Samsung Galaxy S9 começa a receber Android 9 Pie com nova interface One UI

Android 9.0 traz novo visual da Samsung para Galaxy S9 e já está disponível para download em alguns países

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Samsung Galaxy S9

A Samsung resolveu mandar um presente de Natal para alguns donos de Galaxy S9 e Galaxy S9+: a empresa começou a liberar nesta segunda-feira (24) a atualização para o Android 9 Pie, que também é responsável por trazer a nova interface One UI. A novidade já está sendo recebida por um grupo de usuários na Europa.

De acordo com o SamMobile, a atualização começou a ser notada na Alemanha, antes mesmo do prazo previsto: a Samsung havia informado que o Android Pie só seria liberado em meados de janeiro de 2019. Ela vale para os modelos SM-G960F (Galaxy S9) e SM-G965F (Galaxy S9+), ambos com processadores Exynos 9810 — diferente dos vendidos oficialmente no Brasil, com Snapdragon 845.

O download, que atualiza os celulares para as versões G960FXXU2CRLI e G965FXXU2CRLI, possui aproximadamente 1,7 GB. Ele traz, além do Android 9 Pie, o pacote mensal de correções de segurança do Android com data de 1º de dezembro de 2018, além do software One UI 1.0, que substitui a antiga interface Samsung Experience 9.0 (anteriormente conhecida como TouchWiz).

Samsung Galaxy S9 com Android 9 Pie

A atualização está sendo distribuída tanto para quem estava testando o Android 9 Pie quanto para quem ainda tinha o Oreo instalado. A novidade começou a ser recebida por usuários da Alemanha, mas já foi espalhada para a Eslováquia e os Países Baixos. Ainda não há previsão para que o modelo brasileiro receba a nova interface.

Se você possui um Galaxy S9 ou Galaxy S9+ comprado no Brasil, ainda não há muito o que fazer, a não ser aguardar. Caso tenha um modelo adquirido no exterior, com processador Exynos, é possível fazer o download da ROM alemã e instalá-la manualmente, por sua conta e risco.

As novidades do Android 9 Pie no Galaxy S9

As novidades por baixo dos panos do Android 9 Pie estarão disponíveis no Galaxy S9, como as melhorias de segurança, que restringem o acesso ao microfone, câmera e outros sensores quando um aplicativo estiver ocioso; o tema escuro; e as otimizações no consumo de energia, que envolvem a utilização de deep learning para entender seus hábitos e priorizar a bateria para os aplicativos e serviços mais importantes.

Mas as grandes mudanças ficam por conta da One UI. Você vai notar que a interface adotou alguns elementos do novo Material Design. Isso inclui botões redondos nos ajustes rápidos, acima do painel de notificações; e cards brancos com cantos arredondados em vários lugares, especialmente nas configurações.

O principal objetivo da nova interface é permitir que você navegue com apenas uma mão (One, sacou?), o que tem se tornado complicado nos celulares com telas grandes. Os elementos com os quais você interage, como botões e menus, ficam na parte inferior para facilitar o acesso. No aplicativo de mensagens, por exemplo, a lista começa a ser exibida no meio da tela para você alcançar mais facilmente o SMS mais recente.

As abas, presentes em aplicativos como o do relógio, passaram por mudanças e foram movidas para a parte inferior da tela. As caixas de diálogo, que costumam exibir perguntas e avisos no meio da tela, também passaram para baixo. E tudo está mais colorido: por padrão, a mesma cor do aparelho será utilizada no sistema; isso poderá ser alterado pelo usuário, inclusive por um tema escuro.

A One UI será adotada nos próximos anos nos smartphones da Samsung, inclusive no celular dobrável, que deverá ser lançado em 2019. O Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 também receberão a nova interface.

Receba mais sobre One UI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados