Uber deixa de exibir preços antes da viagem para alguns usuários

Uber não está mostrando preço da corrida para algumas pessoas no Brasil; empresa diz que se trata de um erro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

ATENÇÃO: o texto abaixo é de 2018. Para saber sobre a falha mais recente da Uber, em 8 de fevereiro de 2021, clique aqui.

A Uber não está mostrando o preço da corrida para alguns usuários no Brasil. O aplicativo pede que você insira a origem e o destino, permite escolher entre diferentes serviços — Juntos, UberX, Select, Black — mas não revela quanto vai custar. A empresa diz que isso se trata de um erro.

Imagem por @rafacst

Diversos usuários recorreram ao Twitter para reclamar que o aplicativo do Uber não mostra o preço da corrida antecipadamente. “Agora só dá para ver o preço da viagem depois que um motorista aceita”, afirma uma usuária. “Cadê o preço das corridas? Totalmente inviável sem saber o preço antes”, diz outro.

O app pergunta se você quer continuar sem saber a tarifa, avisando que será possível ver o preço assim que um motorista aceitar a corrida. Quando há tarifa dinâmica, o app também pede para você confirmar, mas mostra apenas o multiplicador — não o valor total da viagem.

Uber pede para confirmar a corrida sem mostrar o preço (imagens por @rafacst e @raniellidepp)

Na maioria dos casos, a conta oficial da Uber responde o seguinte no Twitter: “sentimos muito por essa situação; informamos que nosso time responsável já foi acionado”.

A explicação mais detalhada, no entanto, é esta:

Nosso time de engenharia está trabalhando para resolver essa questão. Por ora, pedimos que você desinstale o aplicativo em seu celular e instale novamente e, se após isso, o erro persistir, informe nosso suporte sobre isso acessando este link.

O Tecnoblog solicitou mais detalhes à Uber e atualizará o post com a resposta.

Uber cobra preço predefinido (e esconde tarifa dinâmica)

Uma das principais características do Uber é o “preço predefinido” (upfront pricing). Isso significa que o usuário fica sabendo do valor antes de confirmar a corrida, “sem se preocupar com contas complicadas nem surpresas”, segundo a empresa.

Ela explica em seu site oficial: “se você sabe o preço da passagem aérea antes de decolar, então por que viajar com a Uber seria diferente? Os preços predefinidos simplificam a viagem e permitem que você controle melhor os gastos”.

No entanto, desde 2016, a Uber não informa explicitamente a tarifa dinâmica em seu aplicativo. Você recebe apenas um aviso dizendo: “preços mais altos do que o normal”. É possível ver o multiplicador do preço (1,5x, 2x etc.) através do Google Maps.

Imagem por @raniellidepp

https://twitter.com/loveworselfi/status/1076135260918824960

https://twitter.com/biapessoaguiar_/status/1076129258597167104

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados