Windows 10 ultrapassa Windows 7 em número de usuários

Windows 10 lidera estatísticas do NetMarketShare pela primeira vez; Microsoft dará suporte gratuito ao Windows 7 até 2020

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Roberto Maldeno/Flickr

O Windows 10 ultrapassou o Windows 7 nas estatísticas do NetMarketShare pela primeira vez, chegando a 39,22% — contra 36,9% do sistema mais antigo. Este é mais um indício de que o Windows 10 se tornou mais popular. A Microsoft dará suporte gratuito para o Windows 7 até 2020, e vai oferecer atualizações pagas até 2023.

De acordo com o NetMarketShare, o Windows 10 é o sistema operacional com maior número de usuários na internet, seguido de perto pelo Windows 7. O macOS 10.14 Mojave está em um distante terceiro lugar (4,73%), seguido pelo Windows XP (4,54%) e pelo Windows 8.1 (4,45%). A empresa faz esse cálculo ao analisar a atividade da web em milhões de sites.

Existem diversas formas de se medir a popularidade de um sistema operacional. Por exemplo, o StatCounter analisa o total de páginas visitadas (não a quantidade de usuários) em mais de 2 milhões de sites. Por esse critério, o Windows 10 é o sistema mais usado — ou seja, que origina o maior número de acessos à web. Ele ultrapassou o Windows 7 em janeiro de 2018.

Enquanto isso, a Microsoft diz que a base instalada do Windows 10 ultrapassou o Windows 7 em 2017, considerando os PCs que enviam dados de telemetria para a empresa.

NetMarketShare mostra que Windows 10 tem mais usuários que Windows 7

Windows 7 vai perder atualizações gratuitas em 2020

O Windows 7 está em uma contagem regressiva para perder o suporte oficial. Ele deixará de receber atualizações gratuitas de segurança em janeiro de 2020, quando acaba o suporte estendido.

No entanto, a Microsoft decidiu oferecer updates pagos entre 2020 e 2023. As Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) estarão disponíveis para clientes do Windows 7 Professional e Enterprise no Licenciamento por Volume. O preço será calculado pelo número total de dispositivos e vai aumentar a cada ano — exceto se a empresa migrar para o Windows 10.

Segundo a Microsoft, o Windows 10 é utilizado em 700 milhões de dispositivos: isso inclui PCs, tablets, celulares, Xbox One, headsets HoloLens e dispositivos Surface Hub. Esse número considera apenas o hardware usado nos últimos 28 dias, não o número de instalações.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados