Início » Antivírus e Segurança » USB-C ganha autenticação capaz de proteger seus dados

USB-C ganha autenticação capaz de proteger seus dados

O protocolo verifica se dispositivos, cabos ou carregadores que usam o padrão USB-C são confiáveis

Victor Hugo Silva Por

O USB-C tem sido cada vez mais utilizado em celulares, notebooks e acessórios, o que só aumenta sua visibilidade para cibercriminosos. A popularidade do padrão exige melhorias na segurança e levou o USB Implementers Forum (USB-IF) a criar um protocolo de autenticação.

A organização deseja que as fabricantes adotem um processo que verifica se dispositivos USB-C ligados aos seus aparelhos são realmente seguros. Ao ser implementado, ele pode entrar em ação tanto no carregamento, quanto na transferência de arquivos.

USB-C

Segundo a USB-IF, a autenticação permite que sistemas se protejam de carregadores não compatíveis e reduzam riscos de firmware ou hardware maliciosos que tentam explorar conexões USB. A verificação é feita no momento da conexão, antes que permissões sejam concedidas ou dados sejam transferidos.

“Usando este protocolo, os sistemas hospedeiros podem confirmar a autenticidade de um dispositivo USB, cabo USB ou carregador USB, incluindo aspectos do produto, como os recursos e o status da certificação”, diz a organização em comunicado.

Como afirma o How-To Geek, a autenticação poderá ser bastante útil ao carregar o celular em locais públicos, por exemplo. Neste caso, seria possível identificar se o carregador é confiável para manter seus dados longe de qualquer risco.

É claro que a autenticação não passará a ser oferecida tão rapidamente. Por enquanto, ela é apenas uma sugestão para as fabricantes – e não uma exigência. De toda forma, é bem possível que as empresas se interessem em oferecer mais segurança aos seus usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson Almeida

Provavelmente sim, se forem cabos de procedência.

Caleb Enyawbruce

A pergunta foi pra saber se a melhoria vai funcionar nos cabos atuais, ou se será necessário aguardar por uma nova versao deles

David Marques Neves

Preços de carregadores "seguros" ao dobro dos carregadores normais, mesmo que isso significa um chip chinês de 1 dólar e que será hackeado em alguns meses,
#bolshit

Bruno Sousa
e pela exigência do certificado

A certificação é cobrada?

nice guy

Olá USB-C no iPhone XI

Artur Bem Mongol

Corrija aí no último parágrafo:

Por enquanto, ela é apenas uma sugestão para as fabricaantes
Bruno Sousa

Espera. A mudança de regra é para criar uma autenticação nos dispositivos que são alimentados por USB-C (celular, tablet), não para criar uma certificação nos dispositivos que alimentam (carregador, cabos).

A certificação já existe. Agora eu pergunto: ela é cobrada?

Yamaha Mt-09

Modo de dizer, já viu as gopro hero 5 em diante o mic é tipo c e só serve o adptador feito pela gopro, nem no aliexpress acha um alternativo e sabe quanto custa o adptador tipo c para hero 5, em média 300 reais.

Yamaha Mt-09

De graça é que não vai ser.

Bruno Sousa

Houve alguma confirmação de que essa autenticação será cobrada?

Leandro Alves

Banir carregador eu acho exagero hahahaha.

Yamaha Mt-09

Vão usar isso para banir os carregadores alternativo.
O fabricante que quiser vai ter que certificar o carregador e o cabo ou seja preço maior para o cliente e com certeza não vai ser fácil certificar os cabos e carregadores e outros dispositivos o que vai abrir margem para fabricante cobrar o que quiser dos acessórios para tipo c.
Apesar dos chinas terem bastante acessórios duvidosos e ruins e que podem queimar o aparelho, em contra partida existem vários com qualidade e durabilidade melhor do que original.

Carlos Cabral

Proteger meus dados? O nome disso é DRM pra vender cabo.

Caleb Enyawbruce

É uma alteracao restrita a software, ou de hardware (cabos e conectores, por exemplo)?