Início » Jogos » Como jogar Nohzdyve, um dos jogos de Black Mirror: Bandersnatch

Como jogar Nohzdyve, um dos jogos de Black Mirror: Bandersnatch

"Nohzdyve" requer emulador de ZX Spectrum; "Black Mirror: Bandersnatch", da Netflix, mostra jogos criados pela fictícia Tuckersoft

Felipe Ventura Por
46 semanas atrás

Black Mirror: Bandersnatch é um filme interativo da Netflix sobre um jovem programador que desenvolve um jogo de aventura para o estúdio fictício Tuckersoft. Na história, a empresa criou uma série de títulos para videogame desenvolvidos por Colin Ritman, e você pode jogar um deles na vida real. Nohzdyve requer um emulador de ZX Spectrum.

Como jogar Nohzdyve no Windows, macOS e Linux

Siga este link e clique em Baixar para fazer o download de Nohzdyve. É preciso usar um emulador de ZX Spectrum: eu recomendo o Qaop, que roda direto no navegador. Há também o Fuse para Windows, macOS, Linux e Android. (Eu testei o Speccy, mas o jogo não rodou nas configurações padrão.)

Você usa a tecla Espaço para iniciar uma nova partida, e as teclas O e P para se mover à esquerda ou à direita. Esta é sua descrição: "você está despencando rápido do céu! Colecione olhos e evite os prédios e outros perigos. Perfeição é a chave. Este foi um jogo cinco estrelas de ninguém menos que Colin Ritman".

O ZX Spectrum é um computador de 8 bits que ficou famoso na Inglaterra durante os anos 80, quando se passa a história de Bandersnatch. Charlie Brooker, criador da série Black Mirror, tem bastante interesse pelo assunto: ele diz que não se formou na universidade porque seu trabalho de fim de curso era sobre videogames, tema que não foi aceito; ele também foi jornalista de games na revista PC Zone no início dos anos 90.

O site da Tuckersoft foi descoberto por usuários do Reddit: o endereço está embutido em Bandersnatch na forma de um QR Code. E há outros easter eggs, como referências a um jogo chamado Metl Hedd: ele mostra robôs parecidos com o Big Dog que aterrorizam humanos no episódio "Metalhead" da quarta temporada.

⚠ SPOILERS SOBRE BLACK MIRROR: BANDERSNATCH A SEGUIR! ⚠

Existem duas versões do site da Tuckersoft. Em uma delas — que você acessa neste link (com "www" no endereço) — o jogo Bandersnatch foi lançado e se tornou um sucesso. O protagonista, Stefan Butler, ficou mais famoso que Colin Ritman, criador de jogos contratado pela empresa. O botão Jogar leva você à Netflix.

Essa é a descrição:

Este jogo revolucionário de Stefan Butler é baseado no livro de aventuras sombrio de Jerome F. Davies. Siga a jornada de um agente navegando por uma série de caminhos. Bandersnatch apresentou um número recorde de caminhos a serem descobertos – um labirinto maravilhoso e sem fim.

Na outra versão — que você acessa neste link (sem "www" no endereço) — a Tuckersoft nunca lançou o jogo Bandersnatch devido a um incidente trágico.

O site diz:

Um acontecimento mórbido levou a empresa a fechar as portas antes do lançamento antecipado de Bandersnatch, um título ambicioso em desenvolvimento pelo agora infame Stefan Butler.

Página sobre o jogo Bandersnatch, na linha do tempo em que ele foi lançado:

Página sobre os jogos da Tuckersoft mencionando que Bandersnatch foi cancelado:

Com informações: Engadget, TechCrunch.