Início » Demais assuntos » 5 livros parecidos com Black Mirror: Bandersnatch

5 livros parecidos com Black Mirror: Bandersnatch

Livros interativos já existem faz tempo e, assim como Bandersnatch, podem ter diferentes finais

Por
09/01/2019 às 14h30

Black Mirror: Bandersnatch despertou a curiosidade de algumas pessoas em relação aos livros-jogos. Na história interativa do episódio, Bandersnatch é um livro lido de acordo com as decisões que tomar, cada uma delas te levando para páginas diferentes, com consequências distintas. Mas você sabia que esses tipos de narrativas são até bem comuns? Veja alguns livros com a mesma pegada de Bandersnatch.

Bandersnatch Book / Netflix

O que é um livro-jogo?

De forma resumida, um livro-jogo é uma obra de ficção (muitas vezes com temática de aventura e fantasia) que permite ao jogador decidir alguns dos rumos da história, tornando-o parte da narrativa.

O gênero nasceu nos anos 1960 e 1970, mas popularizou-se mesmo na década de 1980. O conceito dessas obras foi inspirado nos clássicos jogos de RPG, tendo como vantagem poder jogar sozinho e não precisando ter um grupo para isso. Alguns desses livros, inclusive, incorporam o sistema de jogar dados para as tomadas de decisões, assim como RPG de mesa.

5 livros parecidos com Bandersnatch

Apesar do auge dos livros-jogos ter sido há mais de 30 anos, eles são jogados até hoje. É possível, inclusive, encontrar alguns desses títulos no Brasil e em português.

1. O Senhor das Sombras

senhor-das-sombras-livro / divulgação

O Senhor das Sombras, escrito por Athos Beuren, coloca o jogador como peça chave para desvendar o desaparecimento de um príncipe. A única informação, até o momento, é que a comitiva da vítima foi atacada por um assassino e apenas ele teria sobrevivido. A obra é o segundo livro-jogo do universo de Tormenta, tem 256 páginas e permite, inclusive, que o jogador monte seu personagem.

2. Viver ou Morrer (Volumes 1 e 2)

viver-ou-morrer-livro / divulgação

Viver ou Morrer, do autor brasileiro Athos Beuren, traz dez obras de fantasia em que o jogador terá que desbravar masmorras, sobreviver a emboscadas e encarar vários monstros. Este pode ser um livro-jogo para os que procuram histórias diferentes, em um mesmo volume. Para jogar, basta ter um lápis, borracha e dois dados de seis lados (2d6). O volume 2 tem 192 páginas.

3. Uivo do Lobisomem

uivo-do-lobisomem-livro / divulgação

Uivo do Lobisomem colocará o jogador numa aventura para manter a própria sanidade, ao cair por acidente em uma terra amaldiçoada. Aos poucos sendo tragado pelas trevas, após o ataque de um lobo, você precisa encontrar uma cura para sua atual condição antes da próxima lua cheia. O livro, escrito por Jonathan Green, tem 352 páginas.

4. Desafio dos Campeões

desafio-dos-campeoes-livro / divulgação

Em Desafio dos Campeões, de Ian Livingstone, o jogador irá encarar um labirinto com armadilhas mortais, projetado pela mente doentia do Barão Sukumvit. Há monstros em cada canto. Mas antes de desafiar a morte num caminho, aparentemente, sem fim você precisará sobreviver aos horrores da arena de Lorde Carnuss, irmão de Sukumvit. Que família! O livro tem 208 páginas.

5. Nave Espacial Traveller

nave-espacial-traveller / divulgação

Nave Espacial Traveller, de Steve Jackson, coloca o destino da tripulação Traveller nas suas mãos. Você é o capitão e precisa encontrar uma forma de voltar a Terra, após ter sua espaçonave sugada para outro universo, cheios de povos alienígenas, através de um buraco negro. O livro tem 192 páginas.