Flamengo e Corinthians se unem a gigantes da tecnologia para crescer dentro e fora de campo

Entenda como o acordo dos clubes com SAP e IBM, respectivamente, poderão trazer bons resultados nos próximos anos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Flamengo implementará o Sports One, da SAP, no primeiro trimestre de 2019

Flamengo implementará o Sports One, da SAP, no primeiro trimestre de 2019

Um dos segredos para um clube ser vencedor é ter mais informações sobre seus atletas e adversários. E, para isso, não basta saber identificar jogadores bons e ruins. É preciso ir além. Isso é o que pretendem fazer Flamengo e Corinthians, dois dos maiores times brasileiros.

O clube carioca será o primeiro na América do Sul a adotar o Sports One, um conjunto de softwares que oferece dados para ajudar a comissão técnica a tomar decisões. Ele é capaz de gerenciar a performance de atletas e apresentar características de adversários em apenas um ambiente.

Criado pela SAP, o Sports One foi implementado pela primeira vez em 2013 no Hoffenheim, um time da primeira divisão alemã. Em março de 2014, ele passou a ser usado também pela seleção da Alemanha, campeã da Copa do Mundo daquele ano.

Ao Valor, o diretor de vendas da SAP, Denis Tassitano, informou que a ferramenta é usada por mais da metade da liga alemã, incluindo Bayern de Munique e Borussia Dortmund. No mundo, são mais de 60 clubes e seleções de futebol com o Sports One, que também é usado por equipes de rúgbi e esqui.

No Flamengo, o Sports One deverá ser implementado ainda no primeiro trimestre de 2019 com cinco softwares. Um deles é o Team Management, uma espécie de central para administrar perfis de equipes e de jogadores.

O clube também usará o Match Insights, que capta imagens para mostrar a movimentação em campo dos jogadores. Entre seus recursos, está a criação de linhas para indicar o posicionamento dos atletas e a gravação de um histórico da área percorrida por cada um deles nos jogos.

O Sports One, da SAP, será usado para ajudar a comissão técnica do Flamengo

O Sports One, da SAP, será usado para ajudar na tomada de decisões da comissão técnica do Flamengo

A solução oferece também o Challenger Insights, que reúne dados sobre os adversários; o Performance Insights, com informações do desempenho técnico dos atletas; e o Player Fitness, que ajuda a equipe médica a armazenar dados como o histórico de lesões dos jogadores.

Este é o segundo contrato da SAP com o Flamengo, que investiu R$ 4,3 milhões em tecnologia em 2018. O primeiro acordo foi ligado ao S/4HANA, um software que simplifica o registro de ações do dia a dia, como a administração de contratos e o controle de entrada e saída de materiais do clube.

Com a nova parceria, o Flamengo pretende realizar um trabalho de longo prazo. O objetivo é coletar dados dos profissionais até as categorias de base para, assim, alinhar o estilo de jogo em todo o departamento de futebol do clube.

Corinthians usa tecnologia da IBM em estádio

Diretores de Corinthians e IBM apresentaram parceria em entrevista coletiva (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Diretores de Corinthians e IBM apresentaram parceria em entrevista coletiva (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Enquanto o Flamengo se concentra nos atletas, o Corinthians pretende melhorar seus resultados por meio de uma arrecadação maior em seu estádio. O clube anunciou uma parceria de 10 anos com a IBM Brasil para modernizar a Arena Corinthians.

O acordo transfere à empresa americana o gerenciamento de catracas de acesso, da venda de ingressos e do programa de fidelidade Fiel Torcedor, que atualmente tem 117 mil torcedores cadastrados. A ideia é dobrar esse número em 18 meses com a oferta de novos produtos e serviços.

Segundo o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, o clube deseja usar o potencial da inteligência artificial para mudar a forma como se vivencia o futebol. Isso envolve mudanças na experiência dos torcedores que vão ao estádio.

Elas deverão ser parecidas com o que a IBM implementou em locais como o Banc of California Stadium, do Los Angeles FC, e o Mercedes-Benz Stadium, da equipe de futebol americana Atlanta Falcons. A empresa também é parceira em eventos como o Torneio de Wimbledon e o US Open.

Além de melhorias na experiência dentro do estádio, a IBM Brasil pretende contribuir no futuro com a área esportiva. A empresa e o clube têm planos de oferecer à comissão técnica ferramentas de análise semelhantes àquelas que serão usadas pelo Flamengo.

Com informações: GloboEsporte.comFlamengo, Corinthians.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados