A Apple continua a defender o novo iPad Pro após relatos de que ele entorta com facilidade. Um executivo diz que a superfície do tablet pode ter variação de até 400 mícrons, ou 0,4 mm, e o dispositivo “atende ou supera todos os padrões de qualidade” da empresa. Ainda assim, algumas unidades podem vir entortadas direto da caixa devido ao processo de fabricação.
- 5 fatos que marcaram a Apple em 2018: bateria do iPhone, briga com a Qualcomm, US$ 1 trilhão e mais
- Apple muda iOS na China para derrubar proibição da venda do iPhone
Dan Riccio, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, está respondendo aos e-mails de clientes preocupados com o iPad Pro. O 9to5Mac publicou o texto na íntegra, e o MacRumors verificou sua autenticidade.
O executivo explica que o iPad Pro é considerado plano se sua superfície tiver desvios de até 400 mícrons. Este padrão “é ainda mais rígido que em gerações anteriores”, ele diz, e o tablet “atende ou supera todos os altos padrões de qualidade da Apple para design e manufatura de precisão”.
Riccio nota que essa variação de 400 mícrons tem “no máximo a largura de menos de quatro folhas de papel”; ela não aumenta durante a vida útil do iPad Pro nem afeta suas funcionalidades. O vice-presidente também promete que a Apple vai divulgar um comunicado oficial para a imprensa em breve sobre o assunto.
Na semana passada, a Apple explicou ao The Verge que algumas unidades do iPad Pro têm uma ligeira curvatura devido ao resfriamento dos componentes de metal e plástico durante a fabricação. Além disso, usuários reclamam que o tablet ficou curvo após poucos dias de uso.
iPad Pro “atende ou supera padrões de qualidade da Apple”
Este é o e-mail que Riccio vem enviando aos clientes que entraram em contato com Tim Cook, CEO da Apple, pelo endereço [email protected]:
Tim me encaminhou sua mensagem e eu agradeço que você tenha entrado em contato sobre isso.
Em relação ao artigo “Apple confirms some iPad Pros ship slightly bent, but says it’s normal”, deixe-me esclarecer que ele não incluiu um comunicado da empresa, e vamos contatar os veículos da imprensa quanto a isso oficialmente ainda hoje [dia 20].
Em relação ao problema que você mencionou no novo iPad Pro, seu design unibody atende ou supera todos os altos padrões de qualidade da Apple para design e manufatura de precisão. Nós o projetamos cuidadosamente, e todas as partes do processo de fabricação são precisamente medidas e controladas.
Nossa especificação atual para a planicidade do iPad Pro é de até 400 mícrons, o que é ainda mais rígido que nas gerações anteriores. Essa variação de 400 mícrons tem menos de meio milímetro (ou no máximo a largura de menos de quatro folhas de papel), e esse nível de planicidade não será alterado durante o uso normal pela vida útil do produto. Observe que essas pequenas variações não afetam a funcionalidade do dispositivo de forma alguma.
Mais uma vez, obrigado por entrar em contato e espero que a explicação acima aborde suas preocupações.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
jonassmarques yes but
Se EU pago um preço absurdo em um aparelho desses, o mínimo que eu espero é que ele venha reto.
O critério pra dizer se está torto ou não, parte dos MEUS olhos. Se eu enxergo que está torto, então ele está torto. A não ser que EU tenha entortado sentando em cima ou coisa assim, o produto que vem torto, pra mim é uma BOSTA OU O PROJETISTA/ENGENHEIRO É O BOSTA que não fez os cálculos de dilatação dos materiais corretamente e agora da jogando com esse lance de mícrons.
O engraçado que isso nunca aconteceu nos quase 10 anos de iPad.
É Apple. Já foi melhor em qualidade.
Nem sei se devo rir ou chorar disto.
6:27
O iPad Pro tem 5,9 mm de espessura de acordo com a ficha técnica. 0,4 mm de “tolerância” representa 6,8% em termos percentuais. Qualquer estudante do primeiro ano de engenharia sabe que isso é inaceitável, seria como uma construtora entregar um prédio de 40 m de largura com 2,7 m de desnível no prumo e dizer que está tudo normal.
Samsung é uma merda.... Olha como a Apple é top! Vou correndo comprar esse Tablet dobrável! Apple sempre a frente.
Erro de engenharia, não houve nenhum tipo de reforço nessas pontas para que não houvesse este tipo de entortamento.
Taca um processo na Sony e na loja que vc comprou a TV colega, não fica com essa de perder 3 mil não. Seus direitos estão ai pra isso e vc GANHA!
A Apple também, tem até uma tabela de quantidade de dead pixels aceitáveis pelo tamanho da tela.
Q absurdo, isso q eu chamo de querer perder clientes
Nessa hora, comprar online é uma boa... Por lei você tem 7 dias para "se arrepender" da compra (desde que tenha sido feita online ou por tele-vendas). Bastaria devolver o produto e pegar o dinheiro de volta.
A Avell tá com essa onda agora.
Eu vim só pra ler os comentários. Quem paga essa fortuna MERECE se foder mesmo, pra largar a mão de ser lambe-saco da Apple.
Ipad Pro agora tem até versao com tela curva.
Apple está ficando bem desleixada. Quem diria... Mas não me surpreendo mais com nada. Há dois meses meu pai comprou uma TV da Sony que veio com um dead pixel, a loja trocou por uma 2ª do mesmo modelo que veio com três dead pixels. A loja não quis mais trocar, então ligamos para a Sony e a surpresa...?! Pelo controle de qualidade deles, essa quantidade de dead pixels não pode ser considerada defeito. R$ 3 mil jogados no lixo!
Apple inovando com tablet dobrável chupa samsung chupa concorrencia chinesa
Isso, amiguinho, alguns casos. Até a empresa diz que sai aparelho torto de fábrica mas a crítica vem de quem não tem. Haja vontade de passar pano, ehin.
Sim, a diferença é notável. :-)
Depois que demitiram o designer do Galaxy S5 band-aid, o design da Samsung melhorou horrores.
Ela usou alumínio reciclado de panela velha.
Alguém por favor, compre um óleo de peroba pra lustrar a cara de pau dessa empresa!!!
Pois é, lembra dos iPhones 6 que entortavam, dos teclados borboleta dos Macbook? Não é de hoje que a Apple apresenta produtos com problemas ergonômicos... e possíveis falhas de engenharia.....
"iPad Pro “atende ou supera padrões de qualidade da Apple”'
Levando em consideração que a qualidade da Apple está em declínio há um bom tempo, isso nem é mentira.
É pq a apple acha que perder 300 milhões em valor de mercado ainda é pouco... quando baixar de 500 milhões talvez ela se toque.
Aí acho que é mais uma questão de gosto pessoal. Também acho os aparelhos da Samsung e da Microsoft muito bem desenhados e não ficam atrás dos produtos da Apple neste quesito. O que digo é em relação a qualidade do produto (ao design de produto). Colocar no mercado um produto torto chega a ser ridículo para uma empresa do tamanho da Apple. E Ive sempre primou pela qualidade dos produtos que desenvolveu. Por isso acredito que exista algo além do design aí, algo que possa ser um problema de engenharia que não vale a pena consertar por agora ou uma estratégia comercial em não fazer alteração na matriz de fabricação ou no material escolhido.
Erro de design. Quando a equipe de design ganha a batalha ocorre isso
Pagar 16 mil num aparelho com "defeito" evidente, imagina que agonia ficar olhando aquilo torto e lembrar que pagou esse preço.
Inacreditável.
Sempre achei o gosto do Jony Ive duvidoso. Sinceramente, os designers da Samsung, da Microsoft e até da Sony (considerada a "quadradona" do Design) fazem projetos mais bonitos, ao menos, pra mim.
Não é possível que Jony Ive tenha descido ao nível de permitir que um produto seu vá às lojas com essa qualidade. Talvez esteja obedecendo às regras do jogo comercial e do dinheiro. Mas em tempo de Steve Jobs, acredito que produtos assim não passariam de protótipos no processo de criação.
Não creio ser erro de engenharia. Tudo tem seus limites de tolerância definido. A questão é que é um produto grande e fino... e a tolerância por mais que exista fica aparente.
Não estou defendendo a Apple. Creio que não há nenhum problema com o funcionamento, mas ela como marca premium não precisa produzir algo tão fino em que mesmo os limites de tolerância demonstrem um defeito.
Única coisa errada nesse comentário é a parte em que você fala sobre manterem o preço. O que estão fazendo ultimamente é diminuir o custo de produção, e aumentando os preços.
Concordo cm vc. Mas será que se tivessem usado o metal aeronáutico ele teria esse mesmo comportamento, não sabemos prq ela usou metal reciclado de raspas de outros produtos.
Isso é erro de engenharia mesmo.
Será que se ela tivesse usado alumínio série 7000, teria acontecido isso ? Prq nada me tira da cabeça que essas raspas de alumínio é q são as culpadas.
Lá nos EUA eles tem o "RETURN". Se o cliente não está satisfeito com o produto (ou com a resposta da Apple), ele pode simplesmente devolver o produto e pegar seu dinheiro de volta.
A Apple vai mudar a posição dela se a quantidade de devoluções começar a aumentar consideravelmente... Mas enquanto tiver só um ou outro sujeito isolado reclamando, nada vai mudar.
Tem que considerar essa possibilidade também... Talvez o problema seja só com umas poucas unidades... Alguns deles foram reclamar na Internet, e ai a galera que adora criticar a Apple sem ter nenhum produto deles acabou dando volume ao discurso.
Apple priorizando quantidade e preço e não qualidade..
A Apple pode existir sim daqui a 15 anos, mas provavelmente não com a mesma relevância que ela um dia teve. Ela está caminhando para o período pré-1996 novamente, e isso é bem triste.
Como eu AMO rir dos isheeps!
It's a feature!
Primeiro vendem produto de altíssima qualidade a um preço superior. Criam assim confiança na marca, e uma legião de pessoas que por motivos validos optam por ela.
Diminui então o controle de qualidade. Diminui o custo de fabricação. Mantem o preço e a mantra.
Genios. Simplesmente genios.
Mas dura?
Hoje aposto facilmente que Microsoft, Google e Amazon vão existir dentro de... 15 anos.
Eu não apostaria na Apple.
Bem resistente ele:
https://youtu.be/hUBsxCcJeUc
Alguma coisa afeta o ego das pessoas que trabalham na Apple, por que olha, não é possível.
Depois do "TORTO DE FÁBRICA" agora nós temos o "NÃO TORTO O SUFICIENTE".
Meio que isso não importa. Se o Ipad vem com 0,1 MM de curvatura ou se vem um triângulo, o fato é que vem torto e pode entortar com ainda mais facilidade. Dizer que isso é normal, aceitável e, em certa medida "BOM", como esse funcionário diz, é chamar todo e qualquer cliente que paga 1,4 mil dólares ou 15000 reais num Ipad de imbecil.