Início » Carro » Uber deixa de exibir preços antes da viagem para alguns usuários

Uber deixa de exibir preços antes da viagem para alguns usuários

Uber não está mostrando preço da corrida para algumas pessoas no Brasil; empresa diz que se trata de um erro

Felipe Ventura Por

A Uber não está mostrando o preço da corrida para alguns usuários no Brasil. O aplicativo pede que você insira a origem e o destino, permite escolher entre diferentes serviços — Juntos, UberX, Select, Black — mas não revela quanto vai custar. A empresa diz que isso se trata de um erro.

Imagem por @rafacst

Diversos usuários recorreram ao Twitter para reclamar que o aplicativo do Uber não mostra o preço da corrida antecipadamente. “Agora só dá para ver o preço da viagem depois que um motorista aceita”, afirma uma usuária. “Cadê o preço das corridas? Totalmente inviável sem saber o preço antes”, diz outro.

O app pergunta se você quer continuar sem saber a tarifa, avisando que será possível ver o preço assim que um motorista aceitar a corrida. Quando há tarifa dinâmica, o app também pede para você confirmar, mas mostra apenas o multiplicador — não o valor total da viagem.

Uber pede para confirmar a corrida sem mostrar o preço (imagens por @rafacst e @raniellidepp)

Na maioria dos casos, a conta oficial da Uber responde o seguinte no Twitter: “sentimos muito por essa situação; informamos que nosso time responsável já foi acionado”.

A explicação mais detalhada, no entanto, é esta:

Nosso time de engenharia está trabalhando para resolver essa questão. Por ora, pedimos que você desinstale o aplicativo em seu celular e instale novamente e, se após isso, o erro persistir, informe nosso suporte sobre isso acessando este link.

O Tecnoblog solicitou mais detalhes à Uber e atualizará o post com a resposta.

Uber cobra preço predefinido (e esconde tarifa dinâmica)

Uma das principais características do Uber é o “preço predefinido” (upfront pricing). Isso significa que o usuário fica sabendo do valor antes de confirmar a corrida, “sem se preocupar com contas complicadas nem surpresas”, segundo a empresa.

Ela explica em seu site oficial: “se você sabe o preço da passagem aérea antes de decolar, então por que viajar com a Uber seria diferente? Os preços predefinidos simplificam a viagem e permitem que você controle melhor os gastos”.

No entanto, desde 2016, a Uber não informa explicitamente a tarifa dinâmica em seu aplicativo. Você recebe apenas um aviso dizendo: “preços mais altos do que o normal”. É possível ver o multiplicador do preço (1,5x, 2x etc.) através do Google Maps.

Imagem por @raniellidepp

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

nathanharbin

gabriel_b_r ):

johndoe1981

Cartão virtual, como o Ourocard-e do Banco do Brasil.

johndoe1981

Falam tão mal do 99, mas ao menos nunca tive dor de cabeça com o app. Sempre o preço exibido foi o preço cobrado no final. Motorista fdp que aceita a corrida e cancela próximo de pegar o passageiro tem nos dois serviços. Uber além de bem mais caro, está vacilando com esses erros.

johndoe1981

Parei de ler em "bom e velho Taxi". Velho pode ser, mas bom tá é longe.

Baidu feat MC Brinquedo

Eu tenho Nubank, mas acredito que existam outros cartões com sistema de bloqueio semelhantes.

Oliveira

Puts, não mostrar para o cliente o preço da viagem é igual à não mostrar ao motorista o destino do passageiro para o motorista decidir se é viável ou não ir para aquele local, ta avacalindo a UBER .

Cristiano Oliveira

Pessoal, deixei de usar aplicativos com essa tabela dinâmica, isso é pura sacanagem! Voltei ao bom e velho Taxi, mais seguro, porém eu indico utilizar cooperativas, são sérios em atendimento, e algumas possuem seus aplicativos próprios! Que não utilizam a tal da tabela dinâmica, onde eu pesquisei e é contra lei.

Domingos Santos

Que legal PASSAGEIRO de UBER a maioria é tudo safado gosta de ferrar o motorista. A 99 não tem essas babaquice. #ubertofora

Renato Oliveira

Entendi. Valeu.

crypto four

Às vezes acho que a Uber trabalha para a 99 ou Cabify.

Alex Passos

Acredito que ele utilize Nubank, ou Digio, ou Santander ou qualquer outro com controle de limite pelo aplicativo, Renato. Usava muito isso tambem com meu nubank, mas com o tempo passou a ser desnecessário.

Ivan

Isso também já aconteceu comigo, a viagem seria de R$6,50 e terminou com R$18,00. Reportei para o Uber e 6 horas depois me mandaram um e-mail me pedindo desculpas e me deram 2 viagens grátis no Select.

John Smith

"Um erro" perfeitamente inserido na interface? Ah, vá.

Dialético Hipócrita

Seu comentário reflete um dos grandes problemas do país, aprendemos a ler e escrever, mas interpretação ainda deixa a desejar. O contexto do Post em si não é sobre o valor das tarifas ou a relação entre os prestadores de serviços semelhantes, e sim uma cobrança não transparente.

É justamente sobre o poder de escolha a que se refere, no entanto o usuário escolhe por um valor, mas no final paga por outro.

As empresas podem cobrar quanto quiserem, desde que seja transparente. Espero ter me expressado com mais clareza, no meu comentário anterior confesso que não fui tão assertivo.

"Mesmo o cão (um animal irracional), só expressa sua raiva, devido ao sofrimento que passou".

Ricmec

A UBER cobra uma ninharia pelo serviço. Você rosna com um cão raivoso, quando poderia usar seu direito de escolha, e usar TAXI... ah! Esqueci custa mais do dobro, né? Então paga a tarifa e não reclama.

Exibir mais comentários