Início » Jogos » 5 jogos parecidos com Black Mirror: Bandersnatch

5 jogos parecidos com Black Mirror: Bandersnatch

O episódio Bandersnatch, da série Black Mirror, também tem “irmãos” parecidos nos games. Conheça alguns

Por
23 semanas atrás

Se você já assistiu Black Mirror: Bandersnatch, na Netflix, deve ter percebido que não se trata de um episódio comum da série. É preciso interagir, quase jogar, com as escolhas e estas definirão todo o desenrolar da história. Esse tipo de interação com a narrativa, gerando consequências, já é um velho conhecido nos games. Conheça, então, alguns jogos parecidos com Bandersnatch.

Bandersnatch jogo / reprodução

1. The Walking Dead: Season One (PS4, Xbox, Switch, PC, iOS)

A primeira temporada da adaptação do universo The Walking Dead para os games, lançada em 2012, colocou a agora extinta Telltale Games no mapa. Assim como todo jogo da desenvolvedora, você terá que fazer escolhas ao longo da história, muitas delas polêmicas e angustiantes. É preciso decidir, em poucos segundos, quem do seu grupo salvar de um ataque zumbi, por exemplo.

O game “brinca” com suas emoções (até de forma sádica), ao fazer o jogador criar um carinho imenso pelos protagonistas Lee Everett e a pequena Clementine, para logo em seguida jogá-los em mais uma situação de perigo. É difícil segurar as lágrimas, ao final do game. Essa primeira temporada de TWD foi um sucesso de crítica e ganhou vários prêmios, dentre eles o Jogo do Ano, em 2012.

2. Life Is Strange (PS4, Xbox, PC, iOS)

Life Is Strange, publicado pela Square Enix, foi lançado em 2015 e traz a história da jovem estudante de fotografia Maxine Caulfield, que tem o peculiar poder de retroceder o tempo. Com isso, ela (ou seja, você) pode refazer algumas ações.

Cada ação, continuada ou refeita, gera seu próprio efeito borboleta e impacta no desenrolar da narrativa. Ou seja, às vezes pode ser melhor apenas encarar as consequências dos seus atos do que tentar “voltar no tempo” e apagá-los.

3. Until Dawn (PS4)

Until Dawn, exclusivo do PS4, tem uma história que parece muito daqueles filmes adolescentes, perdidos no meio do mato, em que um a um se dão mal e só os “mocinhos” sobrevivem. Bom, nesse jogo todos eles podem morrer (e das formas mais grotescas possíveis). Basta apenas uma escolha equivocada sua.

Você controla os destinos de todos os personagens, que precisam sobreviver a um assassino misterioso e seres sobrenaturais. Tudo isso com eles isolados do mundo numa cabana, no alto de uma montanha e cercado de neve. Clichê? Talvez, mas dá uns sustinhos.

4. Heavy Rain (PS3, PS4)

Heavy Rain foi o jogo que tornou famosa a produtora Quantic Dream, por seu detalhismo em narrativa e um sistema de causa e consequência, às vezes, impiedoso. Todos os games da desenvolvedora têm essa pegada, mas Heavy Rain trouxe algo de especial.

O título coloca o jogador num thriller criminal para tentar desvendar quem é o Assassino do Origami, que sequestra e mata crianças. Se não fizer as escolhas certas, no tempo certo, você (além do assassino) também será responsável por várias mortes.

“Até onde você iria para salvar alguém que ama?”

5. Her Story (PC, iOS)

Her Story não segue bem a linha dos outros jogos desta lista. Neste caso, além da diferença visual por se tratar de clipes com uma atriz real, suas escolhas afetam não a história em si, mas a forma como você escuta os acontecimentos.

Você tem acesso a um computador da polícia com várias entrevistas, em vídeo, de uma suspeita de assassinato. O jogador encontra esses clipes por meio de termos de busca, ao pesquisar no computador. É preciso prestar muita atenção a cada vídeo para “encontrar” a palavra chave exata para buscar a próxima pista. Seguindo os passos certos, Her Story revela algo ainda mais distorcido e chocante que o próprio Bandersnatch.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.