Como usar duas telas no PC com Windows

Saiba como configurar o Windows para usar dois monitores, e a estenda a sua Área de Trabalho com um periférico desocupado

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Monitores Odyssey G7, G5 e G3 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)
Monitores Odyssey G7, G5 e G3 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Usar duas telas no PC é uma maneira muito útil de melhorar sua produtividade no dia a dia. Ao conectar outro dispositivo em um notebook, por exemplo, o usuário aumenta seu campo de visão e passa a ter controle de mais janelas e programas de uma só vez. A seguir, veja como ativar o recurso no Windows.

Tempo necessário: 5 minutos

Nos dias atuais, a grande maioria dos notebooks tem entrada HDMI. Já no caso dos computadores, isso depende da placa de vídeo — ela é responsável por ligar o seu PC em outro monitor. Para usar duas telas no PC, faça o seguinte:

  1. Conecte o monitor

    Primeiramente, conecte o monitor adicional à saída de vídeo de seu computador e ligue-o. Por padrão, o Windows irá clonar a Área de Trabalho no segundo monitor, e você terá a mesma imagem nas duas telas. Não é o que queremos, e sim utilizar uma das telas como uma extensão;

  2. Acesse as configurações de tela

    Dê um clique direito na Área de Trabalho, e depois em “Configurações de exibição” (Windows 11), “Configurações de tela” (Windows 10) ou em “Resolução da tela” (Windows 7, 8 e 8.1);Como usar 2 monitores no Windows

  3. Organize suas telas

    Na nova janela, o Windows irá exibir os monitores conectados, cada um identificado com um número. Para saber qual monitor é qual, clique no botão “Identificar”. Os números atribuídos serão exibidos em cada um dos monitores.

    É possível trocar a identificação dos monitores, mudando o segundo monitor para ser a tela principal, de “2” para “1”. Isso é útil para melhor organizar sua Área de Trabalho. Para isso, selecione o monitor que deseja usar como “1” e marque a caixa “Tornar este meu vídeo principal“;Como usar 2 monitores no Windows

  4. Conclua a configuração

    Por fim, escolha a opção “Estender estes vídeos“, clique em “Aplicar” e depois em “Manter alterações” para confirmar a nova configuração.Confirme as alterações para concluir o processo

E pronto.

Feito isso, você terá uma Área de Trabalho única, mas estendida para os dois monitores.

Entretanto, é preciso lembrar que todos os apps e programas que abrir serão exibidos na tela principal, que você definiu como “1”, e eles só ocuparão ambos monitores quando estiver em tela cheia, ou se arrastados manualmente com o mouse.

O que fazer quando o segundo monitor não é reconhecido?

Caso seu monitor não seja reconhecido é possível resolver de algumas maneiras.

A primeira delas é apertando as teclas “Windows + P” para abrir a ferramenta de projeção, localizada na barra lateral. Ao abrir, selecione a opção “Estender” entre as opções disponíveis para que a segunda tela passe a funcionar.

Contudo, pode ser que não resolva em alguns casos, sendo necessário atualizar os drivers da sua placa de vídeo.

Por que usar duas telas no PC?

Usar duas telas no PC pode te ajudar no dia a dia. É possível ter o controle de mais programas, além de abrir outros aplicativos e até mais janelas do navegador de uma só vez. Esse recurso pode facilitar usuários que precisam deixar inúmeros documentos abertos no computador.

Qual tecla apertar para duplicar a tela do monitor

Para duplicar a tela do monitor aperte “Windows + P” simultaneamente. Na sequência, nas opções disponíveis, escolha entre “Duplicar” ou “Estender“.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados