Início » Legislação » Proposta quer banir WhatsApp e Telegram se não quebrarem sigilo no Brasil

Proposta quer banir WhatsApp e Telegram se não quebrarem sigilo no Brasil

Proposta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) quer obrigar WhatsApp e Telegram a quebrar sigilo de mensagens sob ordem judicial

Felipe Ventura Por

Uma proposta elaborada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) quer obrigar empresas como WhatsApp e Telegram a terem representação oficial no Brasil, e a quebrarem o sigilo de mensagens trocadas pelo aplicativo sob ordem judicial. O WhatsApp já se recusou a criar backdoors para essa finalidade em outros países, e o Telegram foi banido da Rússia por não entregar chaves de criptografia.

Um grupo de trabalho com juízes, secretários e conselheiros do CNJ propôs uma lista com 11 medidas para melhorar a segurança pública no Brasil. O coordenador da iniciativa é o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que enviou as propostas para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Elas podem servir de base para as reformas que serão implementadas este ano pelo Congresso e pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Uma das propostas pede "meios de acesso e quebra de sigilo de troca de mensagens de membros de organizações criminosas pela internet, redes sociais ou aplicativos de mensagens, inclusive com a possibilidade de infiltração de agentes policiais".

Isso significa que WhatsApp, Telegram, Signal, Facebook Messenger e outros aplicativos deveriam ser obrigados a quebrar o sigilo de mensagens sob ordem judicial. Eles também deveriam oferecer uma forma de grampear pessoas sob investigação.

A proposta também diz que esses aplicativos "deverão ter sede ou representação em território nacional e obrigatoriamente atenderão as determinações que lhes forem dirigidas". O WhatsApp, por exemplo, não tem representação oficial no Brasil: qualquer pedido da Justiça precisa ser encaminhado aos EUA, exigindo uma burocracia adicional.

Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr

WhatsApp e Telegram se recusam a enfraquecer segurança

O WhatsApp já explicou diversas vezes que não consegue ler o conteúdo das mensagens por causa da criptografia de ponta a ponta. Esta tecnologia exige duas chaves (pública e privada) para desfazer a encriptação.

Seria possível, então, criar um backdoor? Em 2017, o Reino Unido propôs exatamente isso após um ataque terrorista em Londres: o governo queria que o aplicativo criasse uma brecha para monitorar suspeitos. A empresa se recusou; isso poderia prejudicar a segurança para todos os usuários.

Enquanto isso, a Rússia decidiu banir o Telegram por não entregar as chaves de criptografia de seis usuários. Eles são acusados de planejar ataques terroristas. O bloqueio acabou afetando 18 milhões de endereços IP, incluindo do Google e da Amazon. O CEO Pavel Durov disse na época que "não darão frutos as ameaças de bloquear o Telegram a menos que entregue dados privados de seus usuários".

Criminosos podem usar outros apps de mensagens

Se a proposta for implementada, o Brasil poderia bloquear WhatsApp e Telegram por não quebrarem o sigilo de usuários. O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no país; sabemos os efeitos de um bloqueio porque isso já aconteceu antes — ainda que de forma temporária.

Claro, se o Brasil banir o WhatsApp, os criminosos poderiam migrar para outras alternativas. Existem diversos aplicativos com criptografia de ponta a ponta, como Signal, Dust, Threema, Cyphr, Silence, entre outros. Enquanto isso, os 120 milhões de usuários brasileiros do WhatsApp — ou dois terços da população — sairiam prejudicados.

As propostas do CNJ são focadas em combater milícias e outras organizações criminosas. Isso inclui criar varas especializadas para julgar crimes; transferir bens obtidos pelo crime organizado para o Estado; isolar presos suspeitos de envolvimento em quadrilha; e ampliar o prazo máximo de cumprimento de pena para 40 anos (em vez de 30) em casos graves.

A ideia também é desafogar as cadeias e a justiça criminal. Por isso, o CNJ sugere que crimes sem violência nem grave ameaça deveriam ser punidos com prestação de serviços à comunidade, em vez de prisão. Além disso, o órgão pede que o Fundo Nacional de Segurança Pública receba 25% do que é arrecadado pelo Sistema S (Sesc, Sesi, Senai).

Com informações: Poder 360.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bráulio Pinto de Carvalho
Pra você, a terra é plana então.
Bráulio Pinto de Carvalho
Não entendi o que o Sistema S tem a ver com a paçoca.
Tiago Freitas
"Um grupo de trabalho com juízes, secretários e conselheiros do CNJ propôs uma lista com 11 medidas..."E nenhum criptógrafo pra explicar para esses "gênios" o conceito e o que é criptografia end to end???As vezes eu penso que esses caras ainda vivem na idade média.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
criminosos procuram alternativas >>> polícia identifica >>> judiciário exige dados >>> alternativa bate o pé >>> judiciário exige block >>> repeat adnauseum.
@Juliano84ro
Ha outros motivos ocultos para quererem banir o WhatsApp do Brasil e não tem nada haver com criminosos que utilizam o aplicativo. Primeiro é o interesse das operadoras de telefonia que perderam o monopólio sobre trafego de mensagens instantâneas, afinal para que gastar absurdos com a compra de pacotes de torpedos e SMS se tem o whatsapp de graça. E o segundo e principal motivo é que com o surgimento desses aplicativos e das redes sociais, o Estado começou a perder o poder de manipulação da opinião pública pois povo ganhou voz e poder de se organizar mais facilmente contra o Estado, como por exemplo as passeatas pedindo o impeachment da Dilma, a greve dos caminhoneiros ano passado, a eleição do Bolsonaro feita quase que 100% nas redes sociais. Esse negócio de censurar meios de comunicação usados pelos cidadãos é uma tática esquerdista praticada em todos os países socialistas/comunistas como na Venezuela por exemplo, e aqui no Brasil estava no plano de governo do PT caso Hadade ganha-se as eleições. É bom o povo abrir o olho quanto a isso, pois se começarem a inventar pretextos para banir esses canais de comunicação, é porque querem pavimentar a volta da esquerda ao poder, e dessa vez será difícil o povo conseguir se organizar com facilidade contra futuros desmandos praticados por governantes.
Cristina Nascimento
Tentando entender o pq de alguém colocar um apelido desse em si mesmo.. Hehe!Mto obrigada pelo esclarecimento.
doorspaulo
Está escrito "baka", que significa idiota em japonês.
Cristina Nascimento
Tu entende este idioma no nick dele?
Vitor Hugo
você continua passando pano. e chiar sobre hipocrisia do outro logo depois de relativizar nepotismo vindo de um governo que jurou de pé junto ser contra corrupção e que só ia fazer nomeações técnicas é foda.
Alberto Prado
"o pai dele virou vice há 11 dias." Pra bom entendedor, meia palavra basta.Cara, se vc acha que to passando pano, blz. Mas isso é bem irônico vindo logo de você que já vi defender um viés ideológico que fechou os olhos pra uma caralhada de coisa errada que acontece a tanto tempo. O mínimo que você deveria fazer é fica calado quanto qualquer coisa a meu respeito.
Vitor Hugo
o pai dele virou vice há 11 dias.sobre o resto: se você prefere fingir que não tem nada de nepotismo aí, parabéns, é um ótimo passador de pano. uma pena o dinheiro não ser só seu.
Alberto Prado
Na real o pai dele 'virou vice' já faz 2 meses. Acho que se fosse não chama atenção teria que ter feito isso antes ou só daqui uns 6 meses.No Twiiter eu vi uma pessoa que ocupou o cargo dele há +/- 5 atrás. E ele dizia que acima do cargo dele ninguém mais é promovido por mais competente que seja. Dali em diante depende da pessoa ter um networking E ser capacitada para que peixes maiores lhe indiquem para a nomeação. Ele explicou toda a hierarquia em detalhes, oq na minha visão deu credibilidade a fala dele.Esse tipo de coisa acontece até no setor privado.E no mais, ainda que fosse algo por indicação, oq não parece ser já que ele era o próximo a ser avaliado de qualquer forma, o cara tem bagagem, tem currículo. Quem dera se todas as indicações no Brasil fossem iguais a essa.
Alex Edelweiss
Então, o TSE solicitou as mensagens de spam eleitoral, mas até agora ninguém entregou nada...
Sid
Pode ser, mas por tabela protegeram os bandidos de facções, os bandidos políticos, corruptos, e todo o tipo de mau caráter. É minha opinião, mas quem não deve não teme, por isso, eu não ligo de ter minhas conversas não criptografadas. Porém, o ideal é que elas sejam somente expostas em casos judiciais.
Sid
A minha intenção aqui não é ofender ninguém, mas discutir ideias. Por isso, gostaria que você me dissesse por que estou viajando, já que a explicação que dei é muito plausível e de fácil implantação.
Sid
Eles começaram a usar criptografia depois que o Presidente do facebook Brasil foi preso. Isso é só uma desculpa para não quebrar o sigilo mediante ordem judicial. Bastava deixar o aplicativo sem criptografia. É simples.
Airon de Souza (Nash)
O sms não está incluso porque já obedece às regras de monitoramento.
Airon de Souza (Nash)
O SMS já obecede a regras de monitoramento, permitindo "grampo", quebra de sigilo, etc.
Lucas Dias
Nada, na roça tinha muito acidente de carroça!
DanielBastos
Eu entendi exatamente isso. O que quiz dizer é que o termo pode ser impessoal, mas o importante é a intenção.É o mesmo principio de usar preconceito com termos politicmente corretos.A intenção é fazer pressao nos mais populares com a teoricamente nobre intenção de prender os caras maus.E pq eu digo que é uma lei direcionada?Pq eu, como desenvolvedor, mesmo nao tendo criado nada neste sentido, suponho que consiga fazer um cliente basico cruptografado em algumas semanas.E ai meu caro, ninguem vai incomodar por eu ser pequeno.Agora vc pega essa ideia e ve uns 10k de clientes do telegram.E se tudo der errado, os aplicativos saem das appstores e playsrores do brasil, "cumprindo" a lei enquanto vc instala por fora delas.Essa meu caro, é uma luta perdida pro governo. Mas vai começar uma caça as bruxas pra quem quer só passar o bom dia no grupo da familia.
Corvo
"qualquer pedido da Justiça precisa ser encaminhado aos EUA, exigindo uma burocracia adicional."Que ironia a justiça do Brasil reclamar da especialidade da casa...
Rod
De um lado, temos o fator quebra de privacidade (apesar que, só se teria acesso às msgs via pedido judicial, mas enfim...), e de outro, a PF/PC conseguindo desvendar e desarticular ações criminosas e obtendo provas para tirar gente de circulação.O que pesa mais?
Luizão
não é perfeito, mas é o que tem pra hoje, risco de acesso não autorizado sempre vai existir, mas não é desculpa para não fornecer ferramentas pra justiça fazer seu trabalho.
Sid
Não vejo por aí, mas como disse, não tenho a solução. Só sei que como está não pode ficar.
Arthur
O que quis dizer com “pessoal” é nominando um aplicativo específico. Como foi dito no começo do texto, “aplicativos como WhatsApp e Telegram”, começou certo, e terminou dizendo que os outros estarias livres, não é bem assim, a mesma regra que bloqueia um, poderia bloquear todos os outros
DanielBastos
Acho que com 1 ou 2 semanas da pra fazer um comunicador básico com criptografia de ponta a ponta.Ai a pergunta que não quer calar:Eles vão criar em uma semana ou duas?
DanielBastos
E eu achando que tava vendo coisas quando via algumas pessoas começarem a defender modelos mais anárquicos por estar de saco cheio das cagadas dos governos.
DanielBastos
Parece propostas pra gerar um desincentivo do crime.Pelo que li, a proposta não tem nada demais e poderia vir de qualquer governo. Tem alguma coisa estranha nelas ou vc ta só criticando o termo ruim escolhido?
DanielBastos
Não é. Mas duvido que o autor da proposta saiba.O que surpreende é o SMS não estar nas possibilidades de bloqueio.
raphael_silva
O único negócio é, operadora eles abrem uma requisição para entrega dos dados (através de juiz) e voilá, eles entregam tudo seu (Que o juiz solicitou).O whatsapp apenas te entrega o que eles tem (você até pode baixar os seus dados).
DanielBastos
Ai ser criado o PoliticoMessager/BandidoMessager fora das lojas de aplicativos enquanto a população usa o que ta nas stores e é monitorado.
DanielBastos
O texto da lei sendo pessoal ou impessoal nao muda a intenção.
Filipe Fleming
Governo é lixo
Filipe Fleming
Prefiro acabar com o governo e deixar o whatsapp de boa.
Michael Loeps™
Ok, e você garante que backdoors "para o sistema de justiça" serão usados só e somente por eles correto? Não existira abuso, não existira uso não autorizado. O sistema judiciário é perfeito.
mc
Só proibiria se não fornece a conversa de um traficante,politico...Claro que pode usar outros meios,porém hoje ainda vários comente crime e utilizam ligação.No caso do whats,poderia trocar proibição por multa no facebook.
mc
Não é evitar crimes,e acha os responsáveis e parceiros dos crimes,para evitar que fique soltos.
mc
As ligações pode se grampeada,mesmo assim os bandidos usam(inclusive políticos,teoricamente mais esperto),pois acham que não vão pegar.Particularmente as empresas devem fornecer meios para o sistema de justiça conseguir interceptar as comunicações.
Sid
Vejo que o pessoal se revolta quando querem mexer nos aplicativos que usam, mas temos que pensar que o WhatsApp virou uma ferramenta super segura para a troca de mensagens entre criminosos, e não estou falando só dos que assaltam, mas daqueles que estão na política. Antes eles eram pegos pelo grampo telefônico, mas isso deixou de ser uma arma da PF. Algo realmente tem que ser feito, não sei se esse é o caminho, mas não há como achar que é bom deixar uma ferramenta dessas nas mãos desse povo. Na minha opinião, Facebook, WhatsApp, Telegram e seja que empresa for, tem obrigação de liberar os dados para a justiça quando essa solicita. Não fazer isso é ser conivente com o crime, e o Brasil chegou em um ponto insustentável. Algo tem que ser feito sim.Caso o WhatsApp seja banido, o que eu duvido, com certeza surgirão outros aplicativos semelhantes que liberarão dados para a justiça. Ninguém vai ser bobo de perder esse filão.
Mario Bros
Olha o cara. Falou de censura e acabou de censurar a galera. Tipico de esquerdista.
Vitor Hugo
ele tava lá há 18 anos.so na semana que o pai dele vira vice-presidente ele consegue uma promoção? tema logo de errado aí.e nem prmoprom foi kkkkkk ele foi nomeado mesmo, nao dá pra fingir que isso nao tá errado.
johndoe1981
Bom é aqui no Ceará, que sofre com o desgoverno do PT há 4 anos, já rolou denúncias de presos que tinha TV na cela e até esposa dormindo com o detento na cela lol.
Jefferson Rodrigues
Verdade!!
Jefferson Rodrigues
Quem é a da area da justiça sabe muito bem que e impossível acabar com o crime. O que existe são medidas para baixa-lo ao menir indice de violencia possivel.
Jefferson Rodrigues
Se a justiça solicitar a operadora qualquer SMS enviado ou qualquer telefonema, a operadora libera. Seu comentário nao faz sentido.
Jefferson Rodrigues
Dou todo o apoio a esse projeto. Segurança demais também pode prejudicar.
tuneman
sim, por isso deixei bem claro que, mesmo se não tiver nada de corrupção, ainda não era exatamente o momento para um 'escândalo' desses.
André Dias
Puts, que saco isso.O povo é manada de manobra (nem massa é).Isso que eles querem!Sejam POVO BRASILEIRO e não se deixem manipular por uma Classe Política mesquinha!Eles jogam o "Certo e Errado", o "bem e o mal", a "direita e a esquerda" e enquanto todos aqui ficam discutindo o indiscutível eles continuam mandando e desmandando.Dá para deixar por um momento de pensar como "direita ou esquerda" e pensar como brasileiro, cidadão, consumidor?Eles tiram sua privacidade, roubam diariamente com retorno nenhum de impostos pagos, apenas a fortuna de alguns aumentando. Um carro que com 10-12% de imposto custaria 50k custa 110k. Se falar em celular então, nem se fala!Enquanto isso: "Ahh é o vermelho! Ahhh é o Azul, Ahhh é o PT, Ahhh é o Bolsonaro"Po! Os caras querem controlar o que você fala sob pretexto judicial!Privar seu direito de se defender e ficar calado, independente se você é culpado ou não... Isso não importa mais, se decidirem você será investigado e se interpretarem o que quiser você será condenado.Independente de Esquerda ou Direita, eu quero ter meu direito a privacidade preservado!Que o Governo e seus técnicos criem metologias inovadoras para investigação, e não vão pelo lado mais fácil que é retirar o direito a privacidade.
Alberto Prado
Acho que foi um momento inoportuno. Mas olhando pelo outro lado, o cara tem 18 anos de carreira. Estava no mais alto cargo de perfil técnico que ele poderia alcançar. Era ele que tava na fila. O que poderia ser feito? Esperar 4 anos para ele ser promovido. A instituição não ia esperar e por consequência fode a carreira do cara. Complicado. Eu no lugar dele teria aceitado.
Tiago Faustino
Não ousem mexer no Telegram!
Sinistro Filmar Mentes (STF)
E olha que na campanha, Cair Imbessias Boçalnato, foi um dos maiores beneficiados pelas falsas notícias via "ZAP"...se vier a tal da "LavaZap"...
EDER BATERA
Muita frescura.Facebook já liberou até o número da sua cueca na rede.Preso com celular dentro da cadeia,Mais o problema é o Whatsapp !
johndoe1981
Mas não cabe ao Estado decidir isso, e sim ao consumidor. Isso cria um precedente perigoso, é meio caminho para a censura.
johndoe1981
Juizes leigos semideuses, só o que tem no BR.
John Smith
Exato.
johndoe1981
Acho, só acho, que ele acusou o golpe!
johndoe1981
Falou bobagem agora. O coordenador da proposta, o Ministro do STF Alexande de Moraes, foi indicado no governo Temer, e vários outros, como o atual presidente Toffoli, pela Dilma.
johndoe1981
Boa! Até hoje tem pato que acredita na eficácia do estatuto kkkk
johndoe1981
Justiça podia aproveitar e proibir também venda de facas, tesouras e qualquer ferramenta cortante, afinal elas podem ser usadas para matar outras pessoas.
johndoe1981
Acho que esses membros da Justiça vivem numa realidade paralela, regada a supersalários, hipocrisia e desconhecimento técnico sobre aquilo que julgam. Querem tapar o sol com a peneira e de quebra aumentar a impunidade. País em que um juiz ou procurador ganha absurdamente mais que médico, engenheiro ou um cientista, profissões que efetivamente contribuem para o progresso de uma nação, não vai pra frente nunca.
Ricardo - Vaz Lobo
Pode monitorar à vontade. O que falo nos telezapis da vida é mesmo que no ônibus, no barbeiro e no batizado.
ochateador
Com uma criptografia bem ruim. Uns 7 bits pelo que vi nas configurações do android.
ochateador
SE tem brecha, alguém irá fazer mau uso dela.Isso é o básico. Esqueça a parte de "mecanisno jurídicos bem definidos"...Então ou não tem brecha e protege a todos (inclusive quem não deveria ser protegido), ou tem brecha e ferra com o sujeito que não faz nada de errado.
Keaton
balela que tu diz é a politica brasileira, né? (independente de quem)
Keaton
De uma forma bem mais simples, é.Mas na verdade é que essas pessoas não fazem a menor idéia de como funciona o mundo real... onde alternativas e alternativas existem...
Keaton
Brasil, onde foder toda a população por uma minoria é aceitável pelos que teóricamente nos representam... what.Isso seria o mesmo que punir a população toda por erro de alguns... coisa que não era proibido/condenavel pela convenção de genebra? :IEm uma noticia não relacionada no Tecnoblog futuro: Melhores alternativas ao Telegram e Whatsapp.
doorspaulo
Tá fazendo jus ao nick.
Arthur
Na verdade a lei seria abrangente né, não bloquearia só esses dois, o bloqueio seria pra todos os aplicativos que não respeitassem a lei, seria inconstitucional fazer uma lei dizendo: "o whatsapp deve ser bloqueado se nao fizer tais coisas", é impessoal, e isso não pode existir. Da mesma forma que a regulamentação dos aplicativos de carona dizem respeitos a todos, não só ao Uber, uma legislação no campos das mensagens seguiria o mesmo caminho.
Gabriel P B
Felizmente o whatsapp se protegeu disso. O wpp não tem acesso as mensagens.
Paul
Parece que ainda mantêm o bloqueio, mas acho que é parcialmente.
SKY
Não sei que fim deu isso... na época as tentativas de derrubar o serviço estavam interferindo em outros.
Paul
Mas o Telegram ainda tá bloqueado por lá, não?
SKY
Vai lá, Brasil... tenta bloquear o Telegram igual a mãe Russia tentou por várias vezes e só conseguiu derrubar a internet do país menos o Telegram... kkkkk
Paul
Poder até pode, a China tá aí pra mostrar o exemplo de como ter uma internet livre. Lá é mais tipo uma ''intranet''.Mas aqui? Há!
John Smith
E tem gente que ainda acredita veementemente nessas balelas.
Henrique Queirós
chama no zapt zupt
Gertrudes, a Lhama
Minha única vontade é que mude pra um nome que não dê pra "abreviar" pra "Zapzap"
Gertrudes, a Lhama
O crime mais organizado que querem combater não é burro, não precisa nem usar outro app.Tem que ser muito atrasado tecnologicamente pro governo realmente acreditar que pode controlar alguma parte da internet, ainda mais relacionado a um serviço de outro país. Vide o bloqueio do Telegram na Rússia. Quem realmente quer se esconder consegue inclusive seguir utilizando o mesmo app através de VPNs, o único prejudicado é o público geral que não tem conhecimento suficiente para tal, e que simplesmente migra pra outro app.
Bruno Santos
o "Homi" ficou doido, é block em tudo kkkkkk
Paul
Tenso. Kkkkkk
Bruno Santos
Nesse caso aqui é nítida falta de argumentos pq o maluco ficou doido dando block em tudo o que vê kkkkkkk
Lucas
proíbam veículos, número de acidentes no transitocairiam pra 0
Paul
Ah, não é não. O presidente tava numa rodada de blocks dia desses aí no Twitter. Os dois lados às vezes não aguentam argumentos.¯\_(ツ)_/¯
Diego F. Duarte
mais um block. Hj vai ser dia de limpar o disqus...
Diego F. Duarte
tenho nervoso disso lol.E o pior e: Eu nao citei nenhum nome e nao citei partido. Qm ta neurando é o kra lol.Ou seja, nem preciso mencionar nada pelo visto.
Diego F. Duarte
mais um block
Bruno Santos
kkkkkkkk foi refutado lindamente e a resposta é um block! típico de esquerdista quando acabam os argumentos!
Krosna Terrestre
Chora mais que ta pouco, Dias Toffoli de "gente do governo novo" não tem nada.
rodolfo gutman
Block porque não tem argumento e tudo pode ser "refutado" citando o PT
Krosna Terrestre
Oia um hater do Bolsonaro foi refutado e resposta dele é dar block (mas quis criticar a censura ali em cima).
Gaba
Ah claro, a resposta é um block ;)
Diego F. Duarte
Ngm ta falano de PT amigo. Bom, toma um block ae
Gaba
Você sabe a diferença entre poder executivo e judiciário né? Você sabe também que quem "controla" (indicação do alto escalão) a CNJ é o STF né? Sabe também que o presidente no momento é... veja só: Dias Toffoli, incrivelmente indicado por, veja só... o PT :)Se você sabe tudo isso, então sabe que essa trapalhada ai não tem nada a ver com o governo eleito.
ばか
Vocês que elegem quem está lá, não?Aí já é outro assunto.
ばか
Aí depende da população ficar de olho e cobrar que o texto da lei seja claro e compreensível.Algo que eu acho bom por exemplo, seria obrigar que as empresas informem ao cidadão quando ele foi monitorado e o que de suas conversas foi lido, isso depois que a investigação for encerrada claro, por si só ao meu ver traria muito mais segurança.Não tem solução fácil pra isso.
tuneman
Exatamente. Por menor que seja essa brecha hoje, no futuro pode causar um grande problema. Bast ver quanta coisa foi feita pelo bem do povo, pela segurança nacional, pela moral e bons costumes....
grande_dino_2
Poiis é.Você abre um precendete e daí lascou.
grande_dino_2
Então, a proposta é pra banir o Whatsapp e Telegram se eles não criarem mecanismos para ler as mensagens.Não tem porque banir SMS porque eles estão lá para serem lidos por qualquer zé mané que saiba ler.Ou eu entendi errado?
Diego F. Duarte
Do seu cel até a operadora é. A partir de lá nao...Vc ficaria assustado com a quantidade de info que a propria operadora tem sobre vc e seu aparelho. Provavelmente até mais q o Google pega com os Androids.
grande_dino_2
Mas SMS é encriptado?
Exibir mais comentários