Sony coloca Apple AirPlay 2 em Android TVs com resolução 4K e 8K

Sony Z9G (LCD) e A9G (OLED) rodam Android TV e serão compatíveis com AirPlay 2, assim como TVs da LG e Samsung

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony Z9G com tela 8K

A Sony anunciou suas novas TVs Z9G e A9G durante a feira CES 2019, rodando o sistema Android TV e trazendo painéis LCD 8K e OLED 4K, respectivamente. A surpresa é que todas elas serão compatíveis com o protocolo AirPlay 2 da Apple, e serão integradas ao padrão HomeKit para casas inteligentes — assim como as TVs da LG e Samsung.

Sony Z9G tem painel LCD e resolução 8K

A Bravia Master Series Z9G é a primeira linha de TVs LCD da Sony com resolução 8K. Ela vem disponível em modelos de 98 e 85 polegadas, e ambos trazem o processador X1 Ultimate para otimizar qualquer conteúdo para essa quantidade enorme de pixels — algo necessário porque pode ser difícil encontrar até mesmo conteúdo em 4K.

Temos aqui retroiluminação LED de full array para maior contraste de imagem; e Acoustic Multi-Audio com quatro alto-falantes localizados acima e abaixo da tela (dois em cada extremidade). Elas virão com suporte ao Modo de Calibração da Netflix, para aproveitar séries e vídeos “exatamente como pretendiam os criadores destes conteúdos”; e certificação IMAX Enhanced para vídeo e áudio DTS.

Sony A9G tem painel OLED e resolução 4K

Além disso, a Sony anunciou a nova série OLED Bravia Master Series 4K A9G, disponível em 77, 65 e 55 polegadas. Elas têm painel com Pixel Contrast Booster para reproduzir cores com maior fidelidade, seja em tons bem escuros ou mais iluminados.

Há ainda a tecnologia Acoustic Surface Audio+, que reproduz o som através de vibrações da própria tela. Se você já tem um home theater, pode usar o Center Speaker Mode para a TV atuar somente como um alto-falante central.

Sony A9G com tela OLED

Sony Z9G e A9G têm Android TV e AirPlay 2

Os modelos Z9G (com painel LCD) e A9G (com OLED) rodam Android TV na versão Oreo. A Sony promete que o desempenho será melhor que em gerações anteriores, com maior velocidade ao navegar por apps e menus.

Elas também ganharão suporte aos protocolos AirPlay 2 e HomeKit nos próximos meses. O AirPlay 2 permite transmitir áudio e vídeo do iPhone, iPad e Mac para a TV, incluindo faixas do Apple Music e filmes do iTunes. Se você tiver alto-falantes compatíveis, todos poderão tocar o mesmo som em sincronia com a TV.

Enquanto isso, o HomeKit permite controlar dispositivos de casa conectada. “Por exemplo, os usuários podem criar uma cena ‘Noite de Cinema’ no aplicativo Home para ligar a TV e escurecer as luzes, e então pedir para a Siri iniciar a cena”, explica a Sony em comunicado.

As TVs da LG também serão compatíveis com o AirPlay 2 e HomeKit, deixando evidente que a Apple quer expandir seu ecossistema. Enquanto isso, as TVs da Samsung vão um passo além: elas terão suporte aos dois protocolos e ainda virão com um app dedicado para o iTunes.

Sony A9G com tela OLED

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados