Direto de Las Vegas — O 4K já representa a maioria das vendas de TVs, então as marcas resolveram ditar outra tendência: 8K. Na CES 2019, as maiores fabricantes de TVs — Samsung, LG, TCL e Sony — lançaram modelos com resolução de 7680 x 4320 pixels, o que representa mais de 33 milhões de quadradinhos luminosos na sua frente. E algumas dizem que o 8K está vindo com tudo neste ano, inclusive no Brasil.
- Sony coloca Apple AirPlay 2 em Android TVs com resolução 4K e 8K
- Royole FlexPai: eu mexi no primeiro smartphone com tela dobrável
LG Z9, LG SM99, TCL X10, Samsung Q900 e Sony Z9G
Só a LG já possui dois televisores 8K na linha: a Z9, com 88 polegadas e painel OLED; e a SM99, com tecnologia LCD no tamanho de 75 polegadas. Ambos os modelos têm suporte ao padrão HDMI 2.1 para suportar conteúdos com taxa de até 120 quadros por segundo. Ainda não existe previsão de lançamento no Brasil, mas a Z9 desembarca em alguns países a partir do segundo semestre.
A nova flagship da TCL é a X10, com painel de pontos quânticos, que chega ao Brasil no início do segundo semestre. A fabricante chinesa aumentou o número de zonas de local dimming e, se o nível de preto não é o de um OLED, é muito próximo disso. Como de costume nas TVs mais caras da marca, o destaque fica por conta do som, que é emitido por meio de uma soundbar integrada da Onkyo com suporte a Dolby Atmos.
A Samsung já vendia TVs 8K e lançou um novo tamanho de 98 polegadas na linha Q900, com tecnologia QLED. A novidade é que agora a empresa confirma que vai levar o 8K para o Brasil — e antes das concorrentes, já no primeiro semestre. Os tamanhos disponíveis para compra no nosso país ainda não foram confirmados, mas você já pode separar um espaço a mais na sala de estar: a menor vai ser de 65 polegadas.
E para fechar o dia de lançamentos de 8K na CES 2019, a Sony revelou a Z9G, com painel LCD. Ela roda Android TV, será vendida nos tamanhos de 85 e 98 polegadas e tem o modo calibrado para Netflix, que ajusta as cores e o nível de contraste de acordo com a calibração dos monitores da pós-produção. Esta é a que pode demorar mais tempo para chegar: a Sony só vai se pronunciar sobre preço e lançamento no final do ano.
Mas ainda não tem conteúdo em 8K, e agora?
Mais do que nunca, as fabricantes estão investindo em processadores mais rápidos e inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem por software. Antes, as TVs faziam um “upscaling burro”: elas simplesmente esticavam um vídeo de baixa resolução e copiavam os pixels adjacentes para formar uma imagem maior.
Agora, as TVs 8K conseguem entender o que é o conteúdo e tratar cada quadro de forma mais eficiente. No caso da Samsung, por exemplo, existe um banco de dados com milhões de imagens para melhorar a definição de uma flor, um rótulo de garrafa ou um rosto com as texturas mais realistas possíveis. Como o 8K naturalmente já exige um processador mais potente, a tecnologia de upscaling também acaba se beneficiando.
Em uma das demonstrações da Samsung na CES 2019, a diferença entre um vídeo em Full HD sendo reproduzido em uma TV 4K e em uma TV 8K, lado a lado, ficou bastante visível; qualquer pessoa perceberia a nitidez maior do 8K a dois metros de distância da tela. Então é claro que os conteúdos em 8K serão importantes — mas eles não serão imprescindíveis para aproveitar uma TV 8K.
Só vai ter TV gigante? As casas estão ficando menores!
Um dos grandes mitos do mercado de TVs é aquele gráfico, lista ou tabela de recomendações de tamanhos de tela de acordo com a distância do sofá. Essas sugestões não estão totalmente erradas, mas normalmente estão desatualizadas — muitos diriam que é um absurdo comprar um televisor de 65 polegadas e assisti-lo a menos de dois metros de distância, por exemplo.
A lenda é que, se você comprar uma TV maior em vez da menor, a definição da imagem vai se perder, você não vai conseguir enxergar toda a tela, a TV vai te causar problemas de visão e você vai ter uma dor de barriga por ter tomado leite com manga. Na verdade, quanto maior a resolução da tela, maior é o tamanho da TV que você poderá colocar na sua sala de estar.
O mais importante é que a TV cubra o máximo possível do seu campo de visão — até porque ninguém compra ingresso em cinema para ficar vendo os cantos da tela. A única limitação, como sempre, acaba sendo o preço.
Paulo Higa viajou para Las Vegas a convite da Intel.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
4k tem vários filmes em torrent, no Netflix, no Amazon TV, no Red Bull TV, no NAture TV, no youtube em transmissões ao vivo no youtube tb. 4K nunca vai ser transmitido em TV aberta, pois as principais do mundo NHK, BBC e a Rede Globo estavam trabalhando para transmissão em 8K desde 2014, não se preocupando com a resolução 4K deixando ela para streaming somente. Eu mesmo quase não assisto TV aberta, quase tudo é pelo Youtube, até canais aberto são transmitidos em full hd pelo youtube.
4K 60 HZ? O preço que vc pagou por essa de 40" em 2011 é o preço que vc vai pagar por uma 4K 120HZ de 49 polegadas em 2019! A Samsung Q6FN além de ter 4K 120 HZ ainda roda jogos do XBOX ONE X no modo freesync em 144 hz.
É, pode até ser que quanto maior melhor, mas não há espaço físico pra isso!!!
Principalmente no quarto!
Se vc tem uma mesa de trabalho e uma impressora no quarto, não sobra muito espaço pra TV.
No máximo cabe uma 40 polegadas, e tem muita gente que gostaria de ter uma 32 ou uma 40 polegadas com tecnologia de ponta. Em vez disso, vc precisa se contentar com uma TV de entrada por causa do tamanho da tela, pra poder caber no seu espaço disponível.
de boa cabei de comprar 4k em 2018 so em 2030 pra eu pegar 8k
I rest my case
muita gente nem assiste mais TV, TV 4K no Brasil é pra quem assiste Blu-Ray e joga
só tenho uma 4K pq minha 1080p 3D deu pau, e só compro uma 8K quando tudo quanto é jogo e filme forem lançados em 8K
Continua tendo aparelho de blu-ray a venda nas lojas, mas é mais fácil comprar pela internet, pois é um aparelho que vende muito pouco. A adoção do blu-ray foi fraca, e hoje com o Streaming perdeu-se a necessidade. Eu mesmo tive um blu-ray player, mas praticamente não o usei. Hoje acaba sendo melhor melhor comprar/alugar filme no Google Play, iTunes, etc.
Não admito que TV digital ainda seja transmitida em 1080i ou 720p.
Você diz drive de DVD ou Blu-ray? Ou ambos? Mas é verdade, tiram o equipamento e não baixam o preço.
Disponha minha jovem. Fico feliz por nós termos juntos, chegado à algumas conclusões pra tentar te ajudar. Forte abraço e que 2019 te traga toda sorte de bênçãos e vitórias.
Obrigada, querido. Desejo tudo de bom e do melhor pra ti. Obrigada por sua simpatia e suas dicas!
A Samsung que citei tem um pé central em forma de arco, enquanto a Lg tem pés laterais. Faço votos que você um dia conquiste o imóvel dos seus sonhos.
Entendi, mas tb se a largura passar, tem q ver se os pés são no centro da tv, e não laterais como de algumas q vi. Se for aí precisarei medir mesmo. A parede deste barraco é mais dura q diamante. Nem kero ficar futucando mto em obra aki não, odeio esta casa.
Bem... Geralmente uma Tv 4k não precisa estar muito distante, pois não compromete a sua visualização de imagens(1,70 cm tá dentro de uma área de conforto suficienr pra uma boa visualização). O problema, é a distância comprometer seu ângulo de visão das áreas laterais. Já em relação ao seu Rack, aí você deve medir o mesmo ou se possível usar um painel pra fixar a tv.
Será q compensaria comprar uma agora? Fico tipo 1,70m distante da tv. Preciso ver a largura pra ver se cabe no meu hack, a minha atual de 39" ocupa a largura dele.
Te recomendaria uma Samsung 50 polegadas 4K. Eu à vi por 2.700 nas Americanas.
Grato por ter ajudado Cris e boa sorte em sua futura aquisição.
Eu só poderia pegar uma de 55 pra cima qndo me mudar da caixa de fósforo q vivo, kkkkkkkk
Entendi, mto obrigada, Fabio. Meu bluray player de mesa tem saída optica. Como assisto mais séries, plugo um hd externo na porta usb dele e uso um conversor optico/p2 pra usar fones de ouvido. Eu vi uma da LG de 43, pesquisando no Google, com saída optica, espero poder adquiri-la em breve..
Acho um absurdo tirar os players e driver dos aparelhos novos, dizem ser tendencia, eu acho só mais um desculpa pras empresas lucrarem mais e oferecem menos
Acho que tem que ser apenas uma opção, meu Home da Sony só perde função com o passar do tempo, acho um absurdo
Haja quarto kkkk
Boa tarde, tudo bem? Existe uma da Lg Cristina, mas infelizmente, ela não tem P2. Na verdade hoje em dia é muito difícil encontrar tvs 4k com saídas p2, pois o que tem sido prezado mais é a conexão óptica(Home theaters, ou sistens que pussuem tais entradas). Espero ter ajudado.
Si laskô, kkkkkkkkk
Tb kero uma no meu quartinh.
num sei puq mas eori!
Eu já quero uma 4k.
Eu moro numa casca de ovo. Tou querendo uma 4k de pelo menos 43". Maior q isso não vai caber no cômodo.
Alguém me indica uma 4k de 43 polegadas por favor? Se tivesse saída p2 de áudio seria bom, mas serve saída optica tb..
Nem full hd temos. A tv a cabo ainda tem canais SD
Caraí!! Ainda to pagando minha tv 4k (igual a do Mobilon, de entrada), quando terminar de pagar as tvs deverão ter superado o 16k e no cinema vai tar passando velozes e furiosos 10
Não tenho dinheiro pra ser early adopter de TVs. Mas pra quem tem dinheiro, a TV 8k vai ter melhor desempenho que as atuais, mesmo que não exista nenhum conteúdo 8k no mundo. Isso é um fato, eu comprando ou não.
Sim, está totalmente atrelado ao tamanho
Isso vai fazer você vai comprar?
Meu Deus...
streaming é a tendência. Como as pessoas estão tendo acesso a internet mais veloz, pelo menos em cidades médias/grandes, vale mais a pela o streaming
Achar player ou drive pra PC/notebook Blu-ray virou tarefa quase impossível. O alto preço de mídia BD também não ajuda, difícil ter promo.
Mas meu, nem conteúdo 4K tem direito, quem dira aqui no Brasil, que povo compra dvd com imagem 260P na barraca, vão comprar Blu-Ray 4K? Realmente as tvs estão vendendo bem, mas pra qual conteúdo? O próprio mercado Brasileiro se auto-sabotou, tiraram player de qualquer coisa das lojas, enfiam o guerreiro dvd na goela do povo dês de 2000, e ainda querem se vangloriar por lançar tvs de altíssima resolução no primeiro semestre. Ou somos muito burros, ou a industria está em outro planeta.
8k no Brasil? não, definitivamente não
Você mesmo disse: testes. Ainda não temos hardware para jogos em 8K e conteúdo 8K está engatinhando.
Nem o 4K está consolidado direito e já querem enfiar o 8K no mercado.
Que nada mano, lembro-me que no início das tv full hd, os preços eram altíssimos. Beirando os 30.000 reais os modelos intermediários e 20.000 os de entrada. Hoje tá bem mais barato. Daqui à poucos anos aos passos que à tecnologia vai, em breve tu vai ter uma dessas na sua Sala.
Tive uma Bravia KDL-40BX405, era LCD CCFL ainda, comprada em abril de 2010. A guerreira durou até março de 2017, aí comprei uma Panasonic TC-40DS600B tão pé de boi quanto.
Tenho nem Full HD ainda kkkk
Fico pensando o fulano comprar uma TV 8K pra canais que ainda transmitem no nojento 1080i ou Netflix caso as franquias de banda larga sejam postas em prática, que beleza! Uma TV sem conteúdo que aproveite tamanha resolução.
Sou mais gastar num monitor ou notebook com tela 4K, pois é onde jogo e assisto filmes. Provavelmente a TV atual será a última, quando ela pifar adeus.
Ao rumo à que as coisas estão tomando, é questão de tempo das tv full hd serem tiradas do mercado e sermos forçados à adquirir uma 4k.
Peguei uma Samsung 40 4k curva série(6300) uma boa tv. Peguei nela R$ 2.100 em uma promoção nas Americanas. Recentemente adquiri um Xbox one X e digo que valeu a pena muito.
8k kkkkkkkkkkkk, mal tá dando pra ir numa 4k, to com uma 1080p da samsung a uns 8 anos já 40" led deu pau na placa ano passado, troquei e vai mais um tempo, tá complicado gastar grana assim, a minha tv tá atendendo muito bem.
8k a gente vai ver nas lojas e sonhar.
Bom... Não tem conteúdo pra nós do huezil. No Japão e não sei onde mais, testes com conteúdo 8k começaram há mais de 1 ano.
Nenhum computador da produtora está 100% apto a editar em 4K. Metade consegue à duras penas.....
...aguardo "presentes" do patrão ainda esse ano....
Por aqui nem editar 4K direito conseguimos....
imagina o preco qd chegar... daqui uns 3-4 anos deve estar "compravel"
TVs 4K não estão caras assim, não.
Comprei uma 4k de acesso, desliguei o upscaling e calibrei o hdr cores e contrastes, minha esposa não assiste mais no quarto que é HD, acabou com minha jigatina KKK.
Resumindo depois que compra uma 4k você mau consegue assitir em HD, mais 8k aqui no Brasil vai ser um absurdo de caro melhor ir com calma.
Problema é que nem tem conteúdo em 8K e pra mim esse negócio de "upscaling inteligente e não sei o quê" é conversa pra disfarçar isso.
Estão querendo enfiar uma "novidade" goela abaixo do mercado. Nem o 4K tá difundido direito ainda, seja jogos ou conteúdo.
Nem conteúdo 4K tá difundido direito ainda...
Bucado de galerinha bla bla bla ainda tenho uma em HD e ta perfeita... beleza, mas há publico pra tudo, desde o cara que compra um notebook i9 com NVMe de 1tb e 32GB RAM DDR4 com GTX 1070 por 20mil reais ao que compra um xingling no ebay por 200 reais.
Da mesma forma como há quem já se sinta confortavel com uma TV 40" HD ao que uma de 75" 4K fica pequena no ambiente (instalei varias em casas de clientes e deram esse relato)
É sempre isso, lançam algo caro e estupendo aparentemente inutil e tem os choros e as vendas
Bom, tem umas "4K" até boas de 55" por 3k ou menos...
(ou nunca)
Vendo do Brasil com meu salário de fome até parece tecnologia alienígena
Na matéria explica porque uma TV de 8K tem uma imagem melhor que uma de 4K mesmo pra um conteúdo que seja apenas Full HD.
Repetindo então, você não precisa apenas de conteúdo nativo em 8k pra aproveitar uma TV 8k.
Sério?? qual foi o mero "mortal" que adquiriu uma 4K? Teria que popularizar também os preços.
É verdade esse bilete.
Há.. Ouvi muita coisa sobre as TVs 3D. Agora foi um tremendo fiasco. Transmitir sinal em 4K é muito caro e ocupa muita banda, sem contar que no Brasil a tecnologia é inacessível por causa da qualidade de transmissão e custo. Uma TV Full HD de uma boa marca vai te servir muito melhor.
Estou na mesma, e a minha Bravia 40" está firme e forte desde 2011. E digo mais, preferiria comprar uma Full HD 120hz do que uma 4k 60hz,
Ótimo saber que a B7 é boa. Comprei uma B8 ontem e espero que seja tão boa quanto, ou melhor.
Acredito que seja mais atrelado a questão do tamanho também. Quem já viu uma Full HD de 60', aquelas linhas de pixels é muito desgostoso.
É nois, vou comprar 4k mas aquelas de entrada mesmo k
Perda de tempo trazer pra cá, vai custar fácil 50 mil, precisa ter sala bem grande pra colocar, não temos Internet pra 8k, não temos conteúdo em 8k
Se aquela da Samsung "The wall" de 4k 75" custava 36 mil imagina essa lançamento 8k de 98", vai custar fácil 100 mil
O futuro é https://uploads.disquscdn.c...
Que besteira... Esses caras precisam fazer parceria com produtoras de conteúdo, senão não adianta bulhufas... Nem conteúdo em 4K temos direito
E eu aqui, feliz com a minha 50 FHD de 120hz
bemm... não.
(alguem se entusiasmou nas CES né? não tem como culpar, todos nós aqui provavelmente passariam pelo mesmo)
Otima TV. ta ai um dos lugares onde a LG ainda faz coisa boa tambem.
É hora de começar a falar de TV 16K.
(ainda)
firula
(não tenho dinheiro)
depois que testei um projetor da xiaomi eu desanimei bastante com TV
e olhe lá!
+1
8K? Minha TV ainda é Full HD de 42 polegadas, e eu só vou trocá-la quando ela der pau :-P
Gosto de resoluções maiores por causa da ideia de mais pixels por polegada, mas ao que parece as fabricantes aumentam a resolução imaginando a possibilidade de fazer telas maiores e não para concentrar pixels. Em breve se você mora em imóvel pequeno, não vai poder ter uma TV de alta resolução em casa.
Esse ano comprei uma LG B7 e vou ficar com ela durante um booooom tempo.