Início » Jogos » Protótipo de SimCity para NES reaparece na internet (o jogo nunca foi lançado)

Protótipo de SimCity para NES reaparece na internet (o jogo nunca foi lançado)

Versão não lançada de SimCity apareceu em uma feira de jogos antigos nos Estados Unidos e é completamente jogável

André Fogaça Por

Um protótipo do jogo SimCity para o NES, ou Nintendinho, reapareceu das cinzas após décadas de esquecimento. O game deveria ser apresentado junto da versão para Super Nintendo, mas nunca chegou a ser lançado oficialmente pela desenvolvedora. Agora, quase trinta anos depois, ele foi encontrado.

A versão de SimCity para Super Nintendo foi lançada em 1991 (junto do lançamento do próprio console nos Estados Unidos) e um protótipo deste game, criado para o menos poderoso Nintendinho, apareceu na CES do mesmo ano. Naquela época, a CES também lançava jogos e tinha outro nome: Winter Consumer Electronics Show, ou WCES. As duas versões deveriam ser lançadas juntas, já que o NES ainda não estava tão obsoleto e conseguia rodar o título famoso nos PCs, sem muita dificuldade.

O lançamento para o NES foi cancelado, apenas a versão do Super Nintendo viu a luz do dia e a caça pela demonstração jogável da CES começou, terminando no ano passado. Em 2017, na Portland Retro Gaming Expo, uma fita com este protótipo apareceu e o responsável do evento permitiu que o pessoal do The Video Game History Foundation digitalizasse o cartucho para uma cópia - algo como criar uma ROM de emulador, de forma oficial.

Mesmo com SimCity sendo criado primeiro para o Commodore 64, o game no NES não aparenta ser muito inferior ao que o Super Nintendo conseguiu entregar. No vídeo acima, é possível notar que ambas as versões são muito semelhantes e as duas maiores mudanças ficam na qualidade da música e nas cores exibidas na tela.

Para quem ainda não jogou SimCity, o game é um simulador de cidades que coloca na mão do jogador a responsabilidade de fazer uma cidade prosperar, cuidando da segurança, poluição, distribuição elétrica, transportes e muito mais. A franquia já visitou uma série de plataformas, como o NES, Super Nintendo, Nintendo 64, Amiga, Atari ST, GBA, DOS, Windows, Linux, Mac OS, Wii, PlayStation e Sega Saturn.

Se você quer um gostinho de nostalgia, SimCity 2000, que é mais detalhado e moderno quando comparado ao que foi lançado para o Super Nintendo, custa R$ 9,90 e pode ser baixado pelo Origin. É só clicar aqui.

Com informações: SlashGear.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

disqus_2iWRIcYNMa
Edcontente I agree
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
cara o foco do novo simcity é orgia multiplayer com cidades "especializadas" por isso o tamanho da cidade é bem pequeno pra impedir que o jogador tenha de tudo o que a cidade vive exigindo, mas grande parte do simcity continua intacta (gerir cidades), agora cities é mais pra montar cidades bonitinhas do que gerir.
ばか
Bons tempos de Sim City, o ultimo bom foi o 4.
Edgard C
obrigado!
Vitor Freire
Legal é o background que claramente é "INSPIRADO" em Streets of Rage
Jacques
Eu recomendaria comprar a versão do gog que é DRM free e ainda tá com um preço melhor 5.99 -> https://www.gog.com/game/si...
Gertrudes, a Lhama
Eu adorava SimCity. Uma pena que o último jogo foi bem nada a ver e meio que sepultou a franquia.Cities Skylines não tem a mesma magia, ao meu ver.
betacaroteno
De todos eles, eu gostava mais do SC3000.
Douglas Souza Luz
saudades da Maxis :/
Trovalds
Uma pena que a EA acabou com a franquia.