Início » Aplicativos e Software » Firefox tem filtro que evita que conteúdo adulto seja sugerido em nova aba

Firefox tem filtro que evita que conteúdo adulto seja sugerido em nova aba

Discreto, filtro de páginas proibidas para menores existe no Firefox desde 2014 e te ajuda a manter a imagem de pessoa com bons costumes

Emerson Alecrim Por

Se você abrir uma aba no Firefox, ela mostrará, por padrão, os sites mais acessados, bem como páginas abertas recentemente. O problema é que se você visitar algum link proibido para menores de 18 anos, ele também vai aparecer ali. Ou não: o Firefox possui um discretíssimo filtro que barra automaticamente a indicação desses sites.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O tal filtro não é um recurso novo. Vira e mexe algum usuário do Reddit reporta a descoberta dessa funcionalidade. A mais recente foi na semana passada. No entanto, a primeira implementação do filtro remonta a 2014.

Até que o funcionamento é simples: o navegador contém uma lista codificada em MD5 de sites com conteúdo não apropriado para certos horários, por assim dizer; se qualquer desses endereços for visitado, ele não aparecerá nas indicações de uma nova guia, mesmo se os acessos forem frequentes.

Não é que a Mozilla esteve esse tempo todo preocupada com a reputação de quem acessa esses sites. Talvez você se lembre que, em um passado não muito longínquo, a organização teve a ideia de rentabilizar abas recém-abertas com indicações para páginas de patrocinadores. O problema é que muitos anunciantes não iriam querer que seus links aparecessem ao lado de páginas adultas, daí o filtro.

Pelo mesmo motivo, a lista inclui sites de pirataria ou que, de alguma forma, disponibilizam conteúdo ilegal. Estima-se que aproximadamente 3 mil endereços foram cadastrados ali, embora não se saiba exatamente quais são eles, afinal, todos os links estão codificados, como já dito.

Páginas sugeridas no Firefox

Páginas sugeridas no Firefox (por Ars Technica)

Talvez, o detalhe que mais chama atenção nessa história é que a Mozilla desistiu (pelo menos por ora) de exibir links patrocinados entre as indicações de abas novas, mas o filtro continua lá, ativo.

Um amigo meu fez o teste: ele acessou várias páginas, entre elas, algumas com material adulto. De acordo com esse mesmo amigo, de fato, nenhuma delas apareceu entre as indicações de páginas recentes do Firefox.

Bom, qualquer ajuda para manter certos hábitos em segredo é válida, né? Nem sempre. Aparentemente, há usuários que gostariam que o Firefox não fosse tão camarada assim. Se é o seu caso (sem julgamentos!), basta digitar about:config na barra de endereços do navegador, procurar a opção browser.newtabpage.activity-stream.filterAdult e modificá-la para false.

Com informações: ZDNet, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arnold

eu como usuario de Chrome a anos, recentemente usei e ainda uso o firefox como navegador secundario e ainda tem que melhorar até que bastante pra ficar igual ao chrome viu, a interface dele não é intuitiva, é um pouco até poluida, não tem um tradutor nativo ( e que faz muita falta mesmo ) por que tem até extensão de tradutor, mas ela abre a pagina em uma nova aba no google tradutor e não traduz a pagina em si, o que é pessimo pois tem paginas que não são traduzidas assim... e como tenho muitos favoritos acho que uns 3 mil, o gerenciador de favoritos dele é bem zoado, e como tenho muitos favoritos ele dá umas travadas na hora de ver eles, coisa que no chrome nunca deu, e usando ele varias vezes, em algumas paginas ele demora muito mais pra carregar do que o chrome e olha que estou usando as mesmas extensões em ambos no mesmo pc, e as vezes com muitas abas dá um certo lag, no geral o google chrome apesar de consumir mais memoria ram e tal, é um pouco mais fluido, mais intuitivo, e mais funcional, talvez justamente por consumir mais recursos do pc... eu ainda uso ele como navegador secundario pq como primario ainda não tem como, se pelo menos tivesse um tradutor nativo ficaria menos pior, pra não falar que não gostei de nada, eu gostei da personalização do firefox e dos paineis que dão acesso rapido a varias coisas...

Alexandre Salau

Se não vai mostrar conteúdo adulto então não vai mais mostrar abas com boletos e faturas pra pagar?

protocolonerd

Amigo, eu estava com esse problema para visualizar a fatura do mês... Descobri que o que estava bugando era uma funcionalidade do Kaspersky mobile que vc bloqueia alguns apps para abrir somente com senha ou digital... depois de excluir o app Nubank dessa lista, voltou a funcionar normal.

Franco Luiz

aqui super normal

Tjago

CTRL SHIFT P no Mozilla

johndoe1981

aquela_carinha.png

johndoe1981

"Um amigo meu fez o teste: ele acessou várias páginas, entre elas, algumas com material adulto. De acordo com esse mesmo amigo, de fato, nenhuma delas apareceu entre as indicações de páginas recentes do Firefox."

Aham, ssseeeiii...

Mickão

Ctrl + Shift + N

Flw vlw.

Heitor89

No Windows é o melhor navegador. O único em que o Privacy Badger funciona normalmente, extensão indispensável para privacidade.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Aqui não recarrega fatura e não abre cartão virtual, mas pode ser um problema localizado, testamos em 4 aparelhos aqui, internet cabo e 4g

DeadPull

Cheguei tarde 😂

Maurício Castro

normal aqui, acabei de pagar a fatura.

Marcelo

Aqui tá quase normal... abre normalmente, manda o aviso de débito...
Só está em carregamento eterno na hora de criar a tg

grande_dino_2

Abriu de boa aqui.

Junior Sousa

Provavelmente ele fala "cachorrês" e fica pedindo links por aí...

Exibir mais comentários