A Microsoft fez um celular simples com visual de Windows Phone

Microsoft RM-1182 é um protótipo de dumbphone que roda interface semelhante ao Windows 10 Mobile

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft desistiu de fazer celulares com Windows há algum tempo, mas vez ou outra aparecem alguns protótipos de dispositivos Lumia que nunca se tornaram um produto real. Desta vez, temos o RM-1182: trata-se de um dumbphone que roda uma interface semelhante ao Windows 10 Mobile.

O Windows Central descobriu que este celular simples com a marca Microsoft tem diversas semelhanças em relação ao Windows 10 Mobile. Ele possui blocos dinâmicos (ou quase isso), ícones e botões iguais à linha Lumia, e até uma central de ações para ajustar o volume e o Bluetooth.

O Microsoft RM-1182 esteve em desenvolvimento ao longo de 2015, mesma época do Windows 10 Mobile. O menu principal é semelhante à tela Iniciar para smartphones Lumia; os blocos dinâmicos mostram o número de notificações perdidas de cada aplicativo (e mais nada). É possível reorganizar os ícones e até mesmo personalizar a cor de destaque usada ​​em todo o sistema.

Os aplicativos pré-instalados como Telefone, SMS, Contatos, Fotos e Câmera também têm a mesma aparência do Windows 10 Mobile. Há alguns apps da Microsoft, como Outlook e OneNote, que não funcionam mais.

Este celular possui tela de 2,5 polegadas, câmera de 2 megapixels com flash e bateria de 1.200 mAh. A traseira é feita de plástico e tem o mesmo logotipo de aparelhos Lumia mais recentes como o 950 e 550, que vêm com Windows 10 Mobile pré-instalado.

Microsoft vendeu divisão de celulares simples

A Microsoft comprou a divisão móvel da Nokia sob o comando de Steve Ballmer, mas acabou perdendo bilhões com essa estratégia. O CEO Satya Nadella decidiu reduzir os esforços da empresa em celulares, cancelando projetos como o Lumia 750 e Lumia 850.

Em 2016, a Microsoft cedeu os direitos para utilizar a marca Nokia à finlandesa HMD Global; e vendeu a divisão de celulares simples para uma subsidiária da Foxconn. A HMD vem lançando alguns dumbphones como o Nokia 106, Nokia 3310 e Nokia 8110.

Com informações: Windows Central. Última foto via NokiaPowerUser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados