Início » Mobile » Android Mensagens recebe proteção do Google contra spam

Android Mensagens recebe proteção do Google contra spam

A nova ferramenta consegue, sozinha, identificar e bloquear remetentes que são conhecidos por enviarem spam

Por
03/01/2019 às 16h39

O Google começou o ano de 2019 com uma proteção extra e que pode ajudar quem utiliza o app Mensagens do Android. A novidade é uma proteção automática de spam, começou a ser entregue para diversos usuários ao redor do mundo e é capaz de bloquear SMS e MMS identificados como inconvenientes.

Para evitar problemas com privacidade, já que o gigante das buscas vai ler cada mensagem recebida para entender o que é e o que não é spam, o recurso pode ser desligado – mesmo que, quando instalado, ele fique ligado por padrão.

“Para ajudar a identificar spammers, o Google armazena temporariamente os números de telefone das pessoas que enviam e recebem mensagens para você, mas não armazena seu número de telefone ou o conteúdo destas mensagens”, comentou o Google à imprensa americana.

Este é o método automático, mas o site de suporte do novo recurso lista que se o usuário sinalizar manualmente que a mensagem recebida é spam, os servidores do Google receberão a mensagem completa – incluindo o número de telefone que a enviou. Se a operadora do usuário utiliza algum sistema de identificação de spam, ela também receberá uma cópia deste conteúdo.

O Google não afirmou qual é o calendário de adoção do novo recurso. Eu testei em um Nexus 6P, que tem a versão mais recente do app Mensagens, e a ferramenta de proteção ainda não apareceu – nem mesmo dentro dos ajustes.

O app Mensagens pode ser baixado por praticamente qualquer usuário que utiliza um smartphone Android, com o objetivo de trocar o aplicativo nativo de SMS e MMS pela solução do Google e que já vem instalada nos aparelhos Nexus, Pixel e em alguns que utilizam o Android puro – ou próximo disso.

Recentemente o aplicativo recebeu suporte para mensagens RCS e a possibilidade de gerenciar as conversas a partir do computador.

Com informações: The Verge.

Mais sobre: , ,