Início » Computador » Asus ROG Mothership é um Microsoft Surface turbinado para gamers

Asus ROG Mothership é um Microsoft Surface turbinado para gamers

Asus ROG Mothership GZ700 tem processador Intel Core i9, chip gráfico Nvidia GeForce RTX 2080 e teclado destacável

Por
28 semanas atrás

A Asus adotou um design semelhante ao Microsoft Surface para seu novo notebook gamer chamado ROG Mothership GZ700. Ele tem de tudo: tela de 17,3 polegadas, processador Intel Core i9, chip gráfico Nvidia GeForce RTX 2080 e um sistema bastante elaborado de resfriamento. Além disso, o teclado destacável pode ser usado sem fios.

A ideia da Asus foi modificar o formato tradicional dos laptops para melhorar o resfriamento: como a base normalmente fica encostada na mesa, o fluxo de ar é reduzido. Então, ela chegou a um design semelhante ao Microsoft Surface: tela com saídas de ar nas bordas, kickstand na traseira e teclado destacável.

O ROG Mothership não é um notebook gamer convencional. O processador Intel Core i9 e o chip gráfico Nvidia GeForce RTX 2080 ficam atrás da tela de 17,3 polegadas. Há duas ventoinhas que sugam o ar das laterais e o sopram pela parte superior, para longe do usuário. As partículas que entram no laptop são atraídas por túneis antipoeira que as cospem para fora.

Uma blindagem especial evita que o calor do chip gráfico e do processador afetem a tela. Existem oito tubulações que transferem energia térmica para as bordas, ligadas à CPU, GPU, memória gráfica e VRM (circuito regulador de tensão). Temos também quatro dissipadores de calor nas bordas, cobertos com 375 aletas ultrafinas de cobre. O chassi é de alumínio.

Asus ROG Mothership tem três SSDs em array RAID 0

O ROG Mothership faz overclock do CPU por padrão: o Core i9-8950HK normalmente roda a 4,3 GHz, mas permanece em 4,8 GHz no modo turbo. São até 64 GB de memória DDR4. A placa-mãe tem um formato especial para aproveitar o máximo de espaço interno possível.

Quanto ao armazenamento, a Asus colocou aqui três SSDs de 512 GB em array RAID 0. O SSD normalmente se conecta ao chipset, não ao processador em si, portanto fica limitado a uma largura de banda menor. Enquanto isso, o array HyperDrive Extreme conecta dois SSDs (dos três) diretamente à CPU, chegando a picos de até 8.700 MB/s.

O chip gráfico GeForce RTX 2080 vem acompanhado por 8 GB de memória GDDR6, e traz suporte à tecnologia de traçado de raios (ray tracing) em tempo real. Os jogos podem aproveitá-la para efeitos mais realistas de iluminação, sombras e reflexos.

A tela IPS de 17,3 polegadas possui taxa de atualização de 144 Hz com tempo de resposta de 3 ms. Ela tem suporte a Nvidia G-Sync, que sincroniza a taxa de atualização com a taxa de quadros da GPU em tempo real. A resolução é apenas Full-HD, então será mais fácil chegar a um FPS mais alto em jogos.

Teclado destacável funciona com ou sem fios

O teclado destacável é bem interessante: ele se conecta magneticamente à tela mas, se quiser, você pode dobrá-lo ao meio e usá-lo de forma independente. Ele tem um cabo USB-C, mas pode se conectar sem fios usando wireless de baixa latência de 2,4 GHz. Como se trata de um acessório separado, ele permanece frio mesmo durante sessões de jogos.

As teclas têm 2,5 mm de espaço entre si e um formato ligeiramente curvo para facilitar a digitação. A iluminação RGB é individual, ou seja, cada uma pode ter cores diferentes. O touchpad à direita pode se transformar em um teclado numérico retroiluminado.

Enquanto isso, o kickstand pode ser ajustado em diversos ângulos — em pé ou quase deitado na mesa — e se abre automaticamente quando a parte inferior do chassi toca em uma superfície, permitido ajustá-lo com uma só mão.

A conectividade é gigabit, com ou sem fios. Encontramos aqui um controlador Ethernet que atinge até 2,5 Gb/s via cabo, e um módulo Wi-Fi 6 (802.11ax) que chega a até 2,4 Gb/s. A tecnologia patenteada ROG RangeBoost alterna entre dois pares de antenas para maximizar a força do sinal, semelhante ao MIMO 2×2.

Os alto-falantes têm um amplificador inteligente para uma potência de 16 W, enquanto a webcam Full-HD tem microfones ao redor para filtrar o ruído de fundo para capturar sua voz com mais clareza. Há também reconhecimento facial via Windows Hello.

O Asus ROG Mothership GZ700 estará disponível no segundo trimestre, ainda sem preço definido. Claro, com todas essas especificações, ele deve custar bem caro.

Asus ROG Mothership GZ700 – ficha técnica:

  • Tela: 17,3 polegadas, Full-HD (1920×1080), painel IPS, taxa de atualização de 144 Hz, tempo de resposta de 3 ms, 100% da gama sRGB, Optimus, G-SYNC
  • Processador: Intel Core i9-8950HK de seis núcleos a 4,3 GHz (turbo de 4,8 GHz)
  • Chip gráfico: Nvidia GeForce RTX 2080 com 8 GB de VRAM GDDR6
  • RAM: até 64 GB de DDR4 2.666 MHz
  • Armazenamento: 3 SSDs de 512 GB M.2 NVMe PCIe 3.0 x4 em array RAID 0
  • Sistema operacional: Windows 10 Home ou Pro
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11ax com RangeBoost 2×2 (chip Intel Wi-Fi 6 AX200), Bluetooth 5.0
  • Portas: 1x USB Type-C (Thunderbolt 3), 1x USB Type-C (VirtualLink), 3x USB-A 3.1, 1x USB-A 3.1 (para carregamento), 1x HDMI 2.0, entrada 3,5mm para fone de ouvido, entrada 3,5 mm para microfone, porta RJ-45, leitor de cartão SD, trava Kensington
  • Teclado: destacável em modos com cabo e wireless, retroiluminação RBG individual em cada tecla, distância de 2,5 mm entre teclas
  • Áudio: 4x alto-falantes 4W com tecnologia Smart Amp
  • Adaptador de energia: 2x 280W para carregamento
  • Dimensões: 410 x 320 x 29,9 mm, 4,7 kg

Com informações: Asus.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.