Início » Celular » Asus ROG Phone tem sistema misterioso para eliminar o calor

Asus ROG Phone tem sistema misterioso para eliminar o calor

Sistema interno é engenhoso ao espalhar o calor para outras áreas, mas também é misterioso por ficar mais escondido.

André Fogaça Por

A Asus é uma das empresas que aposta forte no segmento de smartphones com algum recurso focado para o público gamer. O ROG Phone é seu primeiro produto e deve nortear a empresa no curto e médio prazo, mas ele tem mais segredos do lado de dentro para fazer a parte gamer ser maior do que apenas um conjunto de LEDs coloridos em algum lugar.

O ROG Phone é uma surpresa em um mercado de smartphones gamers que são somente grandes, coloridos e com nome gamer. Ele vem com tela com maior quantidade de hertz, bastante bateria (afinal de contas, é um aparelho portátil) e um engenhoso e misterioso sistema de resfriamento com dutos de cobre.

O ponto curioso e que chama atenção neste smartphone é que ele vem com uma suposta saída de ar quente na traseira, algo que não existe em nenhum outro celular até então. O problema é que a parte externa é apenas um enfeite, sem ligação direta com a placa interna e sem conexão com a câmara de resfriamento líquido ou com alguma pasta térmica – entre a suposta saída de ar quente e a placa interna, há plástico.

Este é um ponto negativo, mas pode ser positivo. Imagine como seria colocar os dedos na área, depois de duas horas de Fortnite ou Asphalt 9.

O SoC, que é onde fica o processador e a placa gráfica, junto de outros componentes, é protegido do calor com pasta térmica e uma pequena área de cobre. Esta parte de cobre é ótima na condução térmica e espalha o calor por todo o corpo do aparelho, diferente de outros modelos que usam apenas uma tira de metal.

Levar a alta temperatura para mais áreas e em caminho que está mais escondido é uma forma misteriosa de resolver o calor, já que a empresa tenta retirar de onde ele é gerado para levar até áreas distantes. Com isso, o calor tem maior superfície de contato com o ar de fora e pode ser resfriado.

Existe um acessório que é enviado junto do ROG Phone e que é uma ventoinha externa, mas que não é feita com metal na parte que encosta no smartphone – é plástico, o que deixa o sistema de resfriamento aparentemente menos eficaz. Como a parte de cobre para diminuir o calor leva para alguma área entre a tela e a placa mãe, a ventoinha tem ainda menos contato com um local onde poderia servir como ventilador de um radiador.

Com informações: JerryRigEverything.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000

Sério? Comigo não tinha jeito. :S

marcos_5000

De nada, queria que alguém tivesse me dito antes. Pena que tem tão pouca visibilidade o recurso. :/
Eu tive uma época que estava usando bastante, mas acabei parando pela falta da pontuação.

Fabricio de Oliveira Silva

Valeu.

Cara, da um hard reset pra ter certeza. Costuma fazer uma boa diferença. Incrivel como um HR sempre melhora os aparelhos androids. O google precisa fazer algo com relação a esse cache...

Carlin

HAHAHAHAHAHA PIADA!

Franco Luiz

Tenho um aqui zenfone max plus m1 e nossa a zenui é cheia de pequenos bugs irritantes a camera as vezes fecha do nada e n abre algumas fotos saem com fantasmas e o pior que isso ja vi rola ate no zen 5z tudo indica q e bug da zenui mas quando reclamamos pra asus eles dizem nao saber .... ja ate mandei fotos e videos mas dizem que pode ser bug do app da camera e manda reinstala e tal

Catena's Beauty Atelier

A ventoínha é um enfeite

brunocabral

Eu simplesmente dava uma pequena pausa. As vezes funcionava, outras não.

A Asus sofreu no começo mas parece ter melhorado bem conforme foi ganhando experiência

CtbaBr©

Os smartphones da ASUS são "muito descartáveis", tive um pra nunca mais.

marcos_5000

[OFF TOPIC

Breno Ribeiro

Vi esse vídeo quando saiu, a ventoinha é praticamente um efeito placebo.