Início » Aplicativos e Software » Windows 10 ultrapassa Windows 7 em número de usuários

Windows 10 ultrapassa Windows 7 em número de usuários

Windows 10 lidera estatísticas do NetMarketShare pela primeira vez; Microsoft dará suporte gratuito ao Windows 7 até 2020

Felipe Ventura Por

O Windows 10 ultrapassou o Windows 7 nas estatísticas do NetMarketShare pela primeira vez, chegando a 39,22% — contra 36,9% do sistema mais antigo. Este é mais um indício de que o Windows 10 se tornou mais popular. A Microsoft dará suporte gratuito para o Windows 7 até 2020, e vai oferecer atualizações pagas até 2023.

Foto por Roberto Maldeno/Flickr

De acordo com o NetMarketShare, o Windows 10 é o sistema operacional com maior número de usuários na internet, seguido de perto pelo Windows 7. O macOS 10.14 Mojave está em um distante terceiro lugar (4,73%), seguido pelo Windows XP (4,54%) e pelo Windows 8.1 (4,45%). A empresa faz esse cálculo ao analisar a atividade da web em milhões de sites.

Existem diversas formas de se medir a popularidade de um sistema operacional. Por exemplo, o StatCounter analisa o total de páginas visitadas (não a quantidade de usuários) em mais de 2 milhões de sites. Por esse critério, o Windows 10 é o sistema mais usado — ou seja, que origina o maior número de acessos à web. Ele ultrapassou o Windows 7 em janeiro de 2018.

Enquanto isso, a Microsoft diz que a base instalada do Windows 10 ultrapassou o Windows 7 em 2017, considerando os PCs que enviam dados de telemetria para a empresa.

NetMarketShare mostra que Windows 10 tem mais usuários que Windows 7

Windows 7 vai perder atualizações gratuitas em 2020

O Windows 7 está em uma contagem regressiva para perder o suporte oficial. Ele deixará de receber atualizações gratuitas de segurança em janeiro de 2020, quando acaba o suporte estendido.

No entanto, a Microsoft decidiu oferecer updates pagos entre 2020 e 2023. As Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) estarão disponíveis para clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume. O preço será calculado pelo número total de dispositivos e vai aumentar a cada ano — exceto se a empresa migrar para o Windows 10.

Segundo a Microsoft, o Windows 10 é utilizado em 700 milhões de dispositivos: isso inclui PCs, tablets, celulares, Xbox One, headsets HoloLens e dispositivos Surface Hub. Esse número considera apenas o hardware usado nos últimos 28 dias, não o número de instalações.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bicalho

Uso o Windows 8.1 e o considero um bom sistema, me atende no que preciso. Impressionante é ver o XP sendo mais utilizado até que o Windows 8.1 🙄

Denis

kkkkkkk vc fez a lista que eu PRECISEI seguir....realmente a máquina muda, aliás, desativar por completo a cortana deveria ser a primeira coisa a fazer antes mesmo de instalar um novo navegador....trava tudo!

disqus_53AyVvQKfw

doorspaulo ):

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

linux é bom e dá mais liberdade, porém o marketing da microsoft e windows é ser simples, e o povo é preguiçoso...

o que me interessa é o mac ser mantido vivo só porque é da apple, consegue ser pior que windows 95...

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

os de 7200 são caros... conseguem ser mais caros que um SSD.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

depende, estou usando hd e não tenho problemas com o windous 10.

vai de cada usuário e a versão dele, acho que meu windows não dá problema porque não tem a cortana pra encher o saco.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

receber o windows 8 de presente é reclamar que escolheu o capeta no amigo secreto.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

itau e um banco local aqui usam windows xp, é tipo uma viagem no tempo.

Comentário Mil Grau℗

Remove o Xbox One da parada e veremos realmente os números do Windows 10. É um bom OS, mas convenhamos que ele é pesado sim e praticamente te obriga a comprar um SSD pq ele não trabalha legal no HDD.

doorspaulo

Armazenamento é loteria.

Tenho um K6-III, com um Quantum Fireball que, se tirar o pó e ligar, vai dar boot (fiz isso no meio do ano passado).

Já um HD do meu desk, relativamente novo, começou a bater agulha com dois anos e meio de uso, enquanto tem outros HDs mais velhos dentro dele, de 320GB, com uns 10 anos de estrada, e funcionando normal.

SSD entra nessa loteria. O meu 840 EVO já deve ter quase 5 anos, e funciona 100% até hoje. Já o SSD de um amigo, que comprou em dezembro de 2017, morreu subitamente em novembro. Trocou dentro da garantia, mas é uma dor de cabeça.

Em comparação, tenho dois SSDs de 64GB, dos primeiros modelos lançados, e ambos funcionam 100% até hoje, um no HTPC (ligado praticamente 24/7), e um em um T430, de 2012, funcionando até hoje também.

Arnold

obrigado, eu normalmente não fico instalando e desinstalando programas no meu notebook mesmo eu mais jogo só e iria ficar só com o ssd de 120 pra por o sistema e 2 jogos que eu mais jogo e ainda iria sobrar uns 25 gb que eu tava vendo, que eu nem iria usar kkk vlw

Franco Luiz

A durabilidade vai Do tanto que vc instala e remove programas e afins.... Se nao me engano tem um limite garantido pelas empresas mas que é bem grande Tanto que o meu samsung Evo que peguei tem garantia de 5 anos entao a durabilidade é boa e se nao for a garantia ta ai , Um SSD seja ele de entrada ou mais top vale muito a pena mesmo sendo um baratinho ja é outra vida perto do HD

Vc pode fazer o seguinte caso tenha medo da durabilidade , compra um SSd baratinho de 120 so pra por o sistema o office e tal E deixa uma saida SATa pra um HD comum de 1tera ou 2 tera so pra por jogos e coisas pesadas documentos offices videos fotos ...... so em fazer isso seu pc ja vai ficar bastante veloz e eu recomendo esses kingston amigo meu tem um e nao tem do que reclamar

Arnold

Voces que manjam de ssd, to pra comprar um agora, ele dura mais ou menos que um HD comum, pq meu HD do meu note to com ele a 6 anos, e durante esses anos liguei ele todos os dias e jogava nele todos os dias durante umas 7 a 10 horas, e depois desligava ele e ligava ele novamente quando acordava, ou seja durante esses 6 anos liguei ele todos os dias e usei muito e ele ainda nao morreu hoje kkk alias to usando meu note pra escrever isso com ele, mas o HD ta com erro smart e tem dia que o note nem liga por isso deixei ele ligado direto ate comprar o ssd que provalmente vai ser da kingston 120 ou 240gb...

MicCaptchA

Os HD's de notebook normalmente são 5200 rpm.

Franco Luiz

Windows xp ainda tem muita participação em aparelhos bancarios a Caixa economica aki do rj mesmo ja cansei de ve ele iniciando la com o logon do winxp

Exibir mais comentários