Início » Computador » Windows 10 vai reservar 7 GB para atualizações

Windows 10 vai reservar 7 GB para atualizações

Espaço pode ser maior, se o usuário trabalhar com múltiplos idiomas ou mantiver instalado grande número de recursos extras no Windows

André Fogaça Por

A Microsoft está separando um espaço considerável no armazenamento interno de computadores para receber atualizações. A novidade estará presente no Windows 10 a partir da próxima grande atualização e reservará 7 GB para este recurso.

Espaço em disco é um tema bastante sensível, principalmente para usuários que ainda não adotam a nuvem como parte da biblioteca de músicas, filmes e todas as fotos e vídeos das férias. É um problema mais sério para gamers que querem manter todos os jogos instalados, o que ocupa muito, mas muito de HDs e SSDs.

A Microsoft começará a pegar um pouco deste espaço para reservar tamanho suficiente para qualquer update, para que ele possa ser baixado e armazenado até que a atualização seja instalada. A garantia de espaço pode ser uma solução para aumentar a taxa de adoção de uma versão recente do sistema, já que espaço disponível para o download não será mais um problema.

A reserva de disco será automática e estará disponível nos computadores que instalarem a versão 19H1 do Windows 10, que deve ser distribuída via download, em forma de atualização do Windows, ainda neste semestre.

Mesmo com a decisão de separar o HD ou SSD já tomada, a Microsoft diz estar aberta aos comentários de usuários. Outro ponto importante é que 7 GB é uma conta média e que o espaço pode ser maior se, por exemplo, o usuário baixar mais idiomas do sistema operacional ou utilizar mais recursos do que o usuário padrão.

Você tem 7 GB sobrando, hoje, em disco?

Com informações: Microsoft.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski
Ah legal
Irineu Silva
Entendi, 60 bozos fica mais engraçado.
brunocabral
Na verdade levei 1 minuto e meio. Não é difícil se vc não pensar que é difícil antes mesmo de tentar.
Eliézer José Lonczynski
Sim quem tem a moral (e a paciencia) pode montar qualquer pasta do sistema em qualquer unidade a partir da raiz! É bem massa
Ismael Pereira
KKK putz, coincidência. No centro situação tá melhor. Já tem fibra de 30mb pelo mesmo valor. Mas fora isso é 5mb por 120,00
brunocabral
Veja: https://uploads.disquscdn.c...
brunocabral
A maioria dos notebooks modernos tem duas entradas, 240 GB de SSD WD e 1 TB de HD WD estão a preço de banana, juntos não chegam a 600 R$ são 60 Bolsonaros em 10x s/ juros.
brunocabral
O que eu amo no Linux (fique tranquilo, não quero convence-lo de nada) é que isso seria facilmente resolvido dividindo o sistema entre SSD e HD: https://www.youtube.com/wat...
brunocabral
@phsodre https://uploads.disquscdn.c...
brunocabral
Na verdade, vc fez uma jogada inteligente, mas deixe-me dizer algo, talvez seja melhor vc ter 2 SSDs baratos ao invés de um caro e instalar o S.O em um deles. Já o HD pode ficar pra músicas, jogos leves e documentos. Desse jeito aqui:https://www.youtube.com/wat...
brunocabral
Tá explicado, é a minha cidade 10 anos atrás.
Michael Sidney
Acho que você perdeu o foco do assunto John, que é a reserva desnecessária de 7gb do HD para essas atualizações. Mas tudo bem, cada um com seu ponto de vista.
Ismael Pereira
Moro em Iporá, cidade a 220 km da capital e tem 40 mil habitantes
Elton Silva
O fato de existirem tecnologias melhores não implica que está em si não vá funcionar, este é o ponto. Se a MS não quer usar o tipo de tecnologia que vc citou, paciência, mas não implica q não há vantagens na que eles utilizam.
brunocabral
Não, não traz. Não custa nada segmentar as instalações, isso já é feito por exemplo no Linux os pacotes debs são... pacotes, isto é, cada um tem um aplicativo ou biblioteca, tornando a atualização mais rápida. Há ainda os projetos deltadeb e deltarpm, transformando as atualizações em verdadeiros patches que apenas adicionam a diferença nos dados.
John Smith
Deixa baixando de madrugada.
ribeiro
imagina de 120gb
Elton Silva
No seu ponto de vista pode N trazer nenhum benefício, mas é uma ferramenta a mais, que, como falei antes, pode ser desativada. Muita gente mete o pau no Windows.old simplesmente pq ainda prefere formatar o PC do q usar a ferramenta novas de instalação limpa.
brunocabral
Só que isso não traz nenhum benefício.
Rodrigo Gomes
Problema grande para quem tem tablet/híbrido com Windows 10. Eu, no caso, tenho um Asus Transformer T100 que tem 32GB de armazenamento no Tablet (e mais 500 GB no teclado, mas aqui não é para sistema e obviamente isso não é acessível quando no uso como Tablet), então vcs podem imaginar que é claro que 7 GB fazem uma baita diferença.
John Smith
Cada um se vira como pode. Quando eu tinha internet lenta, deixava o PC ligado várias madrugadas para baixar o que eu queria.É mimimi demais pra certas coisas. Ademais, pelo que comentaram será possível desativar essa função.
Elton Silva
Reclamar disso é o mesmo que reclamar de opções adicionais pra melhorar a performance de uma placa de vídeo: se seu PC N suporta, vc vai e desativa. Pelo q vi não vai ser obrigatório
Leonardo Oliveira
Nada de mais para usuário, até os Mac da Apple reservam uma área no disco para manter a instalação e manutenção do OS.Só vai pertubar usuários que não sabem organizar o seu arquivos. Mas ai 7Gb não é nada, a pessoa pode ter um SSD de 120Gb ou de 500Gb que vai estar sempre lotado (desnecessariamente).
Michael Sidney
Enquanto baixa o "outro" não joga o "um" pois geralmente online é dose com internet lenta. Desnecessária essa alocação de espaço.
Cristina Nascimento
É, eu procurei me informar, achei q dava problema. Bom saber q é possível usar o ssd e particionar pra por sistema e arquivos.
brunocabral
Usar todo SSD pro sistema e o HD pros arquivos é justamente o que faço no meu notebook.
phsodre
Meu SSD é que sofre. Para manter o melhor desempenho possível deixo instalados os programas de edição nele e os jogos no HD, já que não jogo tanto. SSD barato ainda nem é uma realidade, senão eu já teria trocado a tempos!
MicCaptchA
Aqui eu pago 99,90 em 40MB de fibra.
Cristina Nascimento
No pc poderei usar o ssd todo pro sistema e deixar o HD pros arquivos. O note não tem como, não tem drive de cd. Vou morrer numa grana pra comprar um de 1Tb ou de 960gb no minimo..
Eliézer José Lonczynski
07 gigas em um ssd de 240 é muita coisa, muita grana
brunocabral
Entendi, é como minha cidade 9 anos atrás.
Breno Ribeiro
O sistema de atualizações forçadas do Windows me faz querer migrar pro Linux.
mc
Tem cidade do interior que só tem via radio,os cara cobra 150 reais por 1mb.Eu estou pagando 99 reais por 120mb
Paul
O LTSB é uma versão Enterprise capada, destinada única e exclusivamente àquelas máquinas burras(sempre existiu uma versão do Windows para esses equipamentos). Claro que vc deve saber disso.
Irineu Silva
É um problema mais para quem usa SSD, porque em um HD quase não faz diferença.
brunocabral
Esse interior é o quê? Tipo a minha cidade 16 anos atrás? Se for, ai lascou-se!
Ismael Pereira
Vai pro interior pra ver. Pago a melhor na minha região, 120,00 por 5mb
Nathan Finazzi
O meu bluetooth parou de funcionar nesse mesmo período. Sabia que tinha dedo da M$ nisso.
Nathan Finazzi
Mas LTSB e Enterprise não é a mesma coisa.
Claudio Tavares
Entendi. Vou dar uma pesquisada antes de fazer a migração. Obrigado.
brunocabral
Ubuntu (KDE) aqui, ocupando pouco mais de 10 GB (tenho instalado Steam, Firefox, Chrome, Kernel novo + o antigo por segurança, Wine, e outros 1 GB de Apps)
brunocabral
Bom, não sei como é no Windows atualmente, mas no Ubuntu, só precisei copiar e colar a partição no Gparted do meu SSD comum pro NVME e foi (no caso do Ubuntu, pra funcionar tive que apagar a original mas no seu acho que não precisa)
brunocabral
Pessoalmente não gosto do Windows, mas se tivesse que voltar pro Windows por algum motivo, seria pro 7, não pro 10 e seria provisório até achar outra distribuição (esse tipo de coisa já aconteceu durante a morte do Kurumin).
brunocabral
Cara, 7 GB é muita coisa até pra mim que tenho 3 discos no meu notebook e uso um S.O que consome 1/3 do espaço do Windows.
Claudio Tavares
Mas, para clonar o Windows com o sistema para o SSD, não é melhor usar o SSD no caddy e só depois trocar de lugar com o HD?
brunocabral
kkkkkkkkkkk Espero que tenha um HD de 1 TB pra essas coisas ai.
brunocabral
É a combinação perfeita, no meu antigo Note (que ainda é meu) tem dois SSDs e um HD, comprei um novo com duas portas M.2, troquei o WD 240 GB dele por um Samy EVO 860 e coloquei um EVO 970 NVME, na porta vazia do HD coloquei meu HD antigo de 1 TB.
brunocabral
Ou faça isso no seu notebook (Aproveite que SSD Kingston tá barato): https://uploads.disquscdn.c...
brunocabral
Coloca o SSD na porta SATA, nunca no CADDY. Já o HD pode ir pro caddy tranquilamente.
brunocabral
Nessa hora ter mais de um SSD e um HD faz toda a diferença. https://uploads.disquscdn.c...
brunocabral
Fiquei com dó de vc, tenta arrumar um de capacidade maior, mesmo que tenha menor velocidade, ou veja se seu notebook/desktop tem uma porta M.2 ou Msata, vai por mim, a combinação de HD + SSD é perfeita. https://uploads.disquscdn.c...
brunocabral
Então, fiquei OBSECADO por SSDs, tenho 2 um de [email protected] da tia Samy (EVO 970) e um de [email protected] também da tia Samy (EVO 860), além de um HD de [email protected] de notebook. Como mídia externa tenho um HD de 2 TB e outro SSD ([email protected]) de 2.5 pol.
leoleonardo85
Aqui eu tenho um SSD de 120GB e um HD de 2TB, vivo bem assim.
brunocabral
A maioria dos notebooks um pouco mais caros tem pelo menos uma porta Msata ou M.2, então é tranquilo, vc pode comprar um SSD por 180 até 350 R$
brunocabral
Nada como uns 20 GB de atualização pra ter "adrenalina". kkkkkkkkkkkkBrincadeiras a parte, no Linux tem uns projetos bem interessantes pra tentar mitigaresse tipo de coisa, chamam-se "deltadeb" e "deltarpm". Eu meio que acho desnecessário, são só 60/100 MB de atualizações por semana, não é muita coisa. Ainda mais que hoje em dia, uma conexão de no mmínimo 10 Mbps é super barata. Eu mesmo pago 79 numa de 30 Mbps.
Claudio Tavares
Acabei de comprar um SSD de 240GB e um adaptador caddy. Obrigado.
Lord Cheetos
O "100% de uso de disco" é leitura e escrita e não a capacidade, se trocar por um SSD (mesmo de menor capacidade) o uso diminui bastante, porque os SSDs tem maiores taxas de leitura, escrita e leitura aleatória que um HD comum.
USER
Reserva 7 GB no OneDrive pra mim me atualizar também...o que acham?
PedroLobao
Quando se tem um SSD e um HD na mesma máquina não tem porque se preocupar
Keaton
Poxa Microsoft.... Eu acabei de comprar esse SSD de 240GB e você já quer roubar 7GB? D:
Cristina Nascimento
Por isso q kero comprar um de 240gb só pro sistema. Queria de 200 mas parece q não existe..
Cristina Nascimento
Você tem 7 GB sobrando, hoje, em disco? Tenho mto mais q isso sim, tenho sim sinhô..
João Rodrigues Rabelo
Por mim de boas. Tenho um SSD de 250gb pro Windows e um HD de 1tb pro resto. Não uso nem 50% disso, portanto tá de buenos.
Paul
Na vdd não, a minha versão Pro é tão bem configurada q parece(parece, não igual) um LTSB, esse já está defasado no q se refere à recursos e tal.A melhor versão de todas: Enterprise. Ali sim, vc tem TOTAL controle do SO. Isso é, só se vc for um paranóico com privacidade.
Leonardo Spricigo
Não se for multiplayer
tuneman
Você usa SSD?
tuneman
O jeito é ir de win10 LTSB
João Almeida
se tiver opção de desabilitar, de boas :)
brunocabral
Então, eu uso Ubuntu, os pacotes de atualização + o sistema ocupam juntos pouco mais de 10 GB, com isso, quase todos os meus 1,75 TB são ocupados por outras coisas, como jogos e animes.
Crock, o Dillo
Enquanto isso MS tá hjá 1 mês tentando atualizar meu Win10 e não consegue baixar atualização pq meu SSD só tem 4gb livres. huehuehue
Alexandre Roberto
às portas do ano novo após uma atualização forçada pelo win10 meu wifi morreu....a razao..o win10 reconhece minha placa de rede RT3290 como RT3290LE e não adianta remover e instalar o driver correto...ele insiste em utilizar o "melhor drive do windows" que e para RT3290LE (modelo koreano)...A solução foi formatar e voltar ao win 8 original....Vou ficar com ele até sabe-se la quando...Como efeito colateral, to usando mais esse note bootando com pendrive com uma versao do ubuntu do que com o win8 propriamente ditoNo escritório tenho 15gb livres (win8 tambem), uma vez que uso um ssd de 120gb....abrir mão de 7Gb por imposição da MS...sem chances...Mesmo que eu possa desabilitar essa opção....eu terei que ter "perdido" 7gb para somente então desativar e recuperar...A MS esta realmente se esforçando em fazer o pessoal abrir mão do win10 dando mais razões do que "apenas ter birra do SO"
John Smith
Enquanto joga um jogo, baixa o outro, hehe.
Lord Cheetos
E quem tem conexão de 2, 4 e 8 Mb?
Marco Queiroz
Isso depende muito de qual partição ela pretende alocar espaço. Se for da partição do sistema, isso pesa para quem usa SSD de baixa capacidade. Agora, se puder escolher a partição, não seria má ideia deixar HD para isso.
Paul
Praticamente tudo: Placas de vídeo, processadores(RYZENs e Intel). Tecnologias de vídeo(resolução, codecs e tals), portas(USB-C/Thunderbolt 3).Eu tbm gosto e mantenho o Windows 7 em outra máquina, é um SO totalmente robusto AINDA hje. E as Devs aindam o suportam fortemente, mas não dá pra ficar nessa pra sempre(como muitos aí), se não estaríamos no XP até hje.PS: Eu gosto do W7 por conta do design, pois é de longe o Windows mais consistente de todos nesse quesito. Acho o AERO excelente.
johndoe1981
Ah, bom :)
Arthur Reyx
Na verdade é um processo simples e graças a um cara chamado zeffy no GitHub, agora automatizado."How wufuc worksThe tl;dr version is basically:Inside a system file called wuaueng.dll, there are two functions responsible for the CPU check: IsDeviceServiceable and IsCPUSupported.IsDeviceServiceable simply calls IsCPUSupported once, and then saves the result and re-uses it on subsequent calls.I take advantage of this behavior in wufuc by patching the saved result so that it is always TRUE, or supported."E eu acho que vale a pena, uso os dois sistemas em HDDs separados. Gosto do Windows 10 apesar de que acho muitas das trapalhadas da microsoft caso de filme do Leslie Nielsen. Mas também gosto do 7. Nada melhor que você ter como usar algo que você goste mesmo que isso signifique usar um patch não-oficial porém seguro.Agora, o que de tão atual hoje existe que não suporta mais o Windows 7?
Eduardo Braga
Como @disqus_6Au0zQ6zul:disqus disse, tem a opção de desabilitar isso.
Claudio Tavares
O problema do espaço em disco do Windows 10, pelo menos no meu notebook, é o famoso uso do disco em 100% mostrado no Gerenciador de Tarefas, mesmo tendo 400GB de espaço livre. E é inacreditável que a Microsoft não tenha uma solução definitiva para o problema.
Capitão Caverna
A matéria está incompleta.Mas existe sim a opção para desabilitar isso.
Paul
Será que realmente vale a pena fazer essas gambiarras desconhecidas só por birra com o W10? A vdd é essa: Se quiser ter/usar o que há de mais atual HJE, não tem JEITO. Só com o Windows 10 ou Linux.
Franco Luiz
Ruim pra quem tem um SSD apenas pra sistema como eu , pois é espaço perdido
Arthur Reyx
No quesito processador, há um patch chamado wufuc.
Makoto Shimizu
muito pouco espaço, o ideal é que o HD tenha, sempre, ao menos, 15% de partição livre, ou seja, se seu HD tem 128 GB o ideal é que tenha, no mínimo, uns 20 GB livres
Paul
É, só q o Windows 7 tá morto nos processadores e demais tecnologias recentes. Não tem jeito.
Paul
Rapaz, eu achei uma atitude correta por parte deles. Agora a bronca é quem tem aqueles SSD pequenos. E sinceramente? O que é 7GB hje em dia? Nem um jogo dá pra instalar direito.
Andre Kittler
A escolha do usuário é simples: Ou windows 7, ou o 10. Um deles é 100% controlado pela Microsoft que define tudo que é melhor para ti, e se tu não gosta, Ou windows 7, ou....
Rafael Sá Jacques
Ruim pra quem compra notebooks com ssds pequenos, mas para quem tem HDs + SSDs, vai ser tranquilo
Helmut
E tem uma conexão de 200MB =P
johndoe1981
Tudo bem que eu tenho cerca de 12 GB livres na partição C:, mas deveria ser escolha do usuário se ele quer reservar esse espaço pra atualizar para a próxima versão do Windows ou não.
Gertrudes, a Lhama
Meu SO inteiro ocupa metade disso
MicCaptchA
Falou em atualização do Windows já da um gelo na espinha...
leoleonardo85
É um problema mais sério para gamers que querem manter todos os jogos instalados, o que ocupa muito, mas muito de HDs e SSDs.Azar da pessoa, não existe porque manter um monte de jogo instalado se você só joga um ou 2 regularmente.