi realizado pelo MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) no início de dezembro. O game, em que o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro espanca feministas e negros, ainda segue disponível.

O desembargador Álvaro Ciarlini, do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), escreve em sua decisão que o jogo Bolsomito 2K18 “promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

A Espec (Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial) do MPDFT pediu a suspensão de Bolsomito 2K18 em 4 de dezembro. Pouco tempo depois, a BS Studios mudou o nome do jogo para apenas Bolsomito. O pedido só foi acatado na última quarta-feira (19).

Liberdade de expressão “não abrange discurso de ódio”

Usando uma versão de Bolsonaro em pixel-art, o objetivo é ganhar pontos ao espancar e matar mulheres, negros, membros da comunidade LGBT, políticos, integrantes de movimentos sociais, entre outros. Para o MPDFT, o jogo viola o direito da personalidade de Bolsonaro, expondo “o país de forma negativa no cenário internacional”; além de fomentar o ódio em relação às minorias.

Frederico Meinberg, promotor de Justiça e coordenador da Espec, diz em comunicado que a decisão servirá com precedente para futuras decisões, por concluir que “a manifestação do pensamento na internet não abrange o discurso de ódio”.

Esta é a descrição do jogo no Steam:

Derrote os males do comunismo nesse game politicamente incorreto, e seja o herói que vai livrar uma nação da miséria. Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país. Muita porrada e boas risadas. (…)

O jogo é inspirado no atual momento político brasileiro e tem como protagonista um cidadão de bem que está cansado da crescente corrupção e inversão de valores que abala a sociedade.

Seu objetivo principal é acabar com os líderes do temido exército vermelho, responsável por alienar e doutrinar grande parte da nação, para que defendam e lutem por suas causas terríveis. No entanto, para chegar nos cabeças da organização, o Bolsomito deverá enfrentar diferentes grupos que tinham como missão defender o povo, mas hoje, nada mais são que marionetes do exército vermelho.

Bolsomito ainda está disponível no Steam, com desconto de 56% devido à promoção de fim de ano na loja.

Com informações: MPDFT.

Mais sobre: , ,