Como solicitar emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento pela internet

Segunda via de vários documentos pode ser solicitada via web.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 ano

O Brasil é o país da burocracia. Acho que todos nós já sabemos isso. São documentos infinitos que temos que carregar a todo o momento para realizar as operações mais banais. Enquanto que em outros países já existe a identificação unificada com tudo aquilo que um cidadão precisa carregar para ser reconhecido como cidadão, aqui é preciso andar com um calhamaço de papéis debaixo do braço.

Ainda bem que inventaram um site que se propõe a pelo menos amenizar esse problemão todo. Imagine poder solicitar a segunda via da sua certidão de nascimento diretamente a partir da web? Agora dá.

Salve-se quem puder!

Cartório 24 Horas foi criado por uma associação de cartórios espalhados pelo país. A intenção do site é permitir um acesso mais rápido aos serviços que normalmente só podem ser realizados no próprio cartório, com direito a longas filas e espera.

A emissão da segunda via de documentos vai depender do Estado que a pessoa escolher para solicitar a emissão. No caso de São Paulo, há certidões de nascimento, de casamento, de óbito, de procuração, de escritura, de propriedade ou registro… São várias!

Para começar, acesse a página inicial do Cartório 24 Horas. No menu lateral à esquerda, clique em Solicite sua certidão. Será preciso aceitar o termo de uso dos serviços do site, para em seguida chegar à página de informações pessoais.

Informe seu CPF, nome, número do RG e tudo mais que a página inicial pedir. Quando você clicar em Avançar, será hora de escolher o Estado e o tipo de certidão que você quer. Em seguida, escolha a cidade e marque o cartório que você quer usar como emissor da certidão. Cada um dos cartórios listados vai ter discriminado o valor da certidão, para que você escolha aquele que melhor convém.

Lista de cartórios e preços. (Clique para ampliar)

A partir daí, o processo vai depender do documento que você quer receber. No caso da certidão de nascimento, por exemplo, é necessário informar nome do pai, da mãe e número do livro em que a certidão original foi registrada, entre outras coisas.

Dados para solicitar certidão de nascimento. (Clique para ampliar)

O envio é feito pelos correios, via Sedex ou carta registrada mais simples. Ainda há opção de retirar o documento no balcão do cartório escolhido para emissão. Quem quiser, pode solicitar que vários documentos sejam enviados de uma só vez, por meio dos lotes de documentos.

Dica enviada pelo leitor Lucas Lima (@himynameislima). Valeu, Lucas!
Mande a sua dica para dicas@tecnoblog.net
.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados