Google Chrome testa modo noturno no Windows, mas deve levá-lo primeiro ao macOS

Chrome terá modo escuro no Windows e no macOS; Google adotou dark mode no Android 9 Pie e no app do YouTube

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Chrome está testando um modo noturno no Windows, e se prepara para implementá-lo antes no macOS. O Google vem adotando o dark mode em cada vez mais apps, como o YouTube; isso economiza bateria e reduz o impacto nos olhos. A interface escura do navegador ainda não está pronta, mas você pode testá-la agora mesmo em seu PC.

Como nota o Ars Technica, o modo escuro já pode ser acessado no Chrome 73 para Windows. Você baixa o Chrome Canary — que cria uma instalação separada — e inclui o comando “--force-dark-mode” no atalho.

Ainda se trata de algo preliminar: os menus têm fundo cinza escuro e texto na cor preta, dificultando a leitura. A nova guia mantém o fundo branco, assim como a página de configurações. Sim, esse dark mode está bem parecido com o modo anônimo do Chrome: o Google provavelmente está reaproveitando elementos dessa interface.

O dark mode no Windows tem prioridade P2, enquanto isso está com prioridade máxima (P1) para o macOS. É uma pena, já que o sistema da Microsoft tem mais usuários e conta com modo noturno há mais tempo — desde a atualização de aniversário em 2016. A Apple adotou esse recurso nos Macs com a versão 10.14 Mojave, lançada em 2018.

Ainda assim, este é um avanço para o Google, que vem relutando em adotar um modo noturno. Isso está presente de forma nativa no Android 9 Pie, mas a tela de configurações continua branca, assim como as notificações. A empresa enfim descobriu que o dark mode economiza bateria, mas o Material Design segue recomendando a cor branca para o plano de fundo nos apps para Android.

Como usar o modo noturno no Chrome Canary

Você pode testar o modo noturno no Windows, mas fique avisado: a interface ainda está em seus primeiros estágios. Se você quiser usar mesmo assim, eis as instruções:

  • baixe e instale o Chrome Canary (ele não substitui sua instalação principal do Chrome, e roda lado a lado com ela);
  • o Chrome Canary vai criar um atalho da área de trabalho — clique nele com o botão direito e escolha Propriedades;
    • se você apagou o atalho, o caminho é mais longo: abra o menu Iniciar, digite “canary”, clique com o botão direito, escolha Abrir local do arquivo, clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades;
  • na janela que se abre, encontre o campo Destino, insira um espaço no final e coloque --force-dark-mode (com dois hífens);
  • clique em OK;
  • abra o atalho e o modo noturno estará ativado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados