Asus ROG Phone tem sistema misterioso para eliminar o calor

Sistema interno é engenhoso ao espalhar o calor para outras áreas, mas também é misterioso por ficar mais escondido.

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Asus é uma das empresas que aposta forte no segmento de smartphones com algum recurso focado para o público gamer. O ROG Phone é seu primeiro produto e deve nortear a empresa no curto e médio prazo, mas ele tem mais segredos do lado de dentro para fazer a parte gamer ser maior do que apenas um conjunto de LEDs coloridos em algum lugar.

O ROG Phone é uma surpresa em um mercado de smartphones gamers que são somente grandes, coloridos e com nome gamer. Ele vem com tela com maior quantidade de hertz, bastante bateria (afinal de contas, é um aparelho portátil) e um engenhoso e misterioso sistema de resfriamento com dutos de cobre.

O ponto curioso e que chama atenção neste smartphone é que ele vem com uma suposta saída de ar quente na traseira, algo que não existe em nenhum outro celular até então. O problema é que a parte externa é apenas um enfeite, sem ligação direta com a placa interna e sem conexão com a câmara de resfriamento líquido ou com alguma pasta térmica – entre a suposta saída de ar quente e a placa interna, há plástico.

Este é um ponto negativo, mas pode ser positivo. Imagine como seria colocar os dedos na área, depois de duas horas de Fortnite ou Asphalt 9.

O SoC, que é onde fica o processador e a placa gráfica, junto de outros componentes, é protegido do calor com pasta térmica e uma pequena área de cobre. Esta parte de cobre é ótima na condução térmica e espalha o calor por todo o corpo do aparelho, diferente de outros modelos que usam apenas uma tira de metal.

Levar a alta temperatura para mais áreas e em caminho que está mais escondido é uma forma misteriosa de resolver o calor, já que a empresa tenta retirar de onde ele é gerado para levar até áreas distantes. Com isso, o calor tem maior superfície de contato com o ar de fora e pode ser resfriado.

Existe um acessório que é enviado junto do ROG Phone e que é uma ventoinha externa, mas que não é feita com metal na parte que encosta no smartphone – é plástico, o que deixa o sistema de resfriamento aparentemente menos eficaz. Como a parte de cobre para diminuir o calor leva para alguma área entre a tela e a placa mãe, a ventoinha tem ainda menos contato com um local onde poderia servir como ventilador de um radiador.

Com informações: JerryRigEverything.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados