Como mSpy é usado para espionar celulares [livre-se dele]

Aplicativo espião vê fama crescer todos os anos; mSpy é legal mas tem gente que não é e você pode checar seu celular agora mesmo

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Smartphone / Pixabay

O mSpy é um aplicativo aterrorizante que serve para espionar celulares. Podia ser exatamente esse o texto que acompanha a descrição do app, mas não exatamente. Quando instalado em um Android ou iOS (iPhone) — com ou sem root e jailbreak — pode rastrear chamadas, dados de localização e toques de teclado. Isso não é de hoje e não tem nada de ilegal, desde que você e o dono do aparelho concordem em fazê-lo.

Todo os anos o assunto vem à tona, mas a empresa que fornece existe desde 2007.

O aplicativo é destinado ao monitoramento de funcionários em telefones de empresas para fins de segurança e para os pais preocupados com seus filhos hiperconectados. As razões são legítimas. Mas, como sempre, tem gente usando para fins inescrupulosos. A mSpy opera em vários países, inclusive no Brasil, e cobra um dinheiro alto no serviço.

Um alerta no site da empresa diz assim:

“Ao instalar o mSpy, você confirma sua intenção de usar esse software legalmente, isto é, você instalou o mSpy no seu próprio dispositivo, no dispositivo do seu filho menor de idade ou o proprietário do dispositivo concordou em ser monitorado”, diz.

Ha, ha. [1] 🤣

Em outro lugar no site oficial, a mSpy se refere ao seu aplicativo como uma ferramenta de escuta para coletar evidências, referindo-se ameaçadoramente ao usuário de um telefone como “alvo”. O mSpy também afirma que seu software é “100% indetectável”.

Esconder-se não deveria ser necessário se todos tiverem sido informados de que estão sendo monitorados conforme eles mesmos sugerem e nós destacamos aqui em cima.

Este trecho diz:

“Uma vez instalado no smartphone ou tablet alvo, o nosso rastreador de celular começa a monitorar tudo, incluindo chamadas, localização via GPS, e-mails, mensagens de texto, conversas, fotos e vídeos. Ele bloqueia remotamente sites e aplicativos inapropriados, previne a ligação de contatos indesejados (…). Esse espião de celular vai alimentar sua mente com a informação que está procurando, não importa onde esteja. O software de rastreio de celular mSpy não deixa rastros, o que significa que pode rastrear um celular e seu usuário não vai notar nada”.

Eita. [1] 😱

No final do site, porém, há uma “observação importante”:

“Por favor entenda que softwares de rastreio de celular são legais somente para o monitoramento de crianças e empregados. Pensando em usar o mSpy para obter evidências da infidelidade do seu cônjuge? Sem o consentimento dele? Pense novamente. Não é para isso que esse software foi feito”, alerta.

Ha, ha. [2] 🤣

Felizmente, o aplicativo requer acesso físico para instalação e isso complica um pouco as coisas se o objetivo é que ele seja usado de maneira indevida e/ou sem autorização. Mas já é possível instalar remotamente, em alguns casos. E isso não para por aí.

Como funciona o mSpy?

O mSpy suporta as plataformas de software: iOS, Android, MacOS e Windows. Ostenta mais de 1.000.000 (um milhão) de clientes; todos pagantes. Não tem versão grátis.

O app coleta informações do dispositivo alvo e envia para o Painel de Controle acessível de qualquer navegador para quem está pagamento pelo monitoramento online.

mspy

Depois de verificar a compatibilidade do sistema com o “celular alvo”, escolher o plano de assinatura e fechar a com a compra, é enviado um e-mail com login e senha para o Painel de Controle. Basicamente você precisará ter acesso físico completo e autorizado ao celular, abrir o navegador, digitar o link e baixar o novo aplicativo.

O mSpy é compatível com:

  • Android 4 (Ice Cream Sandwich) ou superior;
  • iOS 7, iOS 8 e iOS 9 (inclusive com jailbreak);
  • iOS 7, iOS 8, iOS 9, iOS 10 e iOS 11 (sem jailbreak).

Você pode checar a compatibilidade de qualquer telefone no site da mspy (neste link).

Whatsapp mSpy / Divulgação

O “mSpy” e o “mSpy sem jailbreak” são duas soluções separadas para iOS. Sem o desbloqueio, porém, as funcionalidades são limitadas. O mesmo acontece com o smartphones e tablets Android. O monitoramento de mensageiros instantâneos, como o WhatsApp e o Telegram, funciona somente em Androids que tenham feito root.

Como o mSpy se esconde no celular?

Após a instalação, o aplicativo mSpy vai funcionar “silenciosamente”. O ícone que aparece após a instalação do mSpy não permite ajustar configurações ou alterar qualquer coisa no aplicativo, ele só está ali para constar. E, sobre isso, há duas opções: mantê-lo ou não na tela inicial. O suficiente para confundir um usuário comum.

Mais uma vez, a empresa pontua que se você tiver dúvidas sobre a legalidade do uso que pretende fazer do mSpy, procure um advogado. O mSpy não fornece aconselhamento jurídico e fica por sua conta e risco fazer bobagens que sejam puníveis.

É possível instalar o mSpy remotamente…

No Android, o acesso físico é necessário. Já no iOS, sem jailbreak (e com recursos de rastreio limitados) é possível fazer uma instalação remota usando as credenciais do iCloud. Mas a fabricante avisa que o acesso pode ser necessário se o Backup do iCloud não estiver ativado no iPhone ou no iPad. Caso o iOS tenha jailbreak, são necessários de 5 a 15 minutos de acesso físico ao dispositivo para que a instalação seja bem sucedida.

Se você leu até aqui, a essa altura do campeonato, deve já estar preocupado e checando se tem algo diferente no seu celular que possa ser um sinal do mSpy ou similar.

A sua sorte é que sim, dá para saber. O mspy usa a loja do Cydia que libera a instalação de aplicativos não oficiais no iPhone, no iPod e no iPad, desbloqueados por jailbreak.

Bingo [1]. ✅

Como saber se instalaram o mSpy no meu celular

A mSpy afirma que se você notar uso ilegal do software nos seus aparelhos (por iniciativa de terceiros), pode avisar a companhia imediatamente. O que é feito depois, não se sabe.

As instruções abaixo também são da mSpy, e permitem desinstalar o aplicativo. Se você suspeitar que o mSpy está instalado ilegalmente no seu celular, pode fazer o seguinte:

Dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod):

  1. Vá até Cydia;
  2. Em “Instalados”, toque em IphoneInternalService;
  3. Escolha a opção “Modificar”;
  4. E, então, “Remover”.

Dispositivos Android:

  1. Vá até “Configurações” do Android;
  2. Em “Segurança”, acesse “Administradores do Dispositivo”;
    O mSpy deve aparecer entre os aplicativos que administram o Android.
  3. Em “Atualizar Serviço”, escolha “Desativar” (isso impede o acesso de outros);
  4. Volte às “Configurações” e vá em “Aplicativos”;
    O spy deve aparecer entre os seus aplicativos do Android.
  5. Em “Atualizar Serviço”, toque em “Desinstalar”.

Quanto custa o mSpy?

O mSpy cobra pelo acesso por mês e o valor pode ir de R$ 114 a R$ 187, dependendo do tipo de plano que o espião escolher. A versão mais barata do sistema não dá acesso ao conteúdo de mensageiros e redes sociais, mas a versão premium é capaz de fazer absolutamente tudo desde que o seu bolso esteja bastante cheio.

Geo-fencing mspy

Delimitação Geográfica, Keylogger, acesso ao WhatsApp, Snapchat, Instagram, Facebook Messenger, Skype, Telegram, Tinder, iMessage, Hangouts, e outros mensageiros menos populares. Também emite alertas por palavras-chave e transmite todos as suas ações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre mSpy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados