Início » Celular » Android Mensagens recebe proteção do Google contra spam

Android Mensagens recebe proteção do Google contra spam

A nova ferramenta consegue, sozinha, identificar e bloquear remetentes que são conhecidos por enviarem spam

André Fogaça Por

O Google começou o ano de 2019 com uma proteção extra e que pode ajudar quem utiliza o app Mensagens do Android. A novidade é uma proteção automática de spam, começou a ser entregue para diversos usuários ao redor do mundo e é capaz de bloquear SMS e MMS identificados como inconvenientes.

Para evitar problemas com privacidade, já que o gigante das buscas vai ler cada mensagem recebida para entender o que é e o que não é spam, o recurso pode ser desligado – mesmo que, quando instalado, ele fique ligado por padrão.

“Para ajudar a identificar spammers, o Google armazena temporariamente os números de telefone das pessoas que enviam e recebem mensagens para você, mas não armazena seu número de telefone ou o conteúdo destas mensagens”, comentou o Google à imprensa americana.

Este é o método automático, mas o site de suporte do novo recurso lista que se o usuário sinalizar manualmente que a mensagem recebida é spam, os servidores do Google receberão a mensagem completa – incluindo o número de telefone que a enviou. Se a operadora do usuário utiliza algum sistema de identificação de spam, ela também receberá uma cópia deste conteúdo.

O Google não afirmou qual é o calendário de adoção do novo recurso. Eu testei em um Nexus 6P, que tem a versão mais recente do app Mensagens, e a ferramenta de proteção ainda não apareceu – nem mesmo dentro dos ajustes.

O app Mensagens pode ser baixado por praticamente qualquer usuário que utiliza um smartphone Android, com o objetivo de trocar o aplicativo nativo de SMS e MMS pela solução do Google e que já vem instalada nos aparelhos Nexus, Pixel e em alguns que utilizam o Android puro – ou próximo disso.

Recentemente o aplicativo recebeu suporte para mensagens RCS e a possibilidade de gerenciar as conversas a partir do computador.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Ventura

Engano meu! O app Mensagens do Google oferece várias opções que também aparecem no RCS (mensagem de voz, stickers etc.), mas ele manda esses itens por MMS e às vezes o destinatário nem recebe — testei isso com o Lucas, que escreveu este post: https://tecnoblog.net/27462...

Yago G. Oliveira

3.9.039

Yago G. Oliveira

Na TIM? Achei que ela tivesse de fora

7csP9tkb

Qual é a versão que vc tá usando?

Jonathan Alves

Tem razão, acabei de ver relatos na Oi e na Tim. Dei azar com a Claro ahahah

Yago G. Oliveira

Já estão liberando.

Jonathan Alves

Testei aqui entre dois telefones usando o Android Mensagens e continuam apenas em SMS ou MMS. E olha que ambos são da Claro, que no anúncio do RCS disse que estaria presente, enquanto você com a Tim, que não é citada na matéria do RCS, consegue usar...

Felipe Ventura

Eu venho usando há vários meses na TIM! Mas tem um detalhe: "Você e o destinatário precisam usar o Android Mensagens, ou o app padrão da Samsung, para isso funcionar (senão você vai enviar um MMS)." https://tecnoblog.net/24776...

tuneman

ah bom.
Eu não tenho muito do que reclamar. Só uso pra comunicar com uns poucos amigos.
Apesar de ser formado em TI e trabalhar com eletronica eu sou meio avesso a essas "modernidades". Tem que cuidar pra não perder muito tempo com elas. São um grande problema de distração.

Rod

Única ameaça ao Whatsapp, é ele mesmo. Povo só vai pensar em usar outra coisa se o Mark avacalhar legal, como exibir propaganda na conversa, etc.

Rod

Horrível *

Motivo: sem cloud sync

Yago G. Oliveira

Apareceu para mim, operadora Oi https://uploads.disquscdn.c...

EVANDRO DUARTE

é tão ruim q parei de usar há algum tempo devido a alguns motivos: 1) privacidade (compartilha dados com FB e isso vai piorar com a chegada dos anúncios, todos veem seu número nos grupos); 2) app trava pra caramba; 3) app limitado em questão de recursos; 4) serve praticamente só pra receber correntes e fake news...

tuneman

por que o whatsapp é ruim?

Jonathan Alves

Anunciaram, mas não implementaram =/

Exibir mais comentários