Início » Celular » Samsung Galaxy S9 começa a receber Android 9 Pie com nova interface One UI

Samsung Galaxy S9 começa a receber Android 9 Pie com nova interface One UI

Android 9.0 traz novo visual da Samsung para Galaxy S9 e já está disponível para download em alguns países

Paulo Higa Por

A Samsung resolveu mandar um presente de Natal para alguns donos de Galaxy S9 e Galaxy S9+: a empresa começou a liberar nesta segunda-feira (24) a atualização para o Android 9 Pie, que também é responsável por trazer a nova interface One UI. A novidade já está sendo recebida por um grupo de usuários na Europa.

Samsung Galaxy S9

De acordo com o SamMobile, a atualização começou a ser notada na Alemanha, antes mesmo do prazo previsto: a Samsung havia informado que o Android Pie só seria liberado em meados de janeiro de 2019. Ela vale para os modelos SM-G960F (Galaxy S9) e SM-G965F (Galaxy S9+), ambos com processadores Exynos 9810 — diferente dos vendidos oficialmente no Brasil, com Snapdragon 845.

O download, que atualiza os celulares para as versões G960FXXU2CRLI e G965FXXU2CRLI, possui aproximadamente 1,7 GB. Ele traz, além do Android 9 Pie, o pacote mensal de correções de segurança do Android com data de 1º de dezembro de 2018, além do software One UI 1.0, que substitui a antiga interface Samsung Experience 9.0 (anteriormente conhecida como TouchWiz).

Samsung Galaxy S9 com Android 9 Pie

A atualização está sendo distribuída tanto para quem estava testando o Android 9 Pie quanto para quem ainda tinha o Oreo instalado. A novidade começou a ser recebida por usuários da Alemanha, mas já foi espalhada para a Eslováquia e os Países Baixos. Ainda não há previsão para que o modelo brasileiro receba a nova interface.

Se você possui um Galaxy S9 ou Galaxy S9+ comprado no Brasil, ainda não há muito o que fazer, a não ser aguardar. Caso tenha um modelo adquirido no exterior, com processador Exynos, é possível fazer o download da ROM alemã e instalá-la manualmente, por sua conta e risco.

As novidades do Android 9 Pie no Galaxy S9

As novidades por baixo dos panos do Android 9 Pie estarão disponíveis no Galaxy S9, como as melhorias de segurança, que restringem o acesso ao microfone, câmera e outros sensores quando um aplicativo estiver ocioso; o tema escuro; e as otimizações no consumo de energia, que envolvem a utilização de deep learning para entender seus hábitos e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços mais importantes.

Mas as grandes mudanças ficam por conta da One UI. Você vai notar que a interface adotou alguns elementos do novo Material Design. Isso inclui botões redondos nos ajustes rápidos, acima do painel de notificações; e cards brancos com cantos arredondados em vários lugares, especialmente nas configurações.

O principal objetivo da nova interface é permitir que você navegue com apenas uma mão (One, sacou?), o que tem se tornado complicado nos celulares com telas grandes. Os elementos com os quais você interage, como botões e menus, ficam na parte inferior para facilitar o acesso. No aplicativo de mensagens, por exemplo, a lista começa a ser exibida no meio da tela para você alcançar mais facilmente o SMS mais recente.

As abas, presentes em aplicativos como o do relógio, passaram por mudanças e foram movidas para a parte inferior da tela. As caixas de diálogo, que costumam exibir perguntas e avisos no meio da tela, também passaram para baixo. E tudo está mais colorido: por padrão, a mesma cor do aparelho será utilizada no sistema; isso poderá ser alterado pelo usuário, inclusive por um tema escuro.

A One UI será adotada nos próximos anos nos smartphones da Samsung, inclusive no celular dobrável, que deverá ser lançado em 2019. O Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 também receberão a nova interface.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

AlexHektor
ehjunior 5+
Wesley Holanda
E como você solucionou o problema? Pelo que vi na internet só trocando a placa mãe.
GLɢʟ〄ʙ∀ʟ〄ɪᴅDΞ®_BR
Ai e foda quando atualizei o GalaxyS7 do modelo SM-G930FD para o OREO via OTA no dia 08 de junho deste ano também os sensores todos pararam de funcionar estou SHAMESUNG!!
Celso
E nem dá pra dizer que temos algo realmente novo.Ignorando os ícones, o header ultra-espaçoso, as implementações já vindas do Android Pie e outras alterações sutis na interface, eu vejo a mesma TouchWiz Grace UX que veio com o Galaxy Note 7 em 2016.
Frederico Martins
De onde??? Kkkkkkkkk
hubertluqbiel
pauloyan yes but
Welltton Siqueira
Ooo empresinha retardada e lerda em atualizações viu...ainda bem que eu deixei o S8+ e abandonei o S9+ e o Note 9 ideia.Android pesado, cheio de tranqueiras desnecessárias e lento comparado aos Android's Puros e de algumas empresas como Huawei, One Plus, HTC e Sony viu...Até mesmo os Smartphones Série X da Sony de 2015 já estão rodando com o Android Pie 9.0 e até agora os tops da Sami nada. É igual a Maçã, só tem nome e um bando de Fã Bobos= Fanboys que mesmo tendo problemas mentem pra defender a marca cheia dos bugs.Gratidão Deus por ter testado tudo do mercado e trabalhar nisso á anos! Os novos tops da Maçã e Sami são bons, Abandonei os Iphone X 256GB por um S8+ mas estou muito mais feliz com meu XZ Premium e agora está chegando o XZ2 PREMIUM e O XZ3 pra mim da Europa, fresquinho fresquinho no ponto, recém saído do forno pra testar...huahuahuahua
Franco Luiz
Todo ano não, faz tempo que ela estava com a Samsung exp , ja estava na hora de algo novo
Paulo Augusto
Engraçado eu falei a verdade ai apagaram meu post né ... eu me arrependo de ter comprado o galaxy s8 plus nunca mais
Vegeta humilde
Aguardando no meu Note 9. Adorei a tela, mas é virtualmente impossível de usar com uma mão.
Wesley Holanda
Cuidado com atualizações da Samsung. Recebi meu s8 plus nesta quinta feira. dia 19, após atualizar o software, todos os sensores pararam de funcionar. Pesquisei a respeito e muita gente no mundo todo teve o mesmo problema Estão chamando a Samsung de ShameSung.
Lucas Henrique
Samsung muda a interface dela todo ano né? Quanto a isso, dá um banho no IOS e Android puro
Sombra
Sempre detestei as customizações da Samsung, mas admito que essa ferewo parece estar muito boa.
Douglas B
Tá atendendo demais, perfeito esse S8, mas já tô com a cabeça no S10 kkkk
Paulo
Eu nem espero chegar no galaxy s8 plus me arrependi muito de comprar esse telefone ja tive o s6 , s7 e agora uso o s8 plus o pior de todoa trava de mais uma merda nunca mais compro samsung.
Junior
E o Brasil sempre em segundo plano. Acho um desrespeito com o consumidor. Vc paga uma paulada num aparelho e quando aguarda uma atualização a Samsung é seletiva .
silene
Ansioso aqui tbm esperando para o meu S9👍
Robert Rey
Se eu tinha alguma dúvida que continuaria sendo cliente da Samsung, não tenho mais.
Robert Rey
S8 vem com certeza até março/abril. Não consegue esperar até lá? E por curiosidade, o S8 não está te atendendo? Eu pretendo ficar com o meu até pelo menos 2020.
Crock, o Dillo
Esperando ansioso para liberação pro S8+ *-*
Douglas B
Espero que lancem para o S8 antes de chegar a hora de trocar de aparelho. O que duvido. Como já planejo comprar o S10 como próximo aparelho, seria bom se a Samsung pelo menos me permitisse já ir utilizando a interface no S8 antes disso, pq só devo trocar no fim do ano que vem.
Ivo Machado
O meu S9+ é europeu e estou baixando a atualização. No início do ano eu tinha um Mi A1, e acho que demorou mais para sair o Oreo para ele do que o Pie para o S9+. Estou impressionado positivamente com a Samsung
paulo yan
Samsung surpreendendo. A ideia é muito boa. Tomara que seja uma excelente interface.